DroneShow Plus: Cursos e mostra sobre drones reúne público especializado e interessado

Mais de 50 horas de cursos em três dias, direcionados a iniciantes e iniciados, envolvendo o 6º Fórum Empresarial de Drones, quatro cursos básicos e quatro avançados, além de exposição de drones, tecnologia embarcada, softwares de processamento e prestadores de serviços, o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro, cumpriu seu objetivo de proporcionar atualização tecnológica, troca de experiências, integração com entidades reguladoras, fortalecimento do ambiente empresarial e aproximação com a comunidade que precisa da tecnologia, envolvendo especialistas, entidades reguladoras e profissionais ligados aos setores de infraestrutura, agricultura, florestal, meio ambiente, segurança, inspeções, mineração, gestão pública e empresários do setor de drones.

Na mostra, com entrada gratuita, as empresas mostraram soluções em drones e também em software e serviços. No campo dos drones, foram mostradas desde modelo focado em delivery até aparelhos voltados ao agronegócio.

O SMX-DLV1, da SMX Systems, transporta até 2 kg ao longo de 5 km, tem um software instalado para receber as coordenadas de origem e destino do delivery. Segundo Gustavo Abreu diretor comercial da empresa, nova versão está em fase final de desenvolvimento, com capacidade para transporte de 5 kg em raio de até 15 km. Já o Spirit AirCraft, da Tecnodrone é indicado para ser usado na agricultura, topografia, mineração, entre outras. O equipamento apresenta várias inovações, como revestimento em placas de polipropeno extrusadas em estrutura alveolar. Entre as tecnologias que apresenta estão as asas bipartidas que facilitam o seu transporte; sistema de eliminação do vortex com melhor eficiência dos elevons em baixas velocidades; telemetria LongRange e bico reforçado em tubo de fibra de carbono. Com ele é possível voar por 50 minutos. Sua envergadura é de 1,2 metro e peso de 1,9 kg.

A Horus Aeronaves, por sua vez, apresentou plataforma de processamento de imagens em nuvem, com algoritmos inteligentes e análises agronômicas, que podem ser acessados no computador, tablet ou smartphone, batizada de Mappa. Também apresentou o Verok RTK, drone de alta potência, segurança e precisão com autonomia de até duas horas de voo, 1,7 metro de envergadura, GSD de até 1,3 cm/pixel, além disso, permite a troca de câmeras e sensores de acordo com a demanda do mapeamento aéreo. As câmeras que podem ser embarcadas são: RGB, NIR, Multiespectral e Hiperespectral. O modelo permite embarcar também o Sistema RTK/PPK da Horus, realizando, assim, mapeamento aéreo com imagens georreferenciadas.

Importadora, comercializadora e desenvolvedora de produtos e serviços para o setor agropecuário, a AgroData – Soluções Inteligentes expôs seus receptores GNSS, Arrow 100 e Arrow Gold, da EOS – Positioning Systems, que tem como objetivo corrigir os sinais de satélite para otimizar a precisão e acurácia, para então coletar informações de coordenadas e aplicar em diversas áreas, como na agricultura, redes de distribuição elétrica, construção civil e também na área florestal e ambiental, focando sua participação em uma novidade: o Arrow Gold, que oferece uma precisão subcentimétrica, também suporta além das bandas de satélite L1 e L2, a banda L5. O produto também conta com a tecnologia SafeRTK®, quando o seu receptor perde a conexão RTK, por qualquer motivo, o SafeRTK® assume o controle.

Outro destaque foi o pré-lançamento da nova plataforma online para processamento de imagens aéreas da Vantum, startup sediada no Parque Tecnológico de Pelotas (RS). A solução atende diversas aplicação tanto para o meio rural quanto urbano, com a possibilidade de visualização, compartilhamento e análise de mapas em 2D e 3D e índices vegetativos; ficando por conta da G Drones a exposição de soluções para três áreas: engenharia e mineração, agricultura de precisão de meio ambiente. No caso da agricultura de precisão, atua com detecção de pragas e doenças, deficiências nutricionais, inventário de indivíduos e falhas, além de índices de vegetação.

A Bons Voos, por outro lado, trouxe da China – mas oferece treinamento, assistência técnica e garantia no Brasil – o VTOL 180, que mistura as características dos multirrotores com pousos e decolagens na vertical e a autonomia dos modelos de asa fixa. Montado na oficina da empresa com várias opções de equipamentos, como RTK, diversos sensores oferecidos no mercado, de 20 a 42mp, atende áreas de 500ha, em média, de 40 a 90 minutos de voo, conforme as opções de bateria. A versão básica tem pacote promocional com tudo que o profissional precisa para começar, case de transporte, rádio controle 2.4ghz com 6 posições de voo, telemetria com antena de médio alcance, 1 pack de bateria, carregador, treinamento e garantia no Brasil.

Já a XMobots além de apresentar lançamentos, ministrou cursos e divulgou sua primeira operação na África, em parceria com a BDM Engenharia e Tecnologia, sediada em Angola. No estande, demonstrou a nova versão de entrada do Arator 5B MA (Medium Accuracy), que já vem com RTK L1 e o Echar 20D, o único no país que poderá operar além da linha de visada visual (BVLOS).

Fundada em 2014, a Futuriste Tecnologia tem como atividade principal a utilização de Drones para serviços, treinamentos, vendas e assistência técnica. Conta com uma área de pesquisa e desenvolvimento para atender à demandas de projetos customizados onde atua, desde o levantamento de requisitos até a montagem de Drones exclusivos. Situada na cidade de São Paulo, a Futuriste em 2017, foi destaque no programa Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões: A empresa aproveitou o evento para apresentar drones para serviços, treinamentos, vendas e assistência técnica, assim como sua área de pesquisa e desenvolvimento focada em atender demandas de projetos customizados que englobam desde o levantamento de requisitos até a montagem de drones exclusivos.

A Geo Agri levou o Parrot Bluegrass, um multirotor Parrot especialmente projetado para a agricultura, não só pela praticidade e eficiência na operação, mas também por adquirir imagens multiespectrais com o sensor Parrot Sequoia, que conta com design aerodinâmico, piloto automático avançado, motores potentes e baterias de alta capacidade e é fornecido equipado com duas câmeras embutidas, uma câmera de vídeo e um sensor multiespectral, que captura 4 bandas espectrais em luz visível e infravermelha próximo e RedEdge, que permite gerar índices para análises agronômicas.

A Metro Cúbico Engenharia, especializada em levantamentos para a elaboração de estudos e projetos de infraestrutura e urbanismo, também atua em parceria com a Lidar Swiss para venda e uso dos equipamentos de tecnologia LiDAR para Drones que favorece mapeamentos de áreas reduzidas otimizando custos, diminuindo tempo e mantendo a qualidade dos dados coletados. Com a adoção dos sistemas de perfilhamento a laser em Drone hoje é possível a realização de mapeamentos aonde a aerofotogrametria não consegue obter precisão, agregando informações da superfície do terreno e alcançando locais aonde a vegetação não permitiria obter informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui