De 08 a 10 de agosto o Congresso Andav acontecerá no Transamerica em São Paulo, com temas estratégicos e melhores práticas para o desenvolvimento do profissional de agronegócio, e uma área de exposição com mais de 160 marcas, que apresentarão as tendências desse mercado e os principais lançamentos, produtos e tecnologias para atender as demandas por produtividade e eficiência nas propriedades rurais brasileiras, visando uma produção sustentável e de qualidade. A expectativa é receber ao menos 10 mil profissionais, entre palestrantes, expositores, congressistas e visitantes.
Com o tema central Agroeconomia brasileira: um olhar para o futuro, a Plenária do Congresso Andav contará com a participação de mais de 40 especialistas nacionais e internacionais para tratar dos temas mais relevantes na Distribuição de Insumos Agropecuários. Um dos destaques será o Momento Andav, com a apresentação da 8ª Pesquisa Nacional da Distribuição, pelo presidente executivo da Andav, Paulo Tibúrcio. O estudo organiza dados e estatísticas da distribuição de insumos agropecuários e documenta os desafios e melhorias apontadas pelos associados em todo o País.
Os principais conceitos do Marketing 5.0 serão apresentados pelo professor universitário americano Philip Kotler, considerado o maior especialista e estudioso de marketing no mundo, no encerramento da programação da Plenária no dia 8 de agosto. Em sua apresentação, ele conceituará o processo de cinco etapas de um cliente, passando a conscientização para a defesa, e as novas ferramentas e tecnologias desenvolvidas pelos profissionais do marketing para entender e influenciar os clientes, e falará sobre a mudança de mentalidade de diferentes gerações.
“O trabalho do marketing é criar e moldar o valor percebido aos olhos de diferentes clientes. Por isso, os profissionais precisam mapear cuidadosamente como as commodities passam da agricultura para a produção e a distribuição final em diferentes mercados para compra. Muitos fatores afetam a velocidade e o sucesso desse movimento”, pontua Kotler.
Para ele, diferentes profissionais dos canais de Distribuição devem desenvolver habilidades em criar consciência, interesse e preferência de marca. “As empresas devem concentrar a atenção em três pontos para terem sucesso: gerenciamento de produtos, gerenciamento de clientes e gerenciamento de marcas”, destaca Kotler.
Em sua avaliação, as empresas brasileiras precisam de profissionais de marketing para atingir suas metas de vendas de curto prazo. “Mas, isto não é suficiente. É necessário também profissionais de marketing empreendedores para imaginar novas oportunidades que proporcionem sobrevivência financeira e sucesso a longo prazo”.
Em sua primeira participação no Congresso Andav, Kotler reafirma a importância do evento como um fórum amplo para discussão dos principais temas da Distribuição de Insumos Agropecuários, ao afirmar que o mercado sempre terá opiniões diferentes sobre a aceleração dos planos do Brasil para a distribuição de produtos agrícolas.
Um dos destaques da programação será a apresentação dos resultados da Pesquisa Nacional da Distribuição 2023, realizada pela Andav, que organiza dados e estatísticas da distribuição de insumos agropecuários e documenta os desafios e melhorias apontadas pelos associados em todo o país.
O Congresso Andav 2023 reunirá também mais de 160 marcas, que apresentarão as tendências desse mercado e os principais lançamentos, produtos e tecnologias para atender as demandas por produtividade e eficiência nas propriedades rurais brasileiras, visando uma produção sustentável e de qualidade. A expectativa é receber ao menos 10 mil profissionais, entre palestrantes, expositores, congressistas e visitantes.
O principal encontro nacional da Distribuição de Insumos Agropecuários, marcado entre os dias é uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e organizado pela Zest Eventos.
Temas em debate
- O Cenário Global da Distribuição de Insumos
- Economia e Política: Cenário e Tendências
- Produção Mundial de Alimentos
- Marketing 5.0 para Distribuição
- Branding e Reputação Empresarial
- Comunicação, Educação, Gestão de Pessoas, Impacto social e Sustentabilidade
- Diversidade e Inclusão
- Alternativas Financeiras e Crédito
- Rumos da Governança Corporativa
- Tecnologia e Conectividade
- Meio Ambiente e Crédito Verde
- A Pecuária do Futuro
- Novos Negócios para a Distribuição