Programa de fidelidade e soluções digitais somam-se a novas variedades de soja e híbridos de milho

A Bayer participou da 36ª edição da feira Show Rural Coopavel, de 5 a 9 de fevereiro de 2024, em Cascavel (PR), levando soluções para a agricultura brasileira e ferramentas digitais que, além de conferirem vantagens aos produtores, aproxima-os da comodidade do digital. Aos lançamentos de cultivares – inclusive desenvolvidos especialmente para a região Oeste do Paraná – e de produtos para proteção de cultivos, a empresa agregou em seu estande novidades relacionadas às suas cinco plataformas de inovação: melhoramento genético, biotecnologia, química, produtos biológicos e ciência de dados. Também ofereceu aos visitantes oportunidades para acumular pontos no programa de fidelidade Impulso Bayer.

Entre as novidades desenvolvidas especialmente para a região, a marca Dekalb introduziu o DKB 242 PRO4, um híbrido superprecoce de alto potencial produtivo com sanidade de grãos, baixo risco de acamamento, boa tolerância a dano de pulgão na espiga e boa qualidade bromatológica. Já a Monsoy apresentou duas novas variedades de soja, ambas com a plataforma biotecnológica de última geração Intacta2 Xtend: M 5921 i2x, que combina alto teto produtivo com precocidade, sanidade radicular e resistência moderada a mofo branco e macrofomina, e a M 5939 i2x, uma ótima opção para compor áreas de refúgio, com alto teto produtivo e resistência a podridão (fitóftora). A Agroeste, por sua vez, focou nos lançamentos para soja e milho, respectivamenete AS 3707 i2x , que combina potencial produtivo, estabilidade produtiva e pacote fitossanitário para a soja; e AS 1991 PRO4, voltado a atualizar o conceito de alta produtividade do milho, com adaptabilidade e estabilidade nos ambientes de produção, sanidade foliar, risco baixo de quebramento do colmo próximo ao nó (greensnap) e precocidade, tudo com a biotecnologia, VTPRO4.

Especificamente no caso da Intacta2 Stend, o portifólio da marca interagiu com o visitante da feira: ao escolher a região, ele teve acesso a variedades recomendadas. Para o manejo de lagartas e daninhas, por exemplo, houve demonstrações da ação da tecnologia e do portfólio de manejo de daminhas Xtend Herbicidas, além de resultados de casos reais. Nesta safra 2024/2025, serão ao todo mais de 160 variedades adaptadas para todas as regiões do país, inclusive para o oeste paranaense.

No segmento de proteção de cultivos, um dos destaques é o pré-lançamento do fungicida Attila, que atua no controle de mofo branco. A doença, conhecida também como podridão-de-Sclerotinia, tem potencial altamente destrutivo. Ataca hastes e ramos de plantas e há relatos de perdas de mais de 30% na cultura de soja quando não controlada. Destaque também para a demonstração dos diferenciais do nematicida Verango Prime, que, segundo Tiago Santos, diretor de marketing da Bayer, “é o único aprovado no país para aplicação em barra, indo além do uso em sulco ou tratamento de sementes, entregando maior comodidade, agilidade e economia de custos na aplicação, que são demandas frequentes de nossa maior prioridade, o cliente”.

O espaço da Bayer no Show Rural da Coopavel ainda destacou os 50 anos do herbicida Roundup, primeiro produto à base de glifosato, que se consolidou como uma das ferramentas mais importantes para o controle eficaz de plantas daninhas, evitando a matocompetição e permitindo melhores condições de cultivo ao viabilizar a implantação do plantio direto.

O portfólio de soluções integradas e o investimento em inovação e qualidade da Bayer puderam ser vivenciados pelos produtores rurais presente ao evento, via visita virtual 360º. Esse tour mostrou as unidades comerciais da Bayer responsáveis pela produção de milho no País, assim como apresentou, em 3D, o processo de produção de soja pela unidade de Petrolina (PI), onde são realizadas atividades de pesquisa, melhoramento genético e seleção de germoplasma.

Soluções digitais

Em espaço especialmente dedicado a soluções agrícolas digitais, a Bayer expôs sua visão para o futuro da agricultura, envolvendo a agregação de inteligência ao campo e permitindo enxergar cada talhão como um ecossistema único. Acreditando que a agricultura regenerativa é fundamental para “produzir mais, com menos, enquanto regeneramos mais”, Carolina Graça, diretora de Sustentabilidade da Bayer para a América Latina, reforçou que a empresa mostrou “como isso pode ser feito na prática”.

Um exemplo é o PRO Carbono, programa de carbono que, durante o Show Rural, entrou em nova fase. ”Entre os destaques estão as alianças firmadas pela Bayer para oferecer benefícios exclusivos e vantajosos para agricultores participantes do programa. Os produtores passam a ter acesso a condições exclusivas e descontos para adquirir sementes para cultivo de cobertura, fornecidos pelas empresas Raix Sementes e AG Croppers, além de facilidades e atendimento exclusivo para instalação de painéis fotovoltaicos da EcoPower Eficiência Energética, empresa referência no segmento de energia solar”, resumiu Graça.

O PRO Carbono demonstra como a ciência e o agro colaboram para regenerar o meio ambiente de forma concreta, em um País de dimensões continentais como o Brasil. Os agricultores participantes comprovaram na prática que não é preciso escolher entre sustentabilidade ou lucro: áreas participantes do programa tiveram um incremento médio de 11% de produtividade ao intensificar a adoção de práticas conservacionistas e um aumento médio de 16% no sequestro de carbono no solo, além de obterem benefícios exclusivos de parceiros por fazerem parte do programa.

