Com R$ 2,5 bilhões em movimentação financeira ao longo do período de 3 a 7 de fevereiro de 2020, o Show Rural Coopavel, segundo os organizadores, recebeu cerca de 299 mil visitantes, movimentando a cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná. O balanço foi apresentado em coletiva à imprensa pelo presidente e vice-presidente da Coopavel, respectivamente Dilvo Grolli e Jeomar Trivilin, ao lado do coordenador geral do evento, Rogério Rizzardi. Na ocasião também foi divukgada a data da edição 33ª: de 1 a 5 de fevereiro de 2021.
Os resultados são creditados por Grolli ao fato de o Show Rural funcionar como um disseminador de tecnologia, mostrando o papel delas no cotidiano do agricultor e dos mais diferentes segmentos da cadeia do agronegócio. Essa visão é complementada pelas palavras dp presidente da Coopavel, que levou à coletiva de encerramento do evento, um pé de soja, cuja produtividade já alcança 75 sacas por hectare. “Mas já temos, aqui na feira, variedades com índices ainda melhores”, comemorando o fato de que, em 32 anos de Show Rural Coopavel, a produtividade da soja e do milho na região cresceu 300%.
O presidente ressaltou o interesse dos filhos de agricultores pelo negócio rural. “A tecnologia contribui para isso, e se mostra indispensável para produções mais elevadas e com custos menores”. O vice-presidente Jeomar Trivilin ressaltou que o evento atingiu todas as metas e que ele não é só da Coopavel, é de toda a comunidade. “Esses resultados tão bons refletem a soma de muitas forças e o desafio é ser a cada ano melhor”, complementou. A 32ª edição do Show Rural Coopavel computou 650 expositores distribuídos em 72 hectares do Parque Tecnológico Coopavel. Nesse complexo, sete pavilhões foram destinados à pecuária, com venda de bovinos e apresentação de novidades em nutrição animal e manejo.
Cooperativismo: espaço exclusivo
Entre os expositores destaque para mais de 200 cooperativas com foco na inovação do setor agrícola ocuparam um espaço exclusivo em um prédio de dois andares e com mais de dois mil metros quadrados, montado pelo Sistema Ocepar e apresentaram as novidades do cooperativismo.
A intercooperação foi o tema central da participação da Unium, que desenvolveu um modelo pioneiro no setor e tem despertado a curiosidade de gestores de todo Brasil.
Marca institucional das indústrias Frísia, Castrolanda e Capal, e precursora desse novo modelo de negócios, a Unium apresentou os resultados do formato, que combina o desenvolvimento com a transparência, possibilitando o alcance das estratégias com maiores resultados para os cooperados.
Para o gerente de marketing da Unium, Cracios Consul, a participação no Show Rural é uma oportunidade de apresentar a inovação para outros mercados. “Esse evento reúne diversas cooperativas e é uma ótima chance de mostrarmos como trabalhamos no formato de intercooperação, que é uma aposta para o futuro”, ressalta Consul, comentando que, entre as marcas, está a Alegra, indústria de alimentos de origem suína, e três marcas de lácteos: Naturalle – de produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium conta com a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, o que a qualifica com elevados padrões de exigência.
José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, em entrevista ao Paraná Cooperativo, discorre sobre a participação do cooperativismo no evento.
“O que me encanta a cada ano é a participação crescente do público e a vontade das pessoas em querer ver novidades”, resume Ricken.
Empresas expositoras
Nos estandes distribuídos nos 72 hectares do Parque Tecnológico Coopavel, muitas novidades, e ações programadas como forma de favorecer a comunicação e o relacionamento com o mercado e aproveitar a grande afluência de público. GestAgro 360° fez um apanhado dos lançamentos e destaques. Confira abaixo, por setores, em ordem alfabética de empresas.
Culturas
A Bayer, por exemplo, aproveitou o 32° Show Rural Coopavel para premiar Jacir Comachio por boas práticas agrícolas. Realizada pelo Clube do Refúgio, programa de relacionamento da INTACTA RR2 PRO®, a iniciativa reforçou a importância do plantio de refúgio da soja e das boas práticas agrícolas. O prêmio foi a primeira colheitadeira desse produtor do Paraná.
Criado na safra 2015/2016, o Clube do Refúgio está em sua quarta edição e já conta com mais de 15 mil pessoas cadastradas. Na atual, 2018/2019, o programa foi dividido em quatro missões atreladas ao calendário do ciclo produtivo. Para realizá-las, os participantes tinham acesso a importantes conteúdos técnicos (site e aplicativo) e, ao completar as missões, eles concorriam a prêmios. Ao todo, foram entregues 48 prêmios, entre quadriciclos, notebooks, picapes, motos, drones, trator e, para finalizar a safra, a colheitadeira.
