NOVIDADE – Teste detecta nível da micotoxina em grãos

O GenesisGroup – especializada em testes, inspeções, análises, certificações e rastreabilidade para a cadeia do agroalimento -, em parceria com a R-Biopharm, da Alemanha, desenvolveu teste para avaliação dos níveis de aflatoxinas em grãos de modo moderno, preciso e rápido. A tecnologia está disponível no mercado brasileiro.

A nova solução do Genesis para o agro brasileiro destaca-se por dupla confiabilidade: é a única do mercado que garante a rastreabilidade da análise, ao detectar a presença de aflatoxinas nas amostras coletadas e que aponta com extrema precisão o nível de infestação dessas micotoxinas no lote, sendo uma excelente ferramenta para rápida tomada de decisão.

Aflatoxinas são micotoxinas produzidas por fungos do gênero Aspergillus. De alta toxicidade, impactam tanto a agroindústria quanto os consumidores finais porque apresentam alta toxicidade para as pessoas e para os animais. Trata-se de um problema de escala mundial.

As aflatoxinas estão presentes no campo, colheita, carregamento, transporte (terrestre e marítimo), armazenamento, embalagens, pontos de venda e até nas despensas das residências. Micotoxinas são perigosas, elas podem permanecer nos alimentos mesmo após a morte do fungo que as deu origem. O consumo de alimentos contaminados com aflatoxinas pode causar intoxicações agudas ou crônicas. Em muitas espécies animais, podem provocar o aparecimento de câncer hepático. 

As culturas mais susceptíveis às aflatoxinas são milho, sementes de algodão, milheto, trigo, amendoim, sorgo, cevada, centeio, arroz, soja, sementes de girassol, nozes e aveia.

“As aflatoxinas são micotoxinas temíveis. A detecção de sua presença é imprescindível porque elas podem se transportar de um elo para o outro da cadeia da produção de alimentos. Assim, sem o controle adequado, a contaminação não apenas prejudica a composição dos grãos, como o milho, que perde nutrientes importantes, como compromete a nutrição animal e pode representar risco à segurança alimentar”, explica Fernando de Souza, gerente comercial do GenesisGroup.

“Todo produto mal colhido ou mal armazenado pode desenvolver problemas com fungos. Estima-se que mais de 70% da produção agrícola são comprometidos com algum tipo de micotoxina. Havia um gargalo em relação ao nível de acuracidade dos testes disponíveis no mercado brasileiro. Isso agora está solucionado. A solução da R-Biopharm é certificada internacionalmente por ter o menor desvio padrão do mercado global”, ressalta Fernando Souza.

Além do monitoramento eficaz das aflatoxinas em grãos, o teste da R-Biopharm agiliza o processo de análise e obtenção de resultados. “As vantagens do novo teste oferecido pelo GenesisGroup são várias, incluindo a rapidez de resposta e a tecnologia envolvida. A base do teste é a mesma praticada: extração da amostra e posterior análise com testes em tiras.  Os resultados são obtidos através de um aplicativo para Smartphone, que exige a leitura de um QR Code contido em cada lote de kit). O resultado, extremamente confiável, detalhado e rastreável, é dado em apenas três minutos”, informa o gerente comercial do GenesisGroup.