Manejo de doenças da soja visando a alta produtividade foi tema de evento

A Adama reuniu seu gerente de fungicidas, Gerson Dalla Corte, e dois fitopatologistas, Eder Moreira, da Fitolab, e Nédio Tormen, da Phytus, em 7 de maio de 2020, das 18h30 às 20h, em um webinar para falar sobre manejo de doenças para altas produtividades em soja.

Destinado a produtores rurais, basicamente do Cerrado, o evento traçou um panorama da Safra 2019/2020 de soja, com ênfase nos desafios do manejo de doenças dessa cultura.

Primeiro a se apresentar, Eder Moreira ressaltou a necessidade de os produtores dedicarem atenção especial às restrições dos fundos a fungicidas, porque se houve aplicação de algum produto ao qual há resistência, todo o processo será comprometido. Explicou, também a necessidade de estabelecimento de um programa robusto como forma de beneficiar mais de uma cultura. “O agricultor sempre tem de pensar e fazer algo diferente para ter resultados diferentes. Pensar muito bem no manejo das doenças para errar menos e ter melhores resultados”, enfatizou.

Já Nédio Tormen frisou a importância da escolha da cultivar e das sementes, assim como nas fases ideais de aplicação de fungicidas para cada cultura e os resultados esperados. Par ele, fungicida significa proteção do potencial produtivo, sendo que o restante é construção de potencial produtivo: “Com a genética da soja que temos hoje, dá pra colher 80 sacas por hectare. Se não está colhendo isso, é preciso atenção e manejo mais eficiente”.

Coube a Gerson Della Corte a apresentação do fungicida Cronnos, destinado especialmente à cultura da soja, com ganhos comprovados por ensaios da Embrapa.