2021: Lançamentos já começam a chegar

A Jacto, em 19 de agosto de 2020, em coletiva virtual, apresentou à imprensa, as novidades programadas para chegar ao mercado em 2021 e seu ingresso no mercado de cana-de-açúcar, assim como a nova versão da plantadeira tratorizada e autotransportável  Meridia 200.

Os lançamentos têm como objetivo “reforçar o pioneirismo e a inovação da empresa com soluções para as demandas atuais e futuras da agricultura”, comentou Fernando Gonçalves Neto, diretor presidente da Jacto, frisando que esse posicionamento permeia todos os lançamentos da marca e “reforçam o DNA inovador da empresa, em busca de novidades que façam sentido para o campo e que sejam instrumento de competitividade para o agricultor do Brasil e do mundo diante de um cenário mais exigente e desafiador”.

Na ocasião também foi comunicado o desenvolvimento de  soluções para mercado de plantio e colheita de cana-de açúcar, com a colhedora Hover 500, que estará disponível no mercado em 2021, assim como o pulverizador autônomo Arbus 4000 JAV e soluções para a linha de plantio, compreendendo a plantadeira automotriz e híbrida Uniport Planter 500 e a plantadeira tratorizada e autotransportável  Lumina 400.

Outro segmento em destaque é o de serviços, reunido no Ecossistema Digital da Jacto, apresentado em maio deste ano e que se solidifica como uma plataforma e apresenta novos módulos no Jacto Connect. Estão disponíveis no mercado a partir de agora os módulos de atendimento ao cliente, banco de informações de produtos, chat da fazenda, gestão de operações, localizador de revendas, treinamentos, ferramentas para a agricultura e classificados de máquinas.

A linha de produtos de plantio integra várias tecnologias inovadoras, incluindo a primeira plantadeira automotriz e híbrida do Brasil. O mercado irá conhecer a terceira geração de pulverizador autônomo, o Arbus 4000 JAV para a cultura de citrus e um novo conceito para a colheita da cana, com a Hover 500. O Ecossistema Digital, a nova plataforma de serviços da Jacto, que apresenta novos módulos”,frisou Gonçalves.

“Este é um marco de novos tempos para nós, como uma empresa que há 72 anos tem contribuído para a agricultura e com o olhar voltado para o futuro e de onde queremos estar nos nossos 100 anos. Essa amostra de produtos e serviços, alguns com entrada no mercado já em 2020 e outros nos anos subsequentes, reforçam o DNA inovador da empresa, em busca de novidades que façam sentido para o campo e que sejam instrumento de competitividade para o agricultor do Brasil e do mundo diante de um cenário mais exigente e desafiador”, detalhou o diretor presidente da Jacto.

Novos tempos, novas soluções – A entrada em novos segmentos de mercado faz parte das estratégias da companhia para o crescimento. Significa criar novas linhas de produtos, entrar em novos mercados e avançar no exterior”. É exatamente isso que estamos fazendo”, explica Gonçalves, que complementa: “as inovações devem estar baseadas em novas premissas, como a digitalização, a eficiência e a produtividade no campo, a rastreabilidade da produção e a atenção a um consumidor cada vez mais ativo e engajado em práticas e ações sustentáveis. Por isso, a inovação constante é um fator decisivo para que o agricultor, centro da cadeia produtiva, produza mais e melhor”, afirma.

No caso da plantadeira de grãos também tratorizada Meridia 200, que chega ao mercado ainda este ano com 11 e 13 linhas, o foco está na excelente plantabilidade, envolvendo uniformidade no acabamento, distribuição e profundidades uniformes. Conta ainda com excelente fluxo de palha para reduzir paradas e maior tempo disponível para o trabalho com agilidade nas operações.

Benefícios das plantadeiras Jacto

Maior plantabilidade através do sistema down force da linha de sementes, que em conjunto com o chassi multicorpos articulados (com liberdade de articulação de 25 graus para Meridia e 22 graus para Lumina e Uniport Planter), permite que a plantadeira se adapte às ondulações do relevo, contribuindo com a uniformidade de plantio. A plantabilidade também é ampliada com o uso do sistema de distribuição pneumático e o dosador de sementes Precision Planting.

Maior disponibilidade de plantio através da manutenção de elementos de desgaste natural de forma simples e fácil; do sistema de ajuste rápido das rodas de profundidade de sementes e da alta capacidade dos tanques de sementes, sendo a Meridia com mais de 300 litros de insumos por linha e Lumina e Planter com reservatório central com capacidade de 8.700 litros com ponto único de abastecimento. Ainda para Lumina e Planter, o fechamento completo das linhas alcança a largura máxima de 3,20m, o que facilita e agiliza o transporte e a logística.

Fluxo de palha mais eficiente através do desenvolvimento de maior vão livre em relação ao solo; de estruturas mais estreitas e da possibilidade do uso de discos de corte de maior diâmetro. Para Lumina e Planter soma-se a otimização do plantio, através do uso de ferramentas de Agricultura de Precisão, com o controlador de abertura e fechamento de sementes linha a linha. Para Planter, o benefício de maior rendimento energético por conta do sistema de transmissão híbrido, com um motor a diesel com gerador acoplado que aciona motores elétricos montados nas quatro rodas de forma independente e do uso de um controle de tração e escorregamento independente nas 4 rodas, gerando uma velocidade de plantio mais uniforme.

Fotos: Divulgação Jacto