Com recorde em público, Show Rural promove R$ 6,1 bilhões em negócios

A 36ª edição do Show Rural Coopavel entra para a história como a maior já realizada. O presidente Dilvo Grolli anunciou ao final do evento, em 9 de fevereiro, os números finais: 391.316 visitantes passaram pelo centro tecnológico da cooperativa nos cinco dias de feira e o volume comercializado pelos 600 expositores alcançou R$ 6,1 bilhões. Em 2023, o Show Rural recebeu 384.022 visitantes.

“Esse é o maior número da história do Show Rural, que começou em 1989 com apenas 110 visitantes. Esse é o resultado do planejamento e da união de uma equipe comprometida e que quer o melhor para um evento que dissemina inovações para o campo produzir mais, melhor e com sustentabilidade”, afirma Dilvo, agradecendo a todos que, de uma forma ou outra, contribuíram para que o evento acontecesse.

Neste ano, houve recorde também de tecnologias apresentadas para as mais diversas áreas da cadeia do agronegócio. “Cento e sessenta empresas de inovação e startups participaram do Show Rural Digital, mostrando o quanto essa conexão da tecnologia com o campo é forte e inseparável”.

Realizar um evento com essa amplitude exige amor, dedicação, trabalho duro e muita persistência, complementa o coordenador geral, o agrônomo Rogério Rizzardi. A edição de 2025 já tem data para acontecer: 10 a 14 de fevereiro. A missa de abertura será no dia 9 de fevereiro.

Crédito: Assessoria Coopavel

Resíduos têm destinação adequada

A preocupação com o meio ambiente vai além das palestras e convênios firmados ao longo do ano pela Coopavel, ela pôde ser verificada na prática, principalmente durante a realização da 36ª edição do Show Rural. Aproximadamente 200 colaboradores estão envolvidos nos serviços de coleta, limpeza, separação e gestão dos resíduos gerados entre os dias 5 e 9 de fevereiro. 

“Nós temos uma grande preocupação com a gestão dos resíduos, devido ao grande volume gerado, desde as etapas de montagem e desmontagem da feira, além dos dias de realização do evento em si”, comenta a coordenadora da área de Meio Ambiente do Show Rural Coopavel, Lucimar Novaes da Silva. 

Todos os resíduos gerados foram coletados por uma equipe da Coopavel e encaminhados para a Unidade de Triagem de Resíduos (UTR), localizado no final do espaço onde é realizado o Show Rural. Lá eles foram separados entre resíduos passíveis de reciclagem e rejeitos (material sujo) e resíduos orgânicos. “Na UTR esses resíduos são todos separados, os recicláveis são prensados e depois é dada a correta destinação final para cada tipo de material de acordo com práticas sustentáveis”, explica Lucimar Siva.

Dentro do parque foram distribuídas lixeiras diferenciando o descarte desses materiais. “É lógico que enfrentamos ainda um grande desafio, que é a questão cultural, temos muita dificuldade ainda da separação na fonte, no momento da geração. Então, na unidade de triagem fazemos esse trabalho final. São 40 pessoas só cuidando da separação dos resíduos e mais 30 na coleta. São sete equipes fazendo a coleta e levando para a unidade triagem”, relata a coordenadora.

Segundo Lucimar, foram recolhidos algo entre 120 a 140 toneladas de resíduos no parque, no evento como um todo, contemplando todas as etapas do evento. Com o auxílio de uma prensa, cedida provisoriamente pela prefeitura de Cascavel, os resíduos são compactados e armazenados na UTR até ser dada a destinação final. 

Natúlia e Cataê – Como forma de trabalhar a Educação Ambiental e auxiliar as pessoas orientando sobre os destinos corretos de resíduos os personagens Natúlia e Cataê circulam e abordam as pessoas nos espaços do Show Rural. “A Coopavel lançou recentemente o programa de gestão de resíduos chamado Cataê, que tem como objetivo também levar a informação e sensibilização ao público com relação a importância de fazermos a gestão adequada dos resíduos. Isso se estende não só ao Show Rural, mas proporcionar ao visitante que ele entenda a importância de adotar a prática da separação e da sustentabilidade na casa dele também”, explica Lucimar. 

A editora do GestAgro 360º, jornalista Katia Penteado, viajou a convite dos patrocinadores.

Foto: Assessoria Coopavel