A Rede Brasil do Pacto Global da ONU anuncia a criação da iniciativa “Entre Solos – Semeando Conexões”, uma nova ação de diálogo sobre sustentabilidade no setor de alimentos e agricultura. O Entre Solos é uma plataforma on-line, com uma interface de colaboração que promove boas práticas e o debate baseado em evidências sobre os desafios da produção agrícola na direção de uma cadeia de valor sustentável e comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Os principais objetivos do Entre Solos são promover práticas sustentáveis relacionadas à cadeia de produção agrícola; fomentar o diálogo embasado em informações e experiências sobre a produção agrícola sustentável; revelar o quanto a ciência, inovação e a colaboração podem intensificar a produção e o consumo sustentáveis; engajar diferentes públicos nas temáticas relacionadas aos desafios agrícolas; dar voz a pessoas e iniciativas que contribuem para a sustentabilidade no agro.
Para isso, além da busca por tecnologias inovadoras para tornar a produção de alimentos mais sustentável, bem como, colocar o combate à perda de alimentos como prioridade nas nossas ações, contribuindo para equacionar a insegurança alimentar de mais de 811 milhões de pessoas que não têm alimentos suficientes e para que seja viabilizado o aumento da produção agrícola em 50% até 2050, quando o mundo terá o desafio de alimentar cerca de 9,7 bilhões de pessoas, sendo necessário aumentar em 50% a produção agrícola.
O caminho escolhido pelo Entre Solos envolve a união de empresas, academia, ONGs, entidades de classe, governo e instituições de pesquisa desse setor é ainda mais fundamental. Em um contexto em que milhões de famílias ainda passam fome no mundo, com o Brasil voltando a viver esse problema com mais intensidade, transformar os sistemas alimentares é essencial para alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e colocar alimento mais saudável ao alcance de todos e todas.
“O agronegócio brasileiro sério já sabe o quanto é necessário fazer direito. Sabe que sem processos sustentáveis, não terá futuro. Isso é exigência dos investidores e dos consumidores também. Se quiser exportar, o produtor brasileiro terá que cada vez mais fazer dentro dos processos sustentáveis que conhecemos e que ainda serão desenvolvidos. E a chegada do Entre Solos é justamente para que todos esses stakeholders tenham um espaço de conexão para compartilhar esforços e conhecimento e se comunicar com a sociedade. Vimos na COP26 os compromissos assumidos e sabemos o quanto o agronegócio será fundamental para atingirmos essas metas.
O Brasil tem tudo para se destacar ainda mais no setor e acreditamos que o Entre Solos pode contribuir muito para isso”, afirmou Carlo Pereira, Diretor-Executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. A iniciativa tem como patrocinadores Amaggi, Bayer, Basf e Mosaic, empresas que já se comprometeram com o Pacto Global da ONU. O evento de lançamento do “Entre Solos – Semeando Conexões” contou com o painel “Caminhos para a Produção e Consumo Sustentável de Alimentos”, que debateu sobre a inovação na produção de alimentos, a visão e a responsabilidade do consumidor e os desafios sociais do momento, com as presenças de Marília Regini Nutti, pesquisadora da Embrapa; Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu; Daniel Balaban, diretor e Representante da Programa Mundial de Alimentos da ONU; e Carlo Pereira, diretor-Executivo da Rede Brasil do Pacto Global.