A empresa também reuniu, no dia 6, cerca de 20 produtoras rurais das regiões norte e oeste do Paraná, para um momento promovido pela marca de híbridos de milho da companhia, a Dekalb.
Durante o evento a Bayer também apresentou o Impulso Bayer, o novo programa de relacionamento com o produtor, que conta com a Orbia, plataforma que surgiu de uma joint venture em parceria com a Bravium, que combina marketplace de fidelidade, commodities e insumos.
A Bayer também levou seu portfólio completo para aumentar a produtividade de milho, com sementes e biotecnologia, proteção de cultivos, tecnologias e serviços digitais, voltados ao aumento da produtividade de soja e milho, com as marcas Monsov, Agroeste, Dekalb, Agroceres, Refúgio Max, Biotecnologia Intacta 2 Xtend e Fungicida Fox Xpro, e suas biotecnologias, híbridos, variedades, portfólio de proteção de cultivos e agricultura digital com a plataforma Climate FieldView e o FieldView, que podem contribuir com a sustentabilidade do negócio do produtor,
Além do time de técnicos e especialistas da Bayer que estarão presentes para orientar os visitantes, os estandes da empresa e de suas marcas contarão com ações interativas para facilitar o entendimento dos visitantes sobre os benefícios das soluções Bayer.
Com relação a culturas, nova geração de trigos branqueadores foi apresentada no Show Rural Coopavel pela Biotrigo. Essa cultivar, batizada de TBIO Duque, devido ao avanço genético, proporciona ao agricultor um novo patamar de segurança e rendimento. Ele se diferencia pelo seu alto nível de resistência às principais doenças, como manchas foliares, bacteriose, brusone e germinação na espiga, facilitando a condução e reduzindo proporcionalmente os custos da lavoura, além de trazer em sua genética a credibilidade, qualidade e a excelente produtividade dos trigos que o originaram: TBIO Noble – melhorador/branqueador para farinhas fortes e claras – e TBIO Toruk – a cultivar de trigo mais semeada do Brasil por seu rendimento já amplamente reconhecido”, explica o supervisor comercial da Biotrigo, Deodato Matias Junior.
Defensivos e fertilizantes
Com campanha #BomDeSoja e novidades em seu portfólio, a Adama marcou presençacom um pré-lançamento com foco principal na soja, que também apoiará o cultivo do café e hortifrútis e está em fase de registro, e que tem como principal função o combate ao complexo de lagartas, tais como: Lagarta falsa-medideira (Chrysodexis includens), Lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) e Lagarta helicoverpa (Helicoverpa armigera). Além disso, a empresa destacou a primeira etapa da sua campanha institucional de 2020, com temática inédita no agronegócio brasileiro. Destacou, ainda, o fungicida Cronnos, reconhecido pelo Consórcio Antiferrugem da Embrapa como o produto mais eficaz no controle da Ferrugem Asiática em 2019,
O estande da Agrocete no Show Rural foi palco para demonstrações técnicas de produtividade em culturas como soja, milho, trigo e feijão; apresentando resultados práticos e comparativos da eficiência da linha de produtos GRAP, voltados à nutrição das plantas, que se diferencia, segundo o fabricante, devido à sua versatilidade, abrangendo todas as culturas.
Resgatar uma poupança de fósforo que se encontra inerte nos solos e entregá-lo para as plantas. Este é o conceito que está inserido no lançamento da Bioma, subsidiária do Grupo Simbiose-Agro, de Cruz Alta (RS), em conjunto com a Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas (MG). Esse inoculante líquido e formulado a base de duas bactérias (BR 119 e BR2084) é voltado para a solubilização de fósforo do Brasil e é recomendado para tratamento de sementes ou aplicação via jato dirigido durante a semeadura, diretamente no sulco.
A empresa também apresentou quatro outros produtos do seu portfólio: o NemaControl, direcionado ao controle de nematoides fitopatogênicos; o StimuControl, um fungicida microbiológico formulado a partir do fungo Trichodermaharzianum; o BeauveControl , um inseticida microbiológico formulado do fungo entomopatogenico Beauveriabassiana, recomendado para o controle de mosca-branca (Bemisia tabaci biótipo B) e cigarrinha do milho (Dalbulusmaidis); e o VirControl, inseticida indicado para o controle da lagarta Spodoptera frugiperda, principal praga presente na cultura do milho.
