Embrapa 48 anos – Balanço Social 2020 traz ganhos expressivos em ano complexo

Publicação anual da Embrapa que busca quantificar o lucro social da Empresa ao longo do ano, via levantamento do impacto de tecnologias sobre o aumento da produtividade, redução de custos, agregação de valor, expansão da produção, geração de empregos, além de benefícios à sociedade e ao meio ambiente, o Balanço Social da Embrapa chegou em 2020 à 24ª edição e foi lançada em 27 de abril de 2021.

Disponível no site da instituição para leitura e download gratuitos, a edição de 2020 apresenta que, resumidamente, foi gerado lucro social de R$ 61,85 bilhões, computados pela análise dos impactos de uma amostra de 152 tecnologias e aproximadamente 220 cultivares, que representaram 98,2% do lucro social demonstrado em 2020. Para a sociedade brasileira, o  retorno por real aplicado foi de R$ 17,77, levando em conta a relação do lucro social com a Receita Operacional Líquida, indicando que o retorno anual superou em 17 vezes o valor investido na Empresa em 2020.

E mais, em um ano especialmente difícil para todo o planeta em consequência da pandemia causada pela Covid-19, a Empresa criou 41.475 empregos em 2020.

Leia abaixo, o texto de abertura, assinado pela Diretoria-Executiva da Embrapa, intitulado Esperança e propósito em tempos difíceis.

Apesar da crise mundial, os benefícios econômicos da instituição à sociedade brasileira continuaram a ser muito maiores do que os investimentos nela realizados pelo Governo levando-se em conta os impactos das 152 soluções tecnológicas relacionadas neste Balanço Social, somadas às 287 soluções tecnológicas que já estão no campo, com adoção consolidada pelos produtores, embora ainda não avaliadas quanto aos seus impactos econômicos, sociais, ambientais e institucionais. Mais que isso, 2020 foi o ano em que a Embrapa pavimentou novos caminhos e redirecionou sua atuação com o lançamento de seu VII Plano Diretor, reavaliou sua programação de pesquisa com a realização do III Workshop virtual de Gestores de Portfólio e Chefes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e aprimorou o alinhamento de seu processo de inovação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Como se não bastassem esses novos desafios e perspectivas, a Empresa apresentou uma série de outros resultados em 2020. Entre eles, contribuiu com tecnologias sustentáveis para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, por intermédio do Plano ABC, iniciativa internacional com dez anos de existência; criou o SpeciFIT, um equipamento de ressonância magnética nuclear para análise de matérias-primas e produtos alimentícios; adaptou um método de regeneração de butiazais, formação vegetal típica do Sul do país, cujo aproveitamento da madeira, folhas e frutos proporciona o aumento de renda; e promoveu, em conjunto com outras instituições, a produção em larga escala da araucária, espécie florestal praticamente exclusiva do Brasil, cuja madeira é de alta qualidade e suas sementes são de alto valor nutritivo. Além disso, a ausência de espécies forrageiras adaptadas à região Sul do Brasil foi resolvida por meio de uma parceria público-privada envolvendo várias unidades da Embrapa, corresponsáveis pelo lançamento de 13 cultivares de forrageiras nos últimos doze anos.

No âmbito do consumidor, a Embrapa contribuiu para a formulação de uma nova norma sobre rotulagem nutricional de alimentos, tornando suas informações muito mais transparentes. Em se tratando de informações, o aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, também criado pela Empresa, passou a facilitar a consulta a diversos dados gerados pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) e a subsidiar a tomada de decisões quanto ao planejamento e execução de atividades no campo. Aliás, mesmo em época de pandemia, a produção e o consumo de informações produzidas pela Embrapa não diminuíram, pelo contrário. O cancelamento de eventos presenciais em razão do surto de Covid-19 deu grande impulso aos cursos, eventos e conferências on line da Empresa em 2020. Os cursos de Educação a Distância (EAD), por exemplo, registraram 411.055 inscrições no ano passado, um crescimento de 1.411% sobre os 27.197 inscritos em 2019.

Com todos esses resultados e perspectivas de atuação, o ano de 2020 demonstrou que uma grande crise mundial não é suficiente para desmobilizar todo um patrimônio material e intelectual formado ao longo de 48 anos. Mesmo inserida em contexto desfavorável, a Embrapa respondeu à altura dos cenários que a ela foram se apresentando. Esta não foi a primeira vez – e nem será a última – que situações dessa proporção acontecem na história da Empresa. Mas, certamente, ciente de seu papel e de sua inserção entre as melhores organizações públicas do país, a Embrapa jamais se furtará de contribuir com aquilo que tem de melhor: a produção de conhecimentos e tecnologias em benefício da sociedade brasileira.