ESPECIAL 19ª Femagri: cafeicultor marca presença em busca de tecnologia para o cafezal

“O uso de drone na aplicação de defensivos agrícolas está acontecendo, e isso não tem volta. A tecnologia é irreversível”. Essa afirmação de José Eduardo José Eduardo Santos Júnior, superintendente de Desenvolvido ao Cooperado da Cooxupé, feita durante a coletiva à imprensa no dia 13 de fevereiro, resume o objetivo da 19ª Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, promovida pela cooperativa, de 12 a 14 de fevereiro, em Guaxupé (MG).

Durante os três dias, a feira reuniu mais de 32 mil cafeicultores em busca de tecnologias e soluções capazes de melhorar a forma de gestão das propriedades. O saldo positivo pode ser medido, também, pelo número de orçamentos gerados: 11,2 mil. Esse resultado foi estimulado pelo preço físico do café – R$ 500,00 a saca – que favoreceu ao produtor a opção pela trava de café como pagamento de suas aquisições durante a feira.

O tema central da 19ª Femagri foi “Cooperativismo, trazendo tecnologia, gestão e confiança à cafeicultura”. “Estamos muito contentes com a participação dos nossos cooperados, pois estes resultados da feira mostram que eles estão entendendo que a tecnologia na lavoura e nas propriedades agrícolas é um caminho sem volta. É preciso se adaptar, se qualificar, se aperfeiçoar para conseguir reduzir custos e ganhar mais eficiência e competitividade”, afirmou o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo., lembrando que a cooperativa conta com 15 mil cooperados, 84% desse total, cafeicultores familiares, e 12%, pequenos e médios produtores.

Para atender essa evolução tecnológica, como explicou Jorge Florêncio Ribeiro Neto gerente de Comunicação da Cooxupé, à Femagri, a cooperativa soma outras ações, como o investimento permanente em formação e atualização dos seus cooperados, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Apenas em 2019, 3.965 pessoas foram capacitadas por esse programa que tem como objetivo o aperfeiçoamento da mão de obra desde 2011. Até hoje, realizamos 2.000 eventos, beneficiando mais de 22 mil pessoas”, comemora

Assista no vídeo abaixo declaração do presidente da Cooxupé – Carlos Augusto Rodrigues de Melo – sobre a safra 2020, feira durante a coletiva à imprensa. Segundo ele, “devem ser produzidas 62 milhões de sacas, volume que não deve atender à demanda, inclusive porque os estoques são os mais baixos dos últimos anos”. A Cooxupé responde por 10% do café produzido no Brasil.

Centro de negócios e espaços dedicados

A estrutura disponibilizada no evento também facilita as negociações que contam com todo suporte no Centro de Negócios. Além das tradicionais linhas de crédito com instituições financeiras, o produtor cooperado da Cooxupé poderá fazer as compras por meio da “operação barter”, que é disponibilizada pela cooperativa e permite que o cafeicultor efetue o pagamento utilizando o café como moeda de troca. Para isso, o valor da saca é estipulado pela cotação do mercado no dia da transação.

“A Femagri tem como objetivo oferecer aos produtores condições de terem acesso às novidades e soluções por meio de informações e equipamentos para um manejo adequado, gestão eficiente e melhoria na qualidade do café produzido. Além disso, o cafeicultor conta com condições especiais para fazer seus investimentos e tem um ambiente que permite a troca de informações com outros cafeicultores e com as empresas fornecedoras de maquinários e insumos visando sempre o melhor negócio”, disse o presidente da Cooxupé.

A 19ª edição da Femagri trouxe muitas novidades para os visitantes como a reformulação do espaço Fazendinha, que envolveu promoção e difusão de ações educativas, resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos por instituições e universidades, além de novidades sustentáveis de diversas empresas, relacionadas ao manejo sustentável e práticas ecológicas.

A SMC (Specialty Coffees), empresa da Cooxupé que atua no mercado de cafés especiais, esteve presente com seu estande para receber o público interessado em conhecer um pouco mais sobre essa linha diferenciada por meio de informações e degustação de cafés.

De acordo com Mário Ferraz de Araújo, gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, o espaço da Fazendinha foi redistribuído para adequar as atrações, apresentando opções de manejo e práticas sustentáveis, técnicas de gestão para as lavouras de café e atrações como o jardim sensorial e a exposição de pequenos animais.

“Esse ano tivemos uma área de geoprocessamento, que mostrou os reflexos do cenário meteorológico, informações sobre técnicas e cuidados envolvendo o uso consciente de insumos, adubação orgânica, controle biológico, manejo de plantas daninhas, entre outros”, antecipa Araújo.

No campo do conhecimento técnico, a Fazendinha abrigou estandes de instituições parceiras como a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), Fundação Procafé e UFLA (Universidade Federal de Lavras).

Outra novidade envolve uma parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que estará oferecendo orientações sobre a gestão da propriedade por meio do projeto Educampo, que utiliza uma plataforma para gerar informações estratégicas, projeções, cenários e análises para o planejamento e tomada de decisões dos produtores.

“Além das novidades continuamos com os espaços demonstrativos como o jardim sensorial e a exposição de pequenos animais que agradam bastante ao público”, diz o gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé.

O Empório Cooxupé também teve um espaço dedicado aos cooperados que desejam levar souvenirs e produtos com a marca Cooxupé, como vestuários, botas, chapéus, jaquetas, jogos de faca, canecas, itens para cozinha e churrasco, entre outros.

A estrutura do evento contou ainda com o Espaço Pecuária, que possui exposição de animais e a presença de estandes de empresas do setor.

Os familiares dos produtores cooperados contaram com espaços exclusivos, como o Espaço Kids, com monitores e brinquedos para o lazer das crianças, e o Espaço Beleza, que ofereceu serviços de maquiagem e penteado para o público feminino.

Empresas expositoras

No total, em área de 107 mil metros quadrados, sendo 36 mil metros quadrados cobertos, 125 expositores apresentaram as últimas tendências em tecnologia, inovações para o campo e insumos agrícolas.

Entre as diversas atrações, o evento marcou o lançamento oficial de convênio da LS Tractor com a Cooxupé para o fornecimento de máquinas agrícolas em condições diferenciadas para os cooperados. Além disso, em seu estande, a empresa comemorou a rápida e forte expansão do pacote tecnológico LS Tech na cafeicultura, baseada na Telemetria, tecnologia integrante do processo de gestão de frota.

A Pinhalense Máquinas Agrícolas participou da Femagri tendo entre os destaques a Selecionadora de Cerejas, equipamento que conta com tecnologia avançada para as linhas de café, apresentando sistema de leitura digital que separa os grãos verdes dos vermelhos (cerejas) com alta precisão e capacidade, o que deixa o processo de beneficiamento mais rápido e contribui para o aumento da produtividade. A Selecionadora de Cerejas, além do aspecto tecnológico, também impactará diretamente na questão ambiental, pois pode chegar a zero de consumo de água. A máquina é uma inovação que exemplifica o investimento da Pinhalense em automação e em tecnologia de precisão e se alinha ao lema da indústria no ano em que completa 70 anos de atividade: “Nossa tradição é com o futuro do campo”.

Outra novidade da Pinhalense para a Femagri foi o EcoSuper 3, que possui tripla solução, com despolpador, desmucilador e separador de verdes. Com o propósito de utilizar menos água em seu processo, o equipamento faz parte da família ECO, é destinado para produtores de menor porte e possui atuação completa no tratamento do grão. Como já é tradição nas edições da Femagri, a Pinhalense conta com um dos maiores estandes da feira, apresentando diversos equipamentos das linhas de mecanização, secagem, benefício e rebenefício.

A Guarany, por outro lado, buscando oferecer mais praticidade e eficiência aos produtores, levou o novo Pulverizador a Bateria, que foi apresentado ao mercado pela primeira vez durante o evento, pois somente chegará ao mercado para comercialização a partir de abril.

Os visitantes da Femagri puderam ainda conferir outros produtos da Guarany, como o Pulverizador Costal de Alavanca Balance; a linha de Atomizadores Costais Motorizados, com G59; o Dosador 100ml (Pulverizador Costal de Alavanca Dosador 20 Litros), o Atomizador Costal de Granulados, o Atomizador Costal Motorizado TK65, o Soprovarredor TK65 e G59, Sopro-aspirador Manual e a família de Roçadeiras 43CC, 33CC e 27CC.

A Agritech aproveitou para também apresentar tecnologias em equipamentos para cafeicultura, com ênfase em dois modelos de tratores focados em atender as necessidades do setor, como o trator 1160 atende aos produtores rurais que necessitam de um trator estreito, compacto, ágil e econômico em sua propriedade para trabalhar em lavouras de diferentes espaçamentos; e o modelo 1185 Turbo cafeeiro, equipamento desenvolvido para atender a lavoura de café e suas diversas topografia, pois alia alto desempenho e facilidade nas operações do trabalho no campo.

A Marispan laçou um kit que permite a troca rápida dos acessórios, que além de facilitar o trabalho operacional proporcionará muito mais segurança ao operador durante a movimentação de terra, fertilizantes, calcário, cascalho, estercos e grãos; a AWZ apresentou os novos modelos da Recolhedora de Café Gafanhoto que permitem aproveitar os grãos que caem no chão, evitando perdas. De acordo com a empresa, a novidade é o sistema de reservatório traseiro com levante hidráulico, o que facilita na logística do material levantado do chão. Nos modelos tradicionais o produto da AWZ é depositado em bags dificultando a operação. Outra novidade é que o modelo BR 1200 SUPER pode ser acionado por tratores de menor porte (55 CV) proporcionando uma excelente relação custo benefício.

Para auxiliar e melhorar o desempenho na etapa de adubação, a A3 Equipamentos Agrícolas levou à Femagri 2020 o equipamento Ess Direction Coffee, que é um adubador totalmente elétrico, com sistema exclusivo que permite doses baixas com alta precisão (a partir de 6 gramas/metro) e construído com chassis de aço carbono, que pode ser utilizado em qualquer veículo que tenha bateria 12V como motocicletas, quadriciclos, tratores, entre outros, permitindo o uso por pequeno ou grande agricultor. De acordo com a empresa, o equipamento permite a aplicação de adubos sólidos de qualquer espécie e também o uso com sementes de qualquer qualidade.

Já a Kamaq fez o lançamento dos novos modelos da adubadeira Komanderk, que utiliza um motor hidráulico acionado pelo sistema do próprio trator, oferecendo maior segurança em relação aos modelos com sistema de cardan e melhor rendimento no campo. Além disso, esse sistema possui flexibilidade para aplicações de doses mínimas e máximas.

A editora do GestAgro 360°, jornalista Katia Penteado, visitou a Femagri 2020 a convite dos organizadores