Já para a Ubyfol, o Show Rural Coopavel é “a oportunidade ideal para apresentar inovações e tecnologias que tornam a atividade rural ainda mais saudável e rentável, com a utilização das soluções em recobrimento para a indústria e a nutrição complementar via folha, que proporcionam a produção de grandes safras”, destaca João Alves Silva, gerente do departamento técnico de mercado, listando entre os produtos em exposição o adjuvante composto por moléculas exclusivas de origem orgânica e biodegradáveis, que apresenta alta afinidade pela água e pela cutícula vegetal, o Disperse Ultra; e o enraizador Potamol, fertilizante ideal para as primeiras etapas da lavoura, indicado para aplicações via sementes, toletes, manivas, tubérculos, mudas e para aplicações foliares no início do ciclo vegetal. Sua fórmula contém alta concentração de molibdato de potássio.
A Ubyfol também disponibilizou as novas soluções da linha de recobrimento Ubycover, dotada da tecnologia exclusiva Tetraheptose, capaz de alterar o comportamento da planta, orientando seu metabolismo para maximizar a absorção de nutrientes.
Manejo de fungos e ervas daninhas resistentes foram a ênfase da UPL no Show Rural, assim como o combate a pragas e as soluções em benefício da saúde vegetal e das boas práticas agrícolas, com o programa Aplique Bem – resultado de parceria com o Instituto Agronômico (IAC), que já treinou mais de 70 mil produtores. O patrocínio da “Flying Arena” foi um diferencial e atraiu público com demonstrações do uso de drones na agricultura.
Em área de 2.500 m², a UPL montou um circuito de conhecimento, dividido em quatro frentes: manejo de resistência, fungicidas, inseticidas e Pronutiva, programa exclusivo que integra o uso de defensivos agrícolas às mais modernas tecnologias de biossoluções em produtos biológicos, nutrição inovadora e fisioativadores, como o fertilizante mineral Biozyme, voltado para aplicação tanto foliar quanto no tratamento de sementes. Haverá um holograma sobre o programa no local; o fungicida multissítio Tridium, para o manejo inteligente no pré-fechamento das entrelinhas; e o inseticida Sperto, para o controle de pragas como percevejos e mosca-branca, além de outros insetos que preocupam os agricultores. E mais: para o manejo de plantas resistentes, a UPL focou no herbicida Select One Pack.
Máquinas e implementos
A nova máquina para construção de cercas – Belgo Multicercas – a tela Belgo Javaporco, sua linha de cercas prontas Belgo Campestre e a cerca pronta Belgo Bovinos 5 fios foram os pontos principais da participação da Belgo Bekaert Arames. A parceira ArcelorMittal Brasil levou sua linha de soluções para a construção civil, como Dramix, fibra de aço de 60 mm de comprimento e duas ancoragens nas extremidades, recomendado para o maior reforço da concretagem de estruturas de propriedades rurais, como pisos de galpões.
Enquanto a tela Belgo Javaporco tem 10 fios na horizontal, impedindo a passagem dos animais, em especial de javalis; oferece durabilidade devido à camada pesada de Bezinal; alta resistência ao impacto de animais de médio e grande porte e fácil instalação e manutenção; a máquina para a construção de cercas nas propriedades rurais foi desenvolvida no Brasil, é prática, eficaz e rápida, permitindo a instalação de cercas com espaçamento e fios de arame pré-definidos, garantindo minimamente a construção de 25 km de cercas por mês.
A Case Construction Equipment, marca da CNH Industrial, junto ao seu concessionário para o Sul do País, JMalucelli Equipamentos, apresentou equipamentos de construção que impulsionam também os negócios no campo, tais como a retroescavadeira 580N, a pá carregadeira 621E e escavadeira CX220C e a minicarregadeira SR200.
“As máquinas de construção são importantes aliadas do agronegócio, pois elas garantem a alta capacidade em aplicações de infraestrutura bem como nos processos de carregamento, no preparo do solo e também na área produtiva. Boa porcentagem das nossas vendas são deste segmento e, por isso, fazemos questão de nossa participação na Coopavel, que é a estreia nos grandes eventos do setor”, completa Maurício Moraes, Gerente de Marketing da Case para América Latina.
Com foco total naqueles que fazem o trabalho do campo, o Grupo Pesa, revendedor Caterpillar para o Sul do Brasil, apresentou uma variedade de equipamentos, tecnologias e serviços para o produtor rural elevar a produtividade e reduzir custo, exibindo mais de uma dezena de recursos de tecnologia Cat e SEM projetados para as atividades rurais. Entre os lançamentos recentes, a Carregadeira de Rodas de porte médio 914K e a Escavadeira da Nova Geração 320.
Entre as dezenas de soluções Cat e SEM em exibição no Show Rural, ainda estiveram tratores de esteiras, retroescavadeiras, motoniveladoras, compactadores, máquinas compactas e grupos geradores de energia da linha global da Caterpillar. Foco também foi dado à ferramenta Cat Productivity de gerenciamento de produtividade baseada na Web que fornece dados de carga, da máquina e do site de trabalho do Cat Product Link, permitindo ao cliente comparar o desempenho com as metas de produtividade, corrigir ineficiências e maximizar a utilização das máquinas para aumentar os lucros.
