Agricultura regenerativa e cooperativismo: essa união marca uma nova era

A agricultura regenerativa, como oportunidade que une inovação e sustentabilidade, vem merecendo a atenção de produtores, cooperativas, empresas da cadeia do agro e de instituições de pesquisa como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa.

Entre os cafeicultores, a Cooxupé se destaca nesse campo e venceu – ao lado da Coopercitrus – a primeira edição do Coopera+ Impulsão, iniciativa que faz parte do programa de relacionamento da Bayer com o sistema cooperativista e contemplou dois eixos temáticos: Inovação e Sustentabilidade. A multinacional de saúde e nutrição apoiará o desenvolvimento de projetos com potencial de gerar impacto positivo para a agricultura e as comunidades ao redor. Para isso, cada um dos dois projetos vencedores contará com aporte de R$ 1,5 milhão para auxílio na implementação, além de consultoria especializada.

O assunto também permeou evento on-line gratuito realizado em 8 de fevereiro, pelo Clube illy do Café, com transmissão pelo Youtube. O objetivo foi promover o intercâmbio de experiências e de ideias em relação à transformação do solo e do cultivo de café pela aplicação das práticas da agricultura regenerativa.

O princípio básico dessa prática agrícola é a proteção de recursos naturais como solo e água, com o objetivo de criar um ambiente sustentável para o cultivo de alimentos. Uma das boas práticas é substituir os produtos químicos pelo uso dos biológicos, compostos por microrganismos como fungos e bactérias capazes de controlar doenças e pragas, além de contribuir com a manutenção do equilíbrio da biodiversidade, melhorando o bem-estar e a saúde do solo, e mitigando os problemas climáticos.

Coopera+ Impulsão

O processo de seleção dos participantes do programa de relacionamento da Bayer envolveu oito cooperativas finalistas – que apresentaram os seus projetos para a avaliação de uma banca de especialistas do mercado – e exigiu a participação de todas elas em um período de imersão no LifeHub, hub de inovação aberta da Bayer.

Na categoria Inovação, foi selecionado o projeto “Sustenta Mais: Agricultura Regenerativa”, criado pela Cooxupé, em parceria com a startup Quanticum e o polo de pesquisas Embrapii na IFSul de Minas, para mapear a saúde do solo em 80 fazendas, totalizando 10 mil hectares de lavouras de café. Por meio de inteligência artificial, a iniciativa gera uma análise que apoia a tomada de decisão do produtor rural, a produtividade e o sequestro de carbono no solo.

Já no eixo temático Sustentabilidade, o projeto vencedor, idealizado pela Coopercitrus, garante a dosagem correta dos defensivos químicos para evitar o manuseio dos produtos e inibir riscos de contaminação humana e do meio ambiente. Batizada de “Calda Inteligente”, essa iniciativa facilitará o controle e a rastreabilidade do que é adicionado ao tanque de pulverização, de acordo com o receituário agronômico da recomendação.

“É preciso um esforço colaborativo para superar os desafios da agricultura e torná-la mais sustentável e produtiva. O propósito do LifeHub é justamente fomentar a inovação aberta, em um espaço dedicado ao ecossistema de cocriação. A parceria das cooperativas nesse processo é sem dúvidas muito importante”, afirma Fernanda Vieira, especialista de inovação do LifeHub SP.

Para Laura Deus, gerente de acesso ao mercado da Bayer Brasil para Cooperativas, a jornada rumo à transformação digital no agronegócio requer colaboração. “Inovar através da cocriação é um caminho inevitável e estamos vendo uma mobilização cada vez maior de cooperativas e empresas em busca de soluções de impacto no setor”, conta.
 

“Para a Bayer, é uma grande satisfação poder apoiar diferentes etapas do processo de viabilização de novas ideias, sempre com o objetivo de tornar a agricultura mais eficiente e sustentável”, afirma Laura Deus, ai reforçar: “O cooperativismo é fundamental para a criação de um ecossistema de inovação no setor e para levar conhecimento aos produtores rurais. Sem dúvidas vemos muito potencial para iniciativas transformadoras.”

Nova fase na agricultura – A proposta do projeto “Sustenta Mais: Agricultura Regenerativa”, da Cooxupé, é transformar a agricultura tropical e ajudar o produtor a alcançar mais eficiência e sustentabilidade com base em soluções ecossistêmicas do solo, que é onde tudo começa, permitindo diagnosticar e regenerar no ultra detalhe. A nova fase do projeto iniciada em 2022 será realizada em 15 fazendas representativas dos mais de 17 mil cooperados dessa cooperativa de cafeicultores.

O diferencial do projeto “Sustenta Mais: Agricultura Regenerativa” é possibilitar a tomada de decisão com base em parâmetros técnico-científicos. “Muito se fala em agricultura regenerativa, pegada de carbono, mas quando temos que orientar o cafeicultor para o melhor manejo a ser utilizado, ainda não tínhamos como fazer isto de modo pragmático. Por meio deste projeto, conseguiu-se aliar algumas tecnologias desenvolvidas para os solos/regiões tropicais, possibilitando o uso mais racional de insumos, bem como estratificar as glebas de maior potencial produtivo e de qualidade final do café. Isto traz benefícios para toda a cadeia produtiva do café brasileiro”, comenta Mário Ferraz de Araújo, gerente do Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé.

Para a Coopercitrus, por sua vez, como explica Marcelo Henrique Bassi, superintendente de Tecnologia Agrícola da cooperativa, o projeto desenvolvido marcará “uma nova era na agricultura, com a acurácia do uso dos agroquímicos como foram concebidos. De um lado temos produtos de ponta com desenvolvimento de moléculas complexas e de outro máquinas evoluídas em tecnologia e gestão de dados. Faltava resolver o gargalo da operação de mistura, que faz o abastecimento desses produtos com as máquinas de forma manual e passível de erros”.

Foto: Bayer