Produtividade e mecanização da agricultura na África e na América Latina podem crescer com contribuição do Brasil

Programas internacionais são fundamentais para promover a exportação de tecnologias brasileiras para mercados mundiais que buscam ampliar sua atividade agropecuária, e os avanços do agronegócio nacional na última década registrados no Censo Agropecuário 2017, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reforçam o potencial do Brasil para contribuir para o desenvolvimento econômico e social em nações com características agropecuárias semelhantes às brasileiras, em especial da África e da América Latina. Em 2017, 77% dos estabelecimentos agropecuários no Brasil foram classificados como agricultura familiar, um aspecto similar a esses países.

Matéria veiculada no sit da Agrishow 2020 ressalta que o Brasil, além disso, pode auxiliar no aumento da produtividade de diversas culturas existentes em países do continente africano e americano. De 2006 a 2017, em praticamente todas as culturas houve um incremento substancial de produtividade: o milho saltou em média 57%, o arroz, 60%, o feijão, 46% e a soja, 30%, por exemplo. O total da área irrigada cresceu 47,6% – um aumento de mais de 50% no período.  

A mecanização no campo também é outra área em que o Brasil pode levar tecnologia inovadora. A área de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, segundo os dados do IBGE, apresentou um aumento no número de
estabelecimentos agropecuários com semeadeiras, plantadeiras, colheitadeiras, adubadeiras e distribuidoras de calcário. Já os tratores tiveram uma alta de cerca de 50% no período, passando de 820.718 para 1.229.907.

Esse cenário reforça a importância da continuidade e da ampliação de programas internacionais públicos e privados, que incentivem as empresas brasileiras a exportar seu capital tecnológico para contribuir no incremento de produtividade de lavouras de outros países.

Leia a matéria completa, clicando aqui

As novidades para agricultura familiar e para agroindústria brasileira e internacional estarão na Agrishow 2020 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que ocorrerá entre os dias 27 de abril e 1º de maio, na cidade de Ribeirão Preto (São Paulo). A feira é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira. O evento é organizado pela Informa Markets, principal promotora de feiras de negócios no Brasil e no mundo.