Entre as diversas atrações da 19ª Femagri – de 12 a 14 de fevereiro de 2020, em Guaxupé (MG) -, destaque para o lançamento oficial de convênio da LS Tractor com a Cooxupé para o fornecimento de máquinas agrícolas em condições diferenciadas para os cooperados.
Como explica Astor Kilpp – gerente de marketing de produto da LS Tractor Brasil – constitui um convênio com fins comerciais entre a LS Mtron, fabricante dos produtos LS Tractor e a Cooperativa Cooxupé. “Foram quase dois anos de negociação até a finalização em outubro de 2019 dessa parceria exclusiva. Os tratores serão comercializados pela nossa rede de concessionários, com a opção de troca em café. Aproveitamos a Femagri para lançar a opção com até cinco anos de entrega, o que dá flexibilidade na contratação, no valor do café, para atender o mercado e o produtor”, comenta, frisando que os produtos da empresa são voltados fundamentalmente a produtores que colhem por volta de 500 sacas por ano.
Discorrendo sobre a parceria, o gerente comercial da Cooxupé, José Geraldo Junqueira, destacou que a cooperativa costuma ter uma linha de produtos diversificados em suas lojas, permitindo que o associado possa adquirir estes produtos a preços diferenciados. “E nos faltava a opção de tratores, algo muito importante na cafeicultura de hoje que para ser rentável precisa se tecnificar”, assinala. Na visão de Jungueira, os tratores LS Tractor possuem tecnologia que atendem muito bem as atividades da produção cafeeira: “É um trator que teve grande aceitação na região e, por isto, achamos que formalizar essa parceria vai trazer bons benefícios aos nossos cooperados”.
Passados três meses do início do projeto, os resultados são animadores: a parceria já proporcionou a comercialização de 50 tratores, fora os equipamentos vendidos durante a Femagri, ainda não computados, comemora Kilpp, frisando que o sucesso também é devido à especialização da LS Tractor no mercado cafeeiro, que, no Brasil, responde por 20% a 30% do negócio da empresa.
“Hoje, a marca tem a maior participação no café com dois modelos focados no setor: R 65 e U 60, o primeiro para áreas com maior compactação entre as plantas e o outro para ruas mais amplas, como as existentes no Cerrado. Os modelos saem de fábrica com cabine, proporcionam economia de combustível e redução de custo operacional, além de o espaço de cabine gerar conforto para o operador”, resume Kilpp.
Telemetria – A LS Tractor aproveitou a 19ª Femagri para comemorar a rápida e forte expansão do pacote tecnológico LS Tech na cafeicultura, que soma mais de 350 tratores trabalhando em lavouras de café no Sul e no Sudeste de Minas Gerais equipados com a Telemetria, tecnologia integrante do processo de gestão de frota, ferramenta que auxilia ao gestor da propriedade com registro das informações referentes ao funcionamento das máquinas agrícolas enquanto estão no campo.
A telemetria é uma tecnologia que permite saber quantas horas o trator trabalhou ou a quantidade de horas com motor ligado sem estar em atividade durante o dia, qual foi a produtividade, o consumo de combustível e também alerta o proprietário e a concessionária quando está na hora de fazer a revisão ou manutenção preventiva. O envio dos dados gerados à campo utiliza um chip com sinalGPRS, diretamente para o escritório da propriedade rural, onde serão processadas as informações e emitidos os relatórios.
Através deles, o gestor da propriedade tem 100% do controle, do que está acontecendo, do que foi realizado e o que ainda está em aberto. O operador vai definir qual a melhor forma de utilizar o equipamento para determinada atividade a ser desenvolvida. “É uma excelente ferramenta para as mais diversas aplicações no café e permite que o gestor possa cuidar de outras tarefas, sem necessidade de ir a campo conferir se as atividades programadas estão sendo executadas”, afirma o gerente de marketing e produto da LS Tractor, Astor Kilpp.
A LS Tractor introduziu este sistema como parte do seu pacote tecnológico LS Tech que possui ainda o gestor de riscos ao motor. Atualmente todos os seus modelos da empresa podem ter a telemetria, principalmente aqueles mais focados na cultura do café, como o U60 e o R65, considerados os campeões de vendas neste segmento.
Saiba mais:
A editora do GestAgro 360°, jornalista Katia Penteado, visitou a 19ª Femagri a convite dos organizadores.