DESTAQUE – PEC bate recorde em resultados e anuncia pecuaristas vencedores da edição 2020

“A qualidade é construída no campo e tem de ser preservada na indústria”, afirmou  Fabiano Tito, diretor de compra de gado da Minerva Foods, durante coletiva à Imprensa em formato virtual, por ocasião do anúncio dos resultados e os vencedores da segunda edição do Programa de Eficiência de Carcaça (PEC).

Em números, isso se materializa em 728 pecuaristas inscritos no programa, dos quais 567 criadores enviaram animais para abate nas unidades de Araguaína (TO), Palmeiras de Goiás (GO), José Bonifácio (SP) e Mirassol D’Oeste (MT), entre março e agosto de 2020. Ao todo, o PEC abateu 237.684 animais, sendo 188.589 machos e 49.095 fêmeas. Considerando o volume total, o município com maior volume foi Palmeiras de Goiás (79.498 animais); seguido por José Bonifácio (65.139 animais); Mirassol D’Oeste (54.564 animais) e Araguaína (38.483 animais).

Pelos resultados apresentados, foram cumpridas as metas desse programa criado em 2019 por Minerva Foods ePhibro Animal Health e que incorporou a Biogénesis Bagó na última edição. O objetivo da iniciativa é fomentar a produção de bovinos com padrões bem estabelecidos para elevar a qualidade do produto final, produzindo, hoje, o bovino do amanhã em termos de constância de oferta, precocidade, excelente acabamento de gordura, carcaça uniforme, bom peso ao abate, padronização e ph da carne. A consequência é a maximização do boi como matéria-prima de melhor qualidade.

A apresentação dos resultados e o anúncio dos vencedores aconteceram em 13 de novembro, em coletiva à Imprensa realizada em formato virtual. Os planos para a terceira edição serão anunciados após a premiação, que será realizada ainda este mês.

“Os resultados do segundo ano do PEC comprovam que os pecuaristas e os demais elos da cadeia da produção de carne bovina estão cada vez mais conscientes da importância da produção de carne de qualidade. Nesse sentido, o Programa de Eficiência de Carcaça tem dupla função: além de ajudar os produtores a melhorar o seu desempenho também tem um olhar do mercado, contribuindo para o aumento da rentabilidade do negócio”, ressaltou Mauricio Graziani, presidente da Phibro Saúde Animal. Reforçando o objetivo do PEC, Maurício Graziani, presidente da Phibro Saúde Animal, comentou: “O pecuarista tem de ter informações de como produzir o melhor boi”.

Nesta edição, mesmo com o cenário da Covid-19, a agenda de eventos com os pecuaristas parceiros seguiu em curso, no formato on-line, em encontros virtuais com a participação das três parceiras. “Apesar de ser um ano desafiador, tivemos resultados muito positivos e, inclusive, alcançamos números recordes nesse ano. Mais uma vez, conquistamos nosso objetivo, considerando principalmente o quanto contribuímos com nossos parceiros pecuaristas na melhoria de indicadores de qualidade. Estamos muito satisfeitos com essa edição”, afirma Tito.

O ingresso da Biogénesis Bagó deu-se em janeiro de 2020, com a meta de “levar novas técnicas ao produtor”, informou Marcelo Bulman, Country Manager da empresa no Brasil, reafirmando “o nosso compromisso em ajudar a pecuária brasileira a produzir cada vez mais e melhor. O PEC proporciona uma excelente interação entre os elos da cadeia, onde podemos conversar, trocar informações e analisar dados relevantes para o modelo pecuário dos participantes do programa”.

“Parabenizamos os vencedores da edição 2020, pelo empenho e dedicação neste projeto. O PEC nos ajuda a repassar conhecimentos para os produtores melhorarem os seus indicadores de eficiência em termos de padronização e produção de carcaças com maior valor percebido junto aos consumidores. E quem ganha com isso é o nosso consumidor, que cada vez mais encontra um padrão e constância de qualidade na carne bovina. Para o próximo ano, esperamos auxiliar ainda mais produtores, de forma a contribuir para o desenvolvimento do setor”, complementa Tito.

Vencedores por região:

Araguaína (TO):
Ouro: Marcos Ermírio de Moraes
Prata: Arnardino dos Santos Gabriel
Bronze: José Marcos dos Reis

Palmeiras de Goiás (GO):
Ouro: Mariana Quinan Bittar
Prata: Thiago Mansur
Bronze: Luis Carvalho Dias Ralston

José Bonifácio (SP):
Ouro: Marisa Garcia Barros Liebana
Prata: Ernesto de Paula Guimarães Neto
Bronze: Grupo Agro Pau D’Alho

Mirassol D’oeste (MT):
Ouro: Manuel Jorge Ribeiro
Prata: Felix Greselle
Bronze: Wallace Antunes Gonçalves

GRAND PRIX: Alaer Luiz Marques (Palmeiras de Goiás)