Azeites têm rastreabilidade e garantia de qualidade asseguradas por blockchain

A IBM e os produtores de azeite Conde de Benalua, uma cooperativa na Espanha composta por mais de 2.000 agricultores, e Rolar de Cuyo, um fornecedor de azeite na Argentina, anunciaram em 13 de novembro, que usam a IBM Food Trust em IBM Cloud para rastrear o ciclo de vida do produto e fornecer rastreabilidade, autenticidade e qualidade aos consumidores. Eles se juntam a CHO, um produtor com sede na Tunísia que fabrica azeite de oliva da marca Terra Delyssa, e à I Potti de Fratini, uma fábrica familiar de óleo na Itália, que se juntou à IBM Food Trust no início de 2020.

Usando a tecnologia blockchain, empresas em todo o mundo estão promovendo uma maior confiança do consumidor em seus azeites de oliva e trabalhando para criar uma cadeia de suprimentos mais eficiente e transparente.

A demanda dos consumidores por transparência e uma desconfiança generalizada decorrem de reportes recentes sobre falsificação e adulteração de azeite de oliva. Essa tendência se reflete em um contexto mais amplo, de acordo com um estudo recente do IBM Institute for Business Value, que descobriu que 73% dos consumidores pagarão a mais pela transparência total nos produtos que compram.

“Nossa missão é fornecer aos clientes azeite de qualidade para que possam desfrutar de um produto genuíno e saudável. O objetivo de Rolar de Cuyo ao usar a tecnologia blockchain é garantir que os embaladores de azeite de oliva em todo o mundo confiem em nós e nos escolham. A tecnologia de blockchain da IBM dá a transparência que precisamos para rastrear a origem de nossos produtos, cumprindo todos os processos de qualidade para chegar à mesa dos consumidores”, comentou Guillermo José Albornoz, diretor da Rolar de Cuyo.

A IBM Food Trust usa a tecnologia IBM Blockchain e IBM Cloud para fechar a lacuna de informações para os clientes. Ao escanear um código QR em cada garrafa de azeite, os consumidores podem rastrear a produção, desde os olivais onde as azeitonas foram cultivadas passando pelos moinhos onde foram transformadas em azeite, até as lojas onde são vendidos. Eles podem ver fotos de onde as azeitonas foram colhidas e prensadas e conhecer os fazendeiros e trabalhadores nos bastidores e até mesmo revisar quais critérios foram atendidos para o óleo em cada garrafa. Por exemplo, o rastreamento mostrará se as azeitonas foram processadas de acordo com os padrões exigidos para serem rotuladas como azeite de oliva extra virgem.

Do lado da produção, os membros da cadeia de suprimentos podem trabalhar juntos com maior confiança e eficiência, criando um registro digital permanente de transações que pode ser facilmente compartilhado com partes autorizadas. Esses dados dentro da IBM Food Trust também podem ser usados para ajudar a garantir o frescor dos alimentos, controlar os tempos de armazenamento e reduzir o desperdício.

“Nossa marca Terra Delyssa de azeite premium viu um aumento na demanda desde que as garrafas de azeite rastreável chegaram às lojas no início deste ano. Os consumidores nos Estados Unidos e no Canadá agora podem comprar azeite de oliva extra virgem premium Terra Delyssa em mais de 10.000 supermercados e plataformas online, com mais varejistas adicionando azeite de oliva premium Terra Delyssa rastreável em suas prateleiras,” comentou Chris Fowler, Gerente de Vendas da CHO América.

O aumento da demanda no início de janeiro ajudou a CHO a antecipar um aumento nas vendas devido ao seu novo aplicativo de rastreabilidade para o consumidor. As cadeias de suprimentos tinham produtos abundantes nas prateleiras das lojas durante a pandemia, período em que a demanda aumentou 30% devido ao aumento de consumidores que cozinham em casa.

A CHO agora está trabalhando na criação de um aplicativo de negócios separado para distribuidores e varejistas. Esta aplicação irá permitir o acesso a informação detalhada sobre cada etapa de processamento e controlo por que passou um determinado lote, incluindo se foi primeiro prensado a frio, extra virgem ou orgânico, com análises do laboratório CHO acreditado pelo International Olive Council e auditores independentes.

“Nosso trabalho contínuo com produtores de azeite demonstra o ímpeto crescente em torno da Food Trust e nosso compromisso em fortalecer a cadeia que conecta os alimentos da fazenda à mesa em todo o mundo”, disse Raj Rao, gerente geral de Plataformas IBM Blockchain. “Há um desejo crescente entre os consumidores de saber de onde vêm seus alimentos e uma maior motivação empresarial para otimizar processos com melhor conhecimento de abastecimento. Podemos trabalhar com produtores e distribuidores de azeite de oliva para fornecer uma única fonte de informações seguras e transparentes por meio da tecnologia IBM Blockchain.”