Homologado plano de recuperação judicial da Terra Forte

Com pedido de recuperação econômica ajuizado em abril de 2019, na Corte de Campinas (SP), na tarde de 3 de dezembro, o Grupo Terra Forte, um dos conglomerados de café do Brasil, conseguiu aprovar o seu plano de recuperação judicial. Os credores concordam com o desconto médio sobre dívidas que somam aproximadamente R$ 1.4 bilhão. Pagamento será em 10 anos, após 2 anos de carência. Os produtores rurais que entregaram os grãos antes de a empresa entrar com o pedido de recuperação judicial receberão 100% dos créditos em 5 anos após o período de carência.

Segundo Alexandre Faro, sócio do FASV Advogados, escritório responsável pela elaboração e aprovação do plano junto aos credores, este caso representa uma das mais bem sucedidas negociações no setor do agronegócio. “Foi uma reestruturação de dívida complexa, com várias frentes de negociação. Todos contribuíram deixando posições litigiosas de lado e buscando a aprovação de um plano que efetivamente permite o soerguimento do Grupo Terra Forte”, diz ele.

O acordo homologado prevê a criação de dois grupos independentes de ativos, possibilitando sinergia com a infraestrutura existente. O principal acionista, João Faria, continuará à frente das fazendas e da trading. A perspectiva de retomada dos volumes de exportação é bastante sólida já em 2021, seja o café do grupo ou de terceiros, tendo em vista que diversos parceiros internacionais e nacionais que apoiaram o grupo nessa fase aguardavam apenas a homologação do plano para o aumento dos negócios, e outros para retomada das operações com o Grupo Terra Forte.

Entre os principais credores estão os bancos Bradesco, Banco do Brasil, Banco Cargill e Rabobank.