Presente nos estandes da Case IH e New Holland Agriculture, reforçando a sinergia da CNH Industrial, a FPT Industrial apresentou os motores N67 e Cursor 13 para aplicações agrícolas e o gerador de energia GSNEF140B preparado para atender variadas demandas no campo, afinal, segundo Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América do Sul, “um em cada quatro tratores e uma em cada duas colheitadeiras comercializadas no Brasil são movidos por motores da FPT Industrial, pioneira em tecnologias como a injeção Common Rail e preparada para atender às variadas aplicações do agronegócio, com mais de 615 mil motores em circulação na América do Sul”.
Os geradores FPT tiveram seus diferenciais destacados no evento, assim como os motores para aplicações agrícolas, que mereceram investimentos significativos no desenvolvimento de tecnologia e preparação das unidades para a produção de 49 novas versões de motores MAR-I/Tier 3, com redução média de 60% nas emissões, para diferentes aplicações.
Com a expectativa de grandes negócios, a multinacional inglesa Engepeças JCB preparou suas principais soluções para o produtor e apresentou seu amplo portfólio composto por escavadeiras, linha compacta e os produtos na qual é líder mundial em vendas, como as retroescavadeiras e manipuladores telescópicos (Loadall). Entre os produtos estiveram dois modelos da retroescavadeira 3CX, o manipulador telescópico 540-170, a escavadeira JS 130LC, as minicarregadeiras 190 e 250 e as miniescavadeiras 8026CTS e 55Z-I.
“Além do agronegócio brasileiro viver um momento de grande expectativa de crescimento e investimentos, é fundamental para a JCB marcar presença na Coopavel, um dos eventos mais importantes do segmento no país. Essa participação nos permite estar sempre próximos do produtor rural e prestigiar um setor que sempre teve representatividade muito importante dentro do nosso grupo”, comemorou o Diretor de Vendas e Marketing da JCB, Alisson Brandes.
Uma nova linha de tratores e soluções em pós-venda foram apresentados pela John Deere que focou em sua participação aumento de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade em todo o ciclo produtivo, do manejo à colheita. Entre os lançamentos, a linha de tratores de médio porte 6M; e dois modelos de pulverizadores da PLA, marca adquirida pela John Deere em 2018, ideais para pequenas e médias áreas.
Ênfase foi dada à redução de custos e produtividade via aplicação de tecnologia, com possibilidade de conexão de todas as máquinas da empresa ao Centro de Operações, plataforma que integra os dados de operação e agronômicos coletados por meio do JDLink – sistema de gestão de frota da marca. As novidades tecnológicas RowCommand e SeedStar 2, que permitem uma redução nos custos evitando o sobreplantio de sementes, por meio do desligamento individual linha a linha e agora estão disponíveis na série 1100. Também foi lançada, como complemento da. marca GreenSystem – uma plataforma para milho, com opções de 08 a 20 linhas.
Por sua vez, a Komatsu aproveitou o Show Rural Copavel para lançar no estande da Vianmaq – sua distribuidora no Paraná – a escavadeira hidráulica da classe de 20 toneladas, reforçando o posicionamento premium da marca com garantia de produtividade, eficiência e redução nos custos operacionais. A nova PC210, em suas versões PC210-10M0 (Standard) e PC210LC-10M0 (Carro Longo), chega para reforçar o portfólio da indústria oferecendo ao segmento agrícola, soluções voltadas à economia de combustível, durabilidade e confiabilidade.
Esses novos modelos serão produzidos no Brasil, na fábrica da Komatsu localizada em Suzano (SP), sendo que a empresa manufatura seus equipamentos desde a fundição das peças – em fundição própria – até a montagem final, seguindo padrões internacionais de qualidade.
Duas novas máquinas – Profile Automixer, um misturador de ração vertical autocarregável, e uma nova versão do pulverizador Eco Ranger – foram apresentados no estande da Kuhn, que também aproveitou o evento para lançar a plataforma MyKuhn, ambiente online direcionado ao cliente final que terá acesso a informações exclusivas de especialistas, gerenciamento de frota e ofertas.
Essaplataforma de relacionamento com o cliente final permite ao agricultor acesso a toda documentação técnica da sua máquina, artigos e dicas de especialistas, contato dos revendedores mais próximos, ofertas exclusivas e consulta de peças.
Além de um APP para gestão de tarefas das máquinas agrícolasativado por QR Code e que permite a geração pelo gestor da propriedade de relatórios a qualquer momento, a LS Tractor expôs a nova Série Plus, que, agora, vem com transmissão Power Shuttle.
Aperfeiçoamento do seu já conhecido pacote tecnológico LS Tech, o aplicativo de gestão de frota, o App LS Tech, dá ao gestor da propriedade 100% do controle, do que está acontecendo, do que foi realizado e o que ainda está em aberto, além de interagir com o sistema de telemetria, recebendo todos os dados e os registrando, também emite avisos (alertas). O aplicativo torna os processos operacionais mais interativos. É uma excelente ferramenta para as mais diversas aplicações, em fruticultura, café ou até mesmo setor de grãos.
A tecnologia Power Shuttle foi introduzida nos tratores com o objetivo de aumentar a produtividade no trabalho e melhorar a economia de combustível, diminuir os custos de manutenção e dar mais versatilidade e agilidade nas operações ao longo do dia de trabalho no campo. Com esta transmissão o trator vai dobrar as opções de marchas passando de uma 12×12 para uma 24×24.
Listada como uma das marcas de tratores que mais cresceu em 2019, com índice de 52,5% superior em relação ao ano anterior, a Mahindra levou ao seu estande no evento solução para produtores de frutas cítricas: o modelo 6075 E, especial para os produtores de café, laranja, maçã e frutas de caroço em geral, como pêssego e ameixa. É um trator de 80 cv de potência, perfeito para pomares com espaçamento de 3,5 a 4m entre as plantas e o “vão livre da rua” entre 1,8 e 2,0 m.
Mesmo “estreito”, o trator mantém a ergonomia aprimorada, mas certamente a economia de combustível é o diferencial que mais vai chamar à atenção do agricultor, pois o modelo registrou ser 18% mais econômico que os principais concorrentes. O estande também teve ambientação especial para exibição de grande parte do portfólio da marca, com modelos que vão de 25 cv a 95 cv de potência.
A Massey Ferguson aproveitou para apresentar pela primeira vez aos agricultores paranaenses a plantadeira dobrável Momentum, e o distribuidor de sólidos MF 9350 Dry, que garante alta capacidade de tração com baixo consumo de combustível.
Demonstrando o seu amplo e completo portfólio, a Massey Ferguson também leva ao produtor rural pacote de serviços e soluções agronômicas Farm Solutions; os novos tratores da série MF 4300, direcionados a pequenas propriedades e agricultura familiar; os tratores da linha MF 4200 Xtra, cujos modelos são todos 4×4, plataformados, têm baixo custo de manutenção e aceitam todos os tipos de implementos agrícolas.
Destaque também para a série de tratores MF 4300 – que substituem os antigos MF 250 e MF 255, ampliando o portfólio da marca com tratores versáteis e resistentes, que podem ser utilizados em todo ciclo produtivo, nas mais variadas operações – tratores MF 4200 Xtra, com o prestigiado motor eletrônico AGCO Power de 3 cilindros e também adequada ao MAR-1; e a Farm Solutions, com soluções agrícolas inteligentes e abertas, que podem ser integradas a outras tecnologias e se constitui pacote de serviços agronômicos que auxilia os produtores rurais no sistema de transição para a agricultura digital, realizado pela AGCO, multinacional detentora da marca Massey Ferguson, em parceria com a Solinftec, Tecgraf e InCeres.
Pensando em ajudar a reduzir a resistência do solo e melhorar o desenvolvimento da planta, a Piccin apresentou tecnologias que ajudam a reduzir a resistência e melhorar a qualidade da terra para um plantio mais uniforme e rentável, como o escarificador EPCR 300, que atua diretamente resolvendo esse problema. Indicado para descompactar a camada superficial do solo até 260 mm, graças ao posicionamento dos seus discos de corte em linha, o implemento realiza um corte perfeito de palhada.
A Piccin também expôs sua linha de distribuidores de adubo e materiais, como o distribuidor de adubo e calcário Master 10000 D, que é indicado para a aplicação de corretivos de solo, possui sistema de aplicação por centrifugação com acionamento por correias, proporcionando uma distribuição homogênea com baixo custo de manutenção.
“Não poderíamos deixar de participar desta importante exposição que reúne representantes do setor rural de todo o País. Vamos mostrar nossas soluções em máquinas e em serviços e o melhor pós-venda do segmento”, afirma Gilson Capato, diretor comercial da Volvo Construction Equipment no Brasil, que levou os produtos da SDLG ao evento, principalmente as carregadeiras e as escavadeiras da marca, que contam com “tecnologia na medida certa e uma excelente relação custo benefício, essas máquinas estão conquistando agricultores e pecuaristas de várias regiões do País”, resume.
