ARTIGO – Canais digitais aproximam agricultores dos consumidores finais

Raphaela Meira*

Acredita-se que a pandemia tenha acelerado e tido uma forte influência sobre a transformação digital da agricultura brasileira. Isso pode ser bem observado através dos resultados da pesquisa promovida pela McKinsey & Company em 2021 “A Mente do Agricultor Brasileiro na Era Digital”. Ela mostra um avanço significativo no comportamento digital dos agricultores brasileiros: seja para realizar transações comerciais ou se relacionar com fornecedores.

Fazendas e sítios de cidades do interior têm se utilizado das redes sociais e plataformas digitais para expandir o seu negócio e mudar completamente a forma de consumo do cliente final urbano. Eles mostram ao mercado a real qualidade e o valor do produto orgânico quando adquirido diretamente de um produtor local.

Em se tratando especificamente da comercialização de produtos, o estudo aponta que o WhatsApp ainda é a principal ferramenta utilizada por boa parte dos agricultores e, nesse cenário, o “pulo do gato” tem sido dado por aqueles que utilizam as redes sociais para alavancar as vendas de seus produtos.

Dentre os feeds de notícias, os produtores exibem o seu dia a dia e métodos de produção, matando a curiosidade do público urbano de como as coisas funcionam “por trás das câmeras”, e levando aos espectadores a sensação do tirado da terra direto para mesa da forma mais saudável possível. Esse vínculo se intensifica quando o produtor também disponibiliza, através desses canais, um cardápio para aquisição de seus produtos com pedidos diretamente pelo WhatsApp e todo esse ciclo é culminado com o delivery na porta do consumidor da cidade.

Alguns produtores vão além e buscam desenvolver a sua própria plataforma de e-commerce, possibilitando que os pedidos funcionem 24 horas, otimizando o processo de gestão de vendas. Isso facilita o contato com o consumidor, inclusive disponibilizando dicas da melhor forma de consumo e conservação daquele insumo.

A estratégia ominichanel mostrou que veio para ficar e impulsionar o relacionamento à medida que os agricultores vão tendo sucesso e adquirindo experiência em suas jornadas digitais. Do campo para a sua mesa em poucos cliques.

*Raphaela Meira é publicitária, especialista em Marketing Digital e diretora da Alínea Digital