Distribuição das chuvas na safra beneficiam cultivos de verão, informa Conab

Boletim de Monitoramento Agrícola, com análises agrometeorológicas e espectrais, em complementação aos dados de campo, divulgado no final de fevereiro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que os cultivos de verão da safra de grãos continuam sendo beneficiados em boa parte do país pelo bom período de chuvas nas regiões produtoras, desde a primeira quinzena deste mês. Volumes de chuva acima de 120 mm favoreceram as culturas que estavam na fase de floração e enchimento de grãos.

O Centro-Oeste, que responde pelo maior volume de produção do País, foi beneficiado pela distribuição das chuvas e termina a etapa de colheita, enquanto o Sudeste segue com o desenvolvimento da soja. Já a região do Matopiba recupera-se das anomalias negativas do índice de vegetação ocorridas no mês passado, com algumas áreas de anomalias positivas no Tocantins e na Bahia, favorecidas pela predominância das chuvas que se estabilizaram na região.

Em partes do Rio Grande do Sul, os baixos índices de precipitação prejudicaram sobretudo os cultivos de milho e soja, embora tenha garantido água suficiente para irrigação do arroz, favorecendo o seu desenvolvimento.

Os dados completos no Boletim de Monitoramento dos Cultivos de Verão Fevereiro/2020 estão disponíveis aqui.

Foto de capa: Mapa