Nutrição do cafeeiro e seguro do cafezal contra perdas por geadas e granizo: destaques da semana

Lançamento no mercado brasileiro do NutriDuo, uma tecnologia em nutrição de plantas realizado pela ICL América do Sul em 5 de agosto, e seguro desenvolvido pela Fairfax, que cobre perdas por geadas e granizo e indeniza de acordo com o valor de produção, assegurando a safra corrente e safra futura de café, considerando a bienalidade da cafeicultura, foram destacadas pela jornalista Katia Penteado – idealizadora e editora do GestAgro 360° – na coluna deste portal no Café em foco de 6 de agosto de 2021.

O NutriDuo, da ICL, é composto por Selênio associado a outros minerais, tais como Zinco e Magnésio, para aplicação foliar. A tecnologia – indicada para o café – tem poder antiestresse oxidativo e, ao mesmo tempo, promove a biofortificação de grãos e frutos, o que agrega no desempenho das culturas (tolerância a estresses e maior produtividade). Além disso, contribui para a qualidade de vida das pessoas, já que, ao consumirem esses alimentos, elas ingerem os minerais neles disponíveis, transferidos durante a aplicação dos nutrientes.

O desenvolvimento pela Fairfax de um seguro específico para café, que cobre perdas por geadas e granizo e indeniza de acordo com o valor de produção, assegurando a safra corrente e safra futura de café, considerando a bienalidade da cafeicultura, contou com a validação de técnicos e de cafeicultores associados das cooperativas.

A pauta do programa de 6 de agosto inclui a participação de William Araujo, gerente regional da Emater; Bernardo Fabiani, CEO da Terra Magna; Coisas da Roça com Ricardo; a colunista Lilian Trigolo, diretamente de Londres; além do mercado físico do café.

O programa Café em foco, da jornalista Valéria Vilela, é veiculado em 50 rádios, TV, sites, revista e jornais no Sul de Minas.