As duas carregadeiras expostas – L918 e L936 – são dotadas
de uma caçamba de 1 metro cúbico e capacidade de carga de 1,8 toneladas, a L918
é indicada para trabalhos de confinamento de gado, entre outras atividades;
enquanto que a carregadeira L936 é geralmente utilizada para fazer curvas de
nível, limpeza de terrenos e outras tarefas, como transporte de ração, entre
outras atribuições.
Entre os vários modelos de escavadeiras que podem ser úteis no campo está a LG6150E,
que éuma máquina de fácil operação, boa produtividade e custo-benefício muito
atrativo. Do porte de 14 toneladas, é um equipamento bastante robusto, com uma
ampla cabine. Está sendo usado, por exemplo, na preparação de terrenos e na
execução de açudes e destocas.
A Valtra levou, pela primeira vez ao Show Rural Coopavel, a plantadora dobrável Momentum, primeiro projeto global da marca 100% desenvolvido no Brasil, A marca também apresentou a inédita série de tratores A2R e a mais nova solução para a distribuição de defensivos e fertilizantes, o BS3350H Dry.
Além disso, para garantir as soluções mais adequadas à realidade do produtor, a Valtra conta com parcerias estratégicas com as empresas InCeres, Tecgraf e Solinftec. Juntas, elas oferecem serviços como o planejamento preciso do tráfego de máquinas na lavoura, geração de recomendações agronômicas e de conectividade no campo, são as principais soluções que a iniciativa oferece, melhorando o desempenho das operações como um todo. As ofertas do Farm Solutions aumentam ainda mais o desempenho das tecnologias da AGCO, como o piloto-automático Auto-Guide™ 3000, o monitor de produtividade Fieldstar®II e o sistemas de controle de aplicação de sementes e fertilizantes à taxa variável.
Nutrição animal
Detentora da marca Tortuga, a DSM apresentou soluções nutricionais para bovinos, equídeos e pequenos ruminantesque – garante a empresa – geram 1 arroba a mais por bovino no confinamento e aumentam a produção das vacas de leite (até as que têm alto desempenho) de 3 a 7/2, em Cascavel (PR).
A DSM defende a ideia de que investir em tecnologia impulsiona rentabilidade da atividade e lista entre os exemplos de alta tecnologia para o gado de corte os ingredientes CRINA e RumiStar, presentes nos produtos da linha Fosbovi Confinamento, que geram aos bovinos de corte ganham, em média, uma arroba a mais no confinamento. Aos produtores que trabalham com sistemas de pasto, a suplementação dos bovinos também é fundamental para elevar os índices zootécnicos e melhorar o desempenho do rebanho para, na época da seca, não comprometer o desempenho conquistado pelos animais no período das águas. Em fase de recria, as recomendações são: o Foscromo Seca, indicado para a suplementação mineral nitrogenada de bovinos de corte adultos na época da seca; o Fosbovi Proteico 35 com Monensina, indicado para bovinos de corte em crescimento e mantidos em sistemas de pastagem em período seco, e o Fosbovi Proteico Energético 25, para bovinos em crescimento e em engorda, produzidos preferencialmente em pastagens de qualidade e disponibilidade.
Além disso, a suplementação nutricional, para a DSM. é um dos temas estratégicos para a pecuária leiteira atender às demandas da indústria e dos consumidores, objetivo atendido pelo Tortuga, com a linha Bovigold, que inclui produtos desenhados para as diferentes fases de vida dos animais, desde a cria, a recria, até a lactação e vacas em período de transição.
A MSD Saúde Animal, por sua vez, focou sua participação em sua mais recente solução inovadora na área da suinocultura, o IDAL® 3G Twin, dispositivo sem agulha, intradérmico, lançado no ano passado, que possui duas cabeças injetoras e é disponível para aplicação de vacinas inativadas contra as infecções por circovírus suíno tipo 2 (Porcilis PCV ID) e Mycoplasma hyopneumoniae (Porcilis M1 ID).
A tecnologia combina a vacinação sem agulhas e a aplicação intradérmica, reduz o risco de disseminação de doenças entre os suínos, promove conforto aos animais, atendendo aos requisitos de bem-estar, exigência dos mercados internacionais, e ainda possibilita variar as regiões de aplicação, facilitando manejo e garantindo maior nível de segurança – não apenas para o plantel, como também para os profissionais envolvidos na vacinação.
Especializada na fabricação de insumos para nutrição animal, a Quimtia Brasil apresentou o recém-lançado Precizyon X200, uma enzima específica para aplicação na alimentação de gado de corte e de leite, que age nas fibras e traz melhorias na produção e na qualidade do leite, alcance do peso ideal no caso do gado de corte e uma melhor condição imunológica devido a menor agressão intestinal e perdas na absorção dos nutrientes.
