O segundo webinar “A Raça em Foco”, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), teve como tema “Sumário de Touros e Fêmeas e o Impacto da Genômica na sua seleção” e foi apresentado por Gilberto Menezes, pesquisador da Embrapa Gado de Corte, gestor do Geneplus e responsável pelo tratamento dos dados do Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), bem como pela geração dos Sumários de Touros e de Fêmeas.
No dia 21 de abril, a partir das 19h30 e durante duas horas, o convidado apresentou o tema a mais de 900 pessoas – cerca de 500 espectadores acompanharam ao vivo – com exibição de cards e analogias coloquiais que divertiram os internautas, tendo como embasamento seu trabalho junto à associação ao longo de uma década e sua experiência na coordenação da junção das avaliações genéticas e genômicas para a geração dos novos índices dos reprodutores.
Menezes destacou ainda que as inovações desenvolvidas e propostas para os próximos anos têm o propósito de garantir a evolução constante do PMGS, que, atualmente, já se encontra em nível satisfatório de atualização junto às demandas de mercado. Durante a palestra, fez uma relação entre uma frase do Professor Mário Sérgio Cortela – “Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!” – e a evolução da raça Senepol, explicando que “esse desenvolvimento é muito consistente em termos quantitativos, qualitativos e se for feita uma comparação entre o gado de hoje e o de quando o processo foi iniciado, há cerca de 10 anos, os atuais demonstram uma melhoria significativa, comprovando que os criadores estão fazendo bem o seu trabalho e o sistema responde”.
“A incorporação da genômica no processo de avaliação genética também foi algo importantíssimo e evidenciou essa característica de arrojo dos selecionadores da raça. E para reforçar essa ideia, inspirado em Armstrong, digo que o Sumário genômico é um pequeno passo para o criador hoje, mas um grande passo para raça Senepol rumo ao futuro”, destacou Gilberto Menezes.
Segundo Giuliano Wassall, diretor de Marketing da ABCB Senepol, o trabalho de fomento com o uso de tecnologias virtuais e digitais já era uma das metas da gestão de Itamar Netto muito antes das recomendações de isolamento e quarentena. “A série cumpre um papel importantíssimo. A tecnologia nos permite difundir o conhecimento e o trabalho que vem sendo realizado pela ABCB Senepol no âmbito do melhoramento genético, alcançando um grande público. O feedback dos associados e interessados na raça tem sido muito positivo, todos muito ansiosos pelos próximos eventos, com sede de saber. O objetivo da série é levar ferramentas que contribuem para o melhoramento e estejam ao alcance de todos!”, comemorou Wassall.
Um dos pontos altos do webinar aconteceu na comparação da acurácia do desempenho de produção de um touro com a confiança no poder de fogo do “Rei Pelé” em uma cobrança de pênalti. Uma foto do jogador jovem foi apresentada ao lado da imagem do craque já com a camisa 10 da seleção brasileira. “Em quem vocês apostam?”, perguntou o palestrante.
Fotos: Divulgação