Fazenda mineira utiliza energia solar para secagem e armazenagem de grãos

A Fazenda Produtiva, localizada em Patos de Minas (MG), produz anualmente 600 mil sacas de milho e soja. O processo de secagem dos grãos deixou de ser um gargalo de custos com energia elétrica devido ao uso de energia solar fotovoltaica. Aos ganhos financeiros, a propriedade agrícola agrega resultados positivos decorrentes do uso de energia limpa, renovável e barata.

O produtor da fazenda, Guilherme Severo, explica que o fator determinante para o investimento nas placas fotovoltaicas foi o alto consumo de energia elétrica durante o processo de secagem dos grãos: “Eu não conhecia a força que a energia solar poderia trazer ao meu negócio. Hoje, consigo aumentar minha produção, agregar valor no momento da venda pela alta qualidade do grão e ainda economizar no processo”.

Gabriel Guimarães, diretor e sócio da SolarVolt Energia, ressalta que o investimento em energia solar ainda traz mais vantagens. Segundo ele, os produtores rurais que buscam gerar sua própria energia limpa, renovável e barata, contam com linhas de créditos e financiamentos “oferecidas por  bancos públicos e privados. E, muitas vezes, é possível pagar a parcela com a própria economia obtida na conta de luz, tornando a aquisição dos sistemas fotovoltaicos mais acessível para o consumidor”.

O sistema das placas fotovoltaicas – explica Guimarães – consiste em uma tecnologia simples, econômica e sustentável. “O retorno do investimento em energia solar no agronegócio gira em torno de 5 anos, considerando que a vida útil de um sistema fotovoltaico é de aproximadamente 25 anos. Logo, o proprietário tem uma rentabilidade do investimento muito mais atrativa para o seu negócio e pode melhorar a qualidade dos grãos” destaca.