Pela primeira vez no Show Rural Coopavel, Trouw Nutrition promoveu soluções eficientes para alimentação de gado de corte e leite. A Tecnologia Dry, por exemplo, impede a perda dos suplementos minerais quando em contato com a água, além de impedir o empedramento dos produtos.
Os produtos Bellpeso Adapt e BellPeso Vivaz mantém foco em uma nutrição mais eficaz e em segurança alimentar no confinamento, auxiliando no metabolismo do fígado de animais submetidos a dietas desafiadoras.Já para o segmento da reprodução, a empresa oferece a solução Bellmais Fertilidade, exclusiva para vacas, que ajuda a melhorar os índices da IATF em até 10 pontos percentuais. E, no segmento leite, entre outros produtos, o destaque foi o programa LifeStart, que visa a melhorar o ganho das bezerras para que sejam vacas mais produtivas quando adultas, como a linha de sucedâneos lácteos da família Sprayfo.
Software e aplicativos
Inovando na participação, pois, segundo divulgado, essa foi a primeira vez na história do evento que uma agtech participou com estande próprio, a Agrofy esteve no Show Rural para apresentar aos produtores e empresas o funcionamento da plataforma desser marketplace do agro e apresentar as possibilidades de negócio, inclusive mostrando o futuro do agro.
A Agrofy conta com mais de 40 mil lojas cadastradas e 55 mil produtos ofertados, divididos em 17 categorias: máquinas e implementos agrícolas; máquinas pesadas; veículos; peças de reposição; infraestrutura; ferramentas; agricultura de precisão; acessórios para veículos; imóveis; crédito, financiamento; serviços; seguros; máquinas industriais; fazendas, campos e a mais nova categoria inclusa, insumos, que contempla defensivos agrícolas e medicamentos veterinários.
Soluções em conectividade e armazenamento em nuvem da Solo Network tiveram presença expressiva nos estandes da Huawei e da Microsoft, a exemplo de soluções de wifi, rede com fio, rede sem fio, roteadores e armazenamento em nuvem. O objetivo é entender as necessidades das empresas e cooperativas agrícolas, e entregar as soluções que agreguem valor e inovação para o negócio.
“Notamos que ano passado, as cooperativas e os cooperativados estavam buscando por soluções tecnológicas que fizessem diferença em seus negócios. Foi uma disrupção, porque pela primeira vez pudemos ver esse setor engajado em procurar inovações e entender a importância de estar conectado. Agora o cooperativado sabe que pode contar com a tecnologia para alcançar resultados de forma mais rápida e eficiente”, comenta Eduardo Silveira, gerente de território de Solo Network.
Ativus é a plataforma da agtech Bart Digital voltada a emissão, assinatura, acompanhamento e registro de títulos agrícolas eletrônicos.
“Com essa plataforma, qualquer pessoa interessada – seja produtor rural, revendedor de insumos, indústrias ou bancos – poderá utilizar da estrutura tecnológica da Bart para emitir títulos agrícolas eletrônicos, realizar assinaturas digitais, qualificar suas garantias usando bases de dados públicos e, ainda, enviar para registro eletrônico”, explica Mariana Bonora, sócia executiva da Bart Digital, explicando que a empresa fornece ao mercado uma plataforma de crédito e contempla apenas a originação de e-CPRs (Cédulas de Produto Rural eletrônicas) e para os próximos meses está prevista a disponibilização de novos títulos e funcionalidades.
Crédito e seguro
Em feira de agronegócio, a presença dos agentes financeiros é ponto importante, e as instituições aproveitam para divulgar parcerias e novos produtos.
A Cresol, por exemplo, reforçou parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, em reunião no dia 6 de fevereiro, quando recebeu representantes do BNDES para alinhar as novas linhas do programa de crédito rural. A modalidade de crédito é voltada às atividades agropecuárias, incluindo a pesca, a aquicultura, a produção florestal e agroindústrias. Com esse produto, os cooperados da Cresol têm uma linha mais estável, sem depender do Plano Safra ou de políticas públicas – a operacionalização será a partir do início de março. A relação entre Cresol e BNDES é histórica. Os 20 anos de parceria foram transformados em um livro que retrata a trajetória e entregue aos representantes do banco.
O Sicredi disponibilizou R$ 500 milhões para financiamento de veículos, maquinários e tecnologias agrícolas, com condição especial de 0% de taxa flat nos financiamentos via linhas de crédito do BNDES. O sistema de crédito cooperativo também oferece condições especiais para o financiamento de propostas relacionadas à energia solar.
“A movimentação durante a feira demonstra uma estimativa do mercado agrícola ao longo do ano. Por isso participamos do Show Rural com um volume grande de recursos e uma equipe bem preparada para atender às necessidades do produtor rural com as melhores condições para os associados”, analisa o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Nogueira Farias, ao lembrar que na edição 2019, o Sicredi registrou 800 propostas protocoladas que resultaram em um volume de crédito de negócios de R$190 milhões.
