41ª EXPOINTER destaca o papel das etnias na formação do povo gaúcho e na produção agropecuária

De 25 de agosto a 2 de setembro de 2018, a cidade de Esteio (RS) torna-se a sede do agronegócio nacional. Nesse período, acontece a 41ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil. Nesta edição, o evento destaca o papel das etnias na formação do povo gaúcho e na produção agropecuária através da integração da miscigenação étnica do Rio Grande do Sul – portuguesa, italiana, alemã, africana, polonesa, indígena e japonesa – como representação da eficiência do setor primário do Rio Grande do Sul.

A expectativa é ultrapassar os números da edição anterior, quando o evento recebe a visita de mais de 411 mil pessoas e a comercialização de animais, de produtos de artesanato e da agroindústria familiar e de máquinas e equipamentos ultrapassou a casa dos R$ 2 bilhões.

Atrações – Os animais, uma das principais atrações da feira, apresentaram aumento de 32% na representatividade, totalizando 4.247 exemplares de mais de 70 raças de ovinos, bovinos, zebuínos, bubalinos, equinos, caprinos e pequenos animais. Para eles, foi montada estrutura com lavatórios de gado leiteiro e de corte, com instalação de cobertura. As aves também retornam após terem ticado de fora em 2017, devido aos riscos da influenza aviária (gripe).

A Expointer conta ainda com o setor de maquinários, eventos de debates e workshops, atrações artísticas locais e a revitalização do símbolo da Expointer, presenteado pela Alemanha na década de 1970 e que fica na entrada do parque. Além disso, haverá maior oferta e diversidade de produtos oriundo das agroindústrias familiares. Para isso, o pavilhão foi significativamente ampliado, passando a contar com 7,6 mil m² de área (antes eram 3,5 mil m²). Essa obra custou, segundo informações de José Alexandre Rodrigues, diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, “R$ 3,5 milhões recursos financiados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Valorizamos mais as áreas de circulação, principalmente os corredores, e a praça de alimentação foi ampliada para 410 lugares. Além disso, as agroindústrias passaram a ter um depósito interno, o que facilita o abastecimento dos produtos nos estandes”, explicou.

Da programação também faz parte, o 1º Seminário de Queijos Artesanais, no dia 28 de agosto, das 8:30 às 13:00, no auditório da Sede Administrativa do Parque, e oficinas gratuitas do programa Prato Para Todos, da Ceasa/RS, ministradas pela equipe do Programa Mesa Brasil Sesc em ônibus-escola, equipado com uma cozinha industrial, estará estacionado em frente ao Pavilhão da Agricultura Familiar.

A programação e mais informações estão disponíveis em www.expointer.rs.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui