IoT e IA voltados a aquicultura sustentável terão financiamento do BID, no Peru

A Umitron PTE.LTD. (de Singapura, que tem Masahiko Yamada como cofundador e diretor administrativo) em cooperação com a Abaco (Cooperativa de Ahorro y Crédito) e sua subsidiária Piscis (Piscifactorias de los Andes) foi aprovada para receber financiamento de US$ 2 milhões para um projeto que visa a melhorar a produtividade da aquicultura no Lago Titicaca do Peru. O laboratório de inovação IDB Lab, do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiará o projeto com a esperança de melhorar a economia e a sustentabilidade ambiental do setor local de criação de truta.

Os produtores do Lago Titicaca criam a truta-arco-íris, uma espécie de salmoniforme, a qual forma um setor valioso da aquicultura, e que teve um aumento de dez vezes da produção mundial nos últimos trinta anos. A produção da indústria peruana local deverá aumentar de 100.000 toneladas em 2016 para 221.000 toneladas até 2030. A Piscis, parceira da Umitron, é um das maiores produtoras de truta do Peru e a alimentação com tecnologia IA da Umitron tem potencial para aumentar a segurança do trabalhador e reduzir a superalimentação e a ameaça causada pelo surgimento de algas nocivas.

“Em nossas operações diárias, vemos muitos desafios enfrentados pelo setor de aquicultura, como a sustentabilidade ambiental e econômica. Encontrar soluções exige colaboração sem limite entre os setores público e privado. Estamos felizes por iniciar este projeto com o BID e a Piscis que visa criar um modelo de sucesso para o crescimento futuro. Esperamos que esta colaboração tecnológica encoraje a aquicultura sustentável e o crescimento econômico”, disse Masahiko Yamada, diretor administrativo da Umitron.

Os recursos disponibilizados pelo IDB Lab serão usados pela Umitron e pela Piscis para testar e calibrar a tecnologia IA de alimentação da Umitron. Além disso, os fundos serão usados para treinar os produtores locais e estender a solução da Umitron na região do Lago Titicaca. O objetivo final é implementar uma tecnologia de alimentação para aquicultura baseada em dados para os produtores do Peru e, eventualmente, de toda a América Latina. Este projeto é a primeira etapa dos planos de longo prazo da Umitron de desenvolver tecnologias para produtores aquícolas da América Latina. A Umitron está procurando parcerias público-privadas semelhantes para ajudar produtores aquícolas a aumentar a sustentabilidade ambiental através de investimento de impacto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui