Embrapa 48 anos – Plano Diretor orienta ações até 2030

Lançado em 4 de novembro de 2020, o VII Plano Diretor da Embrapa é instrumento de gestão estratégica da Embrapa. Ele orienta o direcionamento da Empresa para os próximos anos. O horizonte do documento é 2030 e em sua elaboração foram considerados diagnósticos, consultas e análises dos ambientes interno e externo, enfrentando os desafios atuais e futuros para o desenvolvimento sustentável e competitivo da agricultura brasileira. Trata-se de um guia dinâmico, que estimula o monitoramento e a avaliação permanente para análises críticas, ajustes e atualizações. 

Uma das características do documento foi a grande participação da comunidade externa, pessoas e organizações com visão estratégica da agricultura e da pesquisa agropecuária, cujas contribuições, ao final, se refletem nos objetivos e metas corporativas. O novo PDE foi elaborado com o envolvimento de empregados, parceiros, lideranças do agro, produtores e especialistas. Foram 2.358 contribuições pela internet, 36 entrevistas de consulta e workshops com 101 participantes, além de uma série de discussões internas, envolvendo todos os centros de pesquisa.

Ao final, a Embrapa chegou a nove temas prioritários externos (veja ao final), que incluem objetivos, metas e entregas concretas e um conjunto de metas internas que podem ser consolidadas em uma prioridade de uma gestão mais ágil, eficiente, de qualidade, capaz de dar respostas mais rápidas e eficientes para sociedade.

O resultado foi aprovado pelo Conselho de Administração da Embrapa (Consad), integrado por participantes de diferentes organizações.

Há um foco definido, a Embrapa sabe aonde quer chegar e de que forma vai chegar. Há metas e indicadores a elas associados. Isso permite a estruturação dos planejamentos tático e operacional articulados com a estratégia.

A Embrapa é considerada pioneira na elaboração de documentos estratégicos. Desde sua criação, em 1973, produz documentos de planejamento estratégico a partir de estudos sobre o estado da arte da agricultura e da atuação das instituições de pesquisa. A partir de 1988, a Embrapa passou a adotar um processo sistemático de Planejamento Estratégico (PDE), concretizado nos seus Planos Diretores. Desde então, o PDE foi revisto e atualizado periodicamente, ganhando novas versões em intervalos regulares de tempo.

O VII PDE contém:

  • Definição da missão institucional da Embrapa, a ser assumida por todas as Unidades Descentralizadas e administrativas da Empresa.
  • Orientação sobre o posicionamento da Embrapa no sistema brasileiro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, priorizando ações de pesquisa e o cumprimento da missão.
  • Valores que norteiam a atuação da Empresa.
  • Estratégias de médio e longo prazos da Empresa.
  • Direcionamento para o planejamento tático e operacional e para a programação de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
  • Mapa estratégico mostrando como os objetivos estratégicos se conectam na entrega de valor para a sociedade.

Como variação do VII PDE, o Plano de Negócios 2021 e Estratégia 2021–2030 contém a estratégia a longo prazo para o período de 2021 a 2030, as metas estratégicas de curto (até 2023), médio (até 2025) e longo (até 2030) prazos, além dos resultados estratégicos da Embrapa para 2021.

A estratégia de longo prazo é reflexo dos compromissos assumidos pela Embrapa no VII PDE, que passou a apresentar os seus compromissos no formato de metas, permitindo que as estratégias de longo prazo atendam plenamente os elementos exigidos na elaboração do Plano de Negócios.

Foto e imagem: Embrapa