No campo dos seguros, a BB Seguros ofereceu soluções para ajudar o produtor rural a gerenciar custos e riscos, auxiliando na reposição de perdas e garantindo o investimento, apresentando, em especial, seu portfólio de seguros rurais, com destaque para nove produtos desenvolvidos para que o produtor rural proteja o seu patrimônio: BB Seguro Vida Agricultura Familiar, Seguro Ouro Vida Produtor Rural, BB Seguro Agrícola, BB Seguro Agrícola Faturamento, BB Seguro Florestas, Seguro Penhor Rural, Ouro Implementos Agrícolas, BB Benfeitoria, Máquinas e Equipamentos Agrícolas e o BB Seguro Pecuário Faturamento.
Além do seguro tradicional, a companhia oferece a modalidade faturamento que tem como proposta uma indenização mais abrangente por incluir a variação do preço da commodity e protege contra perdas causadas por intempéries climáticas e os riscos de preços e de câmbio. Já o BB Seguro Pecuário Faturamento é o primeiro e único produto do mercado a considerar diversos pontos da produção animal para assegurar aos pecuaristas que acidentes, doenças e variações de preço não comprometam a continuidade dos seus negócios.
Na busca de se diferenciar nesse merco, a Sancor lançou o Agro Inteligente é lançado no Show Rural Coopavel. Definido pela seguradora como inédito no ramo agrícola e desenvolvido para agilizar o processo de contratação do seguro rural, o produto contará com um investimento de mais de R$ 3 milhões.
Como parte do projeto, desde o início de dezembro de 2019 a Companhia abriu um novo canal de atendimento para o ramo Agro, o Sancor Agiliza, focado nos corretores para solicitações e dúvidas referentes a demandas comerciais, subscrição, financeiro, sinistro e inspeções de modo ágil e rápido. A Sancor também investiu no desenvolvimento de uma solução digital que integra sensoriamento remoto com dados de clima, pra atender as especificidades do seguro agrícola.
Eventos paralelos
O Show Rural Digital é um espaço de inovação extrema no Show Rural Coopavel, com estandes distribuídos em um terreno de cerca de 4.500 metros quadrados de área coberta, no coração da feira.
Área de hackathon, Villa Startup Biopark, lounges, Flying Arena UPL (Arena de drones com 2.000 metros quadrados) e a Carreta de Negócios Sebrae são destaque nessa áera, permitindo que as pessoas e empresas mais inovadoras do agronegócio troquem experiências, networking e fechem negócios, reinventando a agropecuária brasileira.
No Show Rural Digital a agricultura se funde à tecnologia para agregar aos mais de 280 mil visitantes do evento um local único de inovação, como a segunda edição do Hackathon, realizada no dia 3.
Entre os eventos realizados no Show Rural Digital, esteve o Fórum dos Profissionais de TI das Cooperativas Brasileiras, que aconteceu em 7 de fevereiro. A série de palestras foi aberta pelo dramaturgo e palhaço profissional Márcio Ballas, com o tema “Cocriação e Criatividade”. Desenvolvimento tecnológico, conectividade rural e alternativas para a geração de trabalho e renda no meio rural foram os assuntos apresentados pelo senador gaúcho Luis Carlos Heinze. A inovação no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) foi apresentada pelo superintendente do PTI, o general Eduardo Castanheira Garrido Alves.
Novidade foi o Iguassu Valley Connect Show, fórum criado especialmente para empresas que buscam inovações e novas tendências tecnológicas, que aconteceu em 3 e 4 de fevereiro e visou a desenvolver e discutir alternativas para todos os desafios que são enfrentados atualmente. O evento conta com grandes palestrantes, painéis, TEDs, networking e conexões com startups.
Alexandre Dal Forno, Head de Marketing Corporativo da TIM Brasil, em 5 de fevereiro, ministrou palestra no ‘Villa Startup Biopark’, às 11h30. “A TIM vem pela primeira vez para o Show Rural Coopavel 2020 apresentar ao campo uma solução de conectividade móvel robusta, aberta, escalável e global, que amplie as possibilidades de negócios e produtividade do mercado de agronegócios. Endereçamos assim um problema latente do setor que, apesar do uso intenso de tecnologia, carece de conectividade”, destacou Dal Forno, frisando que “nosso DNA inovador abre caminho para atuar no agronegócio de forma estratégica e investir fortemente em uma rede robusta e acessível que torne a indústria, riqueza do Brasil, agora também conectada”.
Fotos: Divulgação Show Rural Coopavel e Sistema Ocepar