Plataforma on-line identifica mastite e conecta produtores a profissionais especialistas na qualidade do leite

Identificar a causa da mastite em 24 horas, na própria fazenda, através da cultura microbiológica e conectar os produtores a profissionais especializados e capacitados no controle da mastite e na qualidade do leite. Essa é a meta da OnFarm ao criar a plataforma on-line OnFarm Experts, para gerir uma rede dedicada à troca de conhecimento entre esses dois atores da cadeia produtiva, em busca de uma pecuária leiteira mais sustentável.

A comunidade foi construída pela OnFarm Experts para ser um ponto de encontro do setor. A iniciativa visa a contribuir para o desenvolvimento do mercado, por meio da capacitação técnica dos Experts e da conexão dos produtores com esses profissionais.

“Observando o dia a dia dos produtores, percebemos que muitos não tinham acesso a profissionais com foco em controle da mastite e qualidade do leite que pudessem ajudá-los. A plataforma OnFarm Experts surge com essa missão de conectar produtores e técnicos”, detalha o CEO da OnFarm, Laerte Cassoli.

Com um time robusto e plural, a plataforma reúne Experts de diversas partes do País que tem como propósito auxiliar os produtores na construção de uma cadeia produtiva mais eficaz. Todos foram capacitados em curso de saúde do úbere, ministrado por 11 dos maiores especialistas do tema no mundo.

De forma totalmente gratuita e on-line, o espaço permite que os produtores encontrem técnicos regionalmente, por meio de filtros de pesquisa, como nome, estado, cidade ou empresa. É possível, inclusive, identificar se o técnico faz parte da comunidade de OnFarmers, ou seja, se ele é um usuário da tecnologia OnFarm de cultura na fazenda tendo a experiência prática com o sistema que auxilia no monitoramento da mastite.

“Essa conexão permite suprir uma necessidade dos criadores, que passarão a ter o apoio de um expert para lidar com os desafios na propriedade, por meio da avaliação técnica e da tomada de decisão baseada em dados”, afirma Cassoli.

Na visão dos experts, a rede irá incentivar a capacitação técnica dos participantes e estimular o debate sobre melhores práticas no campo.“A participação na plataforma é uma oportunidade que estimula o crescimento técnico-científico dos experts e permite levar esse conhecimento de forma aplicada para os produtores. Além disso, o ambiente estimulará o debate sobre a saúde das vacas e seu impacto na produção de um leite de qualidade”, detalha detalha Felipe Zanforlin, da  Evoluir Saúde do Leite, expert cadastrado na ferramenta.

Outro ponto positivo é que o OnFarm Experts irá facilitar o trabalho dos produtores e a tomada de decisão para os casos de mastite na fazenda. “Para nós, técnicos, também é muito bom ter essa visibilidade e esse acesso facilitado aos criadores” declara a Expert e profissional da Mais Leite,  Mariana Brant.

Além da conexão com os produtores, os Experts terão acesso a uma série de ações exclusivas, focadas no desenvolvimento profissional, na troca de experiências e networking. Entre elas estão: O Experts Meeting, evento anual que terá como foco discussões técnicas baseadas em dados coletados pelo OnFarm App, para estimular o conceito de data drive nas decisões na fazenda; e o Experts Talks que terá encontros com foco na formação profissional e debaterá temas como gestão de negócios, gestão de pessoas, marketing, entre outros. “No Experts Talks falaremos de tudo, menos de vaca e mastite. Contaremos com a participação de grandes nomes para troca de experiências relacionadas a outros temas fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos Experts”, destaca Laerte Cassoli.

Tudo começou pela capacitação

A construção do OnFarm Experts se iniciou em 2020, quando foi lançado o projeto OnFarm Academy, o programa de capacitação profissional da OnFarm, com foco em auxiliar no desenvolvimento técnico de zootecnistas, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos agropecuários e produtores.

A primeira iniciativa do programa foi a Master Class em Saúde do úbere. O curso, totalmente digital, mesclando aulas gravadas e ao vivo, foi ministrado por 11 renomados professores, com ampla experiência e reconhecimento internacional.  Foram 12 módulos, com seis meses de duração.

Ao final do processo, os aprovados no Master Class, foram apresentados ao projeto Experts. Os interessados em ingressar na rede de profissionais realizaram uma prova com alto nível técnico, desenvolvida pelo curador de conteúdo do curso, o Prof. Dr. Marcos Veiga, sendo os aprovados convidados a fazer parte do OnFarm Experts.

“O Master Class foi uma excelente oportunidade de capacitação. A iniciativa é inédita, nunca tinha sido feito algo neste formato, com esse volume de informação e com essa diversidade de especialistas internacionais. Os participantes tiveram a oportunidade de se atualizar sobre as ferramentas e estratégias que têm sido utilizadas com sucesso para o controle da mastite. A capacitação permitiu que esses profissionais se tornem mais preparados para resolver os problemas que os produtores enfrentam no campo” conta o Prof. Dr. Marcos Veiga.