“Graças ao trabalho realizado ao longo dos últimos três anos com um time de 35 experts acadêmicos e pesquisadores, mais de 1.900 produtores, empresas do setor, como Embrapa, e todos os dados gerados que incluem mais de 300 mil amostras de solo, temos conseguido apoiar os produtores na transformação de uma agricultura cada vez mais sustentável com a intensificação de práticas regenerativas e sequestro de carbono no solo”, comenta Fábio Passos, diretor do negócio de Carbono para a América Latina.

Esses resultados do PRO Carbono e as soluções agrícolas digitais da Bayer serão vistos de perto em um espaço dedicado durante os cinco dias de feira, com destaque para a Conecta PRO Carbono — plataforma que centraliza todas as informações sobre a produção de grãos e a área produtiva. A partir deste ano, todos os produtores com acesso à Conecta PRO Carbono poderão acessar ferramentas inovadoras que estavam em períodos de teste, como a Footprint PRO Carbono, calculadora que quantifica a pegada de carbono para soja e milho levando em consideração as particularidades da agricultura brasileira, e o Modelo Preditivo PRO Carbono, que simula a dinâmica do sequestro de carbono no solo, sendo especialmente ajustado para as características únicas do solo e clima brasileiros. Desenvolvido por experts da Bayer, em colaboração com Embrapa, sua aplicação reduz significativamente os custos e incertezas associadas à medição dos estoques de carbono, impulsionando projetos de remoção de carbono em larga escala na agricultura tropical

Benefícios e fidelidade

Entre as ações da empresa para estar cada vez mais perto dos produtores e produtoras rurais de todo o País, a Bayer lançou o app Agro Bayer, um novo canal de interação entre a companhia e os clientes que participam do Impulso Bayer, que conta com cerca de 250 mil inscritos. “Somente em contato direto com nossos clientes é possível entendermos ainda mais sobre suas dores e centrarmos esforços para desenvolver soluções que gerem valor para agricultores do Paraná e de todo o país”, afirma o diretor de experiência do cliente da divisão agrícola da Bayer no Brasil, Vinícius Faião, explicando que “a plataforma permitirá acumular pontos, consultar campanhas promocionais, valores de cashback, pontos de distribuição mais próximos do produtor, clima, entre outros. Queremos com o aplicativo facilitar e ajudar nossos clientes no campo”.

Os visitantes da feira também obtiveram condições especiais para já considerarem as soluções da Bayer no planejamento de sua próxima safra. Um QR Code no espaço do Impulso Bayer garantiu aos clientes que fizeram check-in 500 pontos para acumular e trocar por produtos e serviços no marketplace Orbia. A mesma pontuação foi dada aos clientes não inscritos no programa e que aproveitaram a ocasião para fazer o pré-cadastro na feira. E mais: outro QR Code permitiu a ativação de um cupom para obter até 50% a mais de cashback ao realizar compras de defensivos agrícolas de oito marcas participantes desse cashback, inclusive algumas soluções inovadoras recentes, dispensando a necessidade de simulações ou de análises prévias.

Modelos de negócio e soluções digitais

A combinação de dados, informações, insights e soluções possibilitam à Bayer construir novos modelos de negócio para os agricultores que já começaram a se preparar para essa jornada de transformação digital.

“Temos iniciativas sendo testadas e criadas que caminham para entrar em uma fase de expansão, como o Bayer VAlora Milho, que otimiza a densidade populacional no plantio de sementes de milho a partir de recomendações personalizadas, o Barter+, que em vez de médias regionais usa dados reais de produtividade para cálculo do poder de compra em transações de barter, e o Bayer Directo, voltado para a prescrição customizada de nematicida para talhões de soja”, diz Pimenta. “Simultaneamente, temos uma série de iniciativas sendo testadas e concebidas em conjunto com agricultores para os próximos anos”, afirmou Alexandre Pimenta, líder de Climate FieldView para a América Latina.

Por outro lado, nas áreas dedicadas às culturas de soja e milho, será possível conferir os resultados e benefícios obtidos a partir do uso integrado de soluções como o tratamento de sementes com amplo espectro de controle Cropstar, os fungicidas Fox Xpro, Fox Supra e Nativo,o nematicida Verango Prime, os inseticidas Curbix e Connect, e o herbicida Adengo.

A plataforma de agricultura digital Climate FieldView também teve destaque no espaço dedicado a soluções agrícolas digitais. Visitantes puderam explorar na prática as funcionalidades e benefícios da plataforma, conhecer cases de sucesso da região, conversar com especialistas e ver de perto o app FieldView para sistema operacional Android, em lançamento neste ano. Foi possível ainda adquirir produtos no FieldView Shop com condições comerciais exclusivas, além de cursos da Universidade FieldView, que entra em nova fase, com módulos focados no que há de mais novo mercado agro.

“A nova versão da plataforma, lançada simultaneamente ao Show Rural Coopavel, amplia a oferta de cursos que podem ser online ou híbridos, traz conteúdos em parceria com especialistas de renome, além de uma gama inédita de cursos sobre plantio inteligente, mercado de carbono no agronegócio, colheita eficiente e capacitação técnica para atender as demandas em evolução no setor”, comentou a diretora de Sustentabilidade.

A editora do GestAgro 360º, jornalista Katia Penteado, esteve presente ao evento a convite dos patrocinadores.

Foto: Divulgação Bayer