Expointer 2018 – Mais de 280 expositores representam a Agricultura Familiar

A agricultura familiar é tema de evento durante a 41ª Expointer, realizada  de 25 de agosto a 25 de setembro na cidade gaúcha de Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil. Trata-se da 20ª Feira da Agricultura Familiar da Expointer, contará com a participação de 285 expositores habilitados para comercialização de produtos, entre agroindústrias, artesanato, plantas e flores, em 280 estandes. O número de estandes, devido à ampliação do pavilhão – passou  de 3,5 mil m² de área para 7,6 mil² – está cerca de 40% superior ao do ano passado e apresentará o trabalho de 1.350 famílias de 106 municípios. A expectativa também é ampliar o faturamento de 2017, quando o volume de vendas atingiu R$ 2,8 milhões, valor 40% superior à edição de 2016.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), 283 agroindústrias gaúchas se inscreveram este ano e 275 foram homologadas pelos organizadores, sendo 76% agroindústrias e 24% expositores de artesanato, plantas e flores, inclusive de outros Estados, como Minas Gerais, que participa com dez empreendimentos.  Todas as agroindústrias gaúchas participantes são incluídas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela SDR.

Além de corredores mais amplos para circulação do público, a feira terá capacidade para servir refeições a 400 pessoas simultaneamente, pois a área da praça de alimentação foi dobrada. Outra
melhoria é o aumento da área dos estandes, que passaram de quatro para seis metros quadrados, contando com espaço para um pequeno depósito de produtos.

A Feira da Agricultura Familiar na Expointer é viabilizada por parceria da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), ligada à Casa Civil da Presidência da
República, e administrada pela SDR em conjunto com a Sead, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Emater, Fetag/RS, Fetraf/RS e Via Campesina.

Concurso – Durante a 20ª Feira da Agricultura Familiar da Expointer, acontece a 7ª edição de concurso promovido pela SDR, que elegerá os melhores produtos das agroindústrias familiares, nas categorias suco de uva integral, vinho tinto de mesa seco, vinho tinto fino seco, salame, queijo colonial, cachaça prata, cachaça envelhecida (classificação premium e extra premium) e mel.

As agroindústrias que desejarem concorrer deverão inscrever-se durante a feira, preenchendo alguns pré-requisitos. Todos os empreendimentos familiares participantes da Expointer estão inclusos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) e têm produtos registrados no órgão sanitário competente, embalados, rotulados e dentro do prazo de validade.

As avaliações, que ocorrerão às cegas, deverão analisar os produtos de acordo com os parâmetros e normas técnicas pré-definidas pela comissão técnica do concurso. A comissão julgadora será formada por uma dezena de jurados, entre professores, pesquisadores, chefes de cozinha, estudiosos e jornalistas. Em cada segmento, os produtos que receberem melhor pontuação serão classificados como 1º , 2º e 3º lugares.

O concurso é promovido pela SDR, com apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Emater/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana) e Embrapa Uva e Vinho.

A programação e mais informações estão disponíveis em www.expointer.rs.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui