Uso responsável de antimicrobianos: tema de debate realizado pela Zoetis

Os sete princípios básicos do uso de antimicrobianos na produção de proteína animal foram discutidos em evento promovido pela Zoetis em 12 de agosto. Para isso, convocou um time de especialistas que discutiu tendências globais, o papel da indústria e de profissionais nesse processo bem como os sete princípios básicos de utilização desses medicamentos.

“As tendências globais na pecuária giram em torno de três questões – saúde, sustentabilidade e sanidade. São pontos que envolvem bem-estar e saúde animal, uso da terra e da água, segurança alimentar e exigências do consumidor”, disse, na ocasião, Renata Fernandes, gerente de Produto da Zoetis.

Em conformidade a esse movimento, a Zoetis tem como premissa de trabalho um ciclo completo de cuidados, que abrange predizer, prevenir, diagnosticar e tratar. “Seguimos e orientamos os produtores para que respeitem os princípios básicos da utilização de medicamentos, que são: contar com a ajuda de bons profissionais, prevenir, diagnosticar com precisão, diagnosticar corretamente, tratar adequadamente, acompanhar a evolução do tratamento e respeitar o período de carência”, pontuou Chester Batista, gerente Técnico de Leite da Zoetis.

Chester lembrou que é imprescindível que haja um calendário sanitário ajustado na propriedade – “tanto para erradicar os problemas mais comuns como para evitá-los”, reforçou.

Na sequência, Elio Moro, gerente Técnico da Zoetis, detalhou questões importantes a respeito dos pilares para o uso correto dos antibióticos. “Não podemos deixar de dizer que esses medicamentos são ferramentas importantes tanto para produção animal como para nós, humanos, mas o seu uso exige responsabilidade”, alertou.

O especialista listou ações e condutas que devem ser adotadas em qualquer propriedade: escolha do antibiótico correto, uso da dosagem correta para cada animal, verificação se o produto escolhido tem registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), manutenção de uma farmácia organizada na fazenda, funcionários bem treinados, acompanhamento clínico por profissionais especializados de animais doentes e respeito ao período de carência dos medicamentos, determinado em bula. “O período de retirada do medicamento antes do abate, tanto para carne quanto para leite, é para que o pecuarista entregue ao consumidor um produto livre de resíduos. Isso é muito importante também para que não tenhamos casos de resistência de bactérias em tratamentos”, explicou.

Ocilon Sá Filho, Gerente Técnico da Zoetis e mediador do evento, finalizou lembrando que os princípios discutidos servem para qualquer classe de medicamento: “São ações simples, que não requerem grandes investimentos; questão de atitude e de responsabilidade”.