Webinar debate o agronegócio brasileiro na Fecap

Em 13 de agosto, às 17h30, comemorando o Dia do Economista, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)  apresenta o Webinar “Panorama Geral do Agronegócio Brasileiro”, com participação especial do presidente do Conselho da Instituição, Shigeaki Ueki, e do Conselheiro Roberto Rodrigues e do Reitor, Prof. Dr. Edison Simoni. O evento terá a presença como debatedores de profa. Dra. Nadja Heiderich, o Prof. Dr. José Luiz Tejon, com mediação do Prof. Dr. Marcio Wu, coordenador do Instituto de Finanças da FECAP. Na ocasião também se celebrará o lançamento do e-book “Visão Geral do Agronegócio Brasileiro e Estudos Econômicos”.

As inscrições gratuitas são realizadas neste link: http://www.fecap.br/evento/panorama-geral-do-agronegocio-brasileiro/.

Como o setor mais importante da economia brasileira, a soma dos serviços e bens gerados pelo agronegócio no Brasil até maio de 2020 alcançam 23,5% do PIB brasileiro, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

Perfil dos palestrantes:

  • Shigeaki Ueki é advogado, formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi ministro de Minas e Energia do Brasil no governo Ernesto Geisel, de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979. Em 3 de janeiro de 1975, Ueki anuncia a descoberta de petróleo no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro. Foi o primeiro presidente civil da Petrobras.
  • Roberto Rodrigues é engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP (1965), Doutor Honoris Causa pela UNESP/Jaboticabal (1998), Conselheiro da FECAP, Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV/EESP e Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas. Foi presidente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), da Organização Mundial de Cooperativas Agrícolas e da ACI (Aliança Cooperativa Internacional), período em que conheceu 79 países em todos os continentes. Presidiu a SRB (Sociedade Rural Brasileira) e a ABAG (Associação Brasileira de Agronegócios). Foi Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de 2003 a 2006.
  • Edison Simoni é doutor e mestre em Administração pela FEA/USP, graduado em Administração pela FECAP. Professor desde 2001, atualmente é Reitor da FECAP. Interessa-se por pesquisa em Finanças Corporativas, Governança Corporativa e Estratégia. Tem experiência em gestão no setor da educação.
  • Marcio Wu possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor e coordenador do Instituto de Finanças do Centro Universitário FECAP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação baseada em agentes, Finanças Corporativas, com ênfase em teoria de portfólio e investimentos financeiros e teoria dos jogos.
  • Nadja Heiderich é doutora em Ciências (Economia Aplicada) na Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2012). Graduada em Ciências Econômicas pela FECAP (2008). Atualmente é professora no Centro Universitário FECAP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, modelagem matemática, logística, agroindústria.
  • José Luiz Tejon possui graduação em Jornalismo e Publicidade pela Faculdade Cásper Líbero (1977). Mestre em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie (2003) e doutorando em Ciência da Educação pela Universidad de la Empresa no Uruguay. Atualmente é presidente da TCA Internacional – em São Paulo. Atualmente é coordenador do Centro de Agronegócios da FECAP. Professor convidado da Audencia Nantes École Management – França (Master of Science Management). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing.
  • Cleber Sabonaro possui graduação em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP (2000). Atualmente é economista da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos. Tem experiência nas áreas de economia do setor agroalimentar, inteligência de mercado e sustentabilidade.