Tecnologia com inteligência artificial avalia qualidade de grãos

Start-up de Singapura traz para o Brasil a ProfilePrint, equipamento que permite que vendedores e compradores verifiquem a qualidade dos ingredientes alimentícios (incluindo café, cacau, grãos, sucos etc.) em tempo real, em segundos.

A solução beneficia o produtor, o comerciante e a indústria, permitindo-lhes verificar rapidamente a qualidade de ingredientes, como café e cacau, diminui a pegada de carbono, reduz o desperdício, diminui o tempo de verificação e aumenta os lucros.

A ProfilePrint é uma plataforma de análise preditiva e prescritiva de ingredientes alimentícios, movida por uma tecnologia patenteada de inteligência artificial que sintetiza parâmetros inter-relacionados complexos e dados sensoriais em uma única “impressão digital”, prevendo rapidamente a qualidade e o perfil de uma amostra de alimentos em segundos. Com 10g de amostra, o analisador adquire a “impressão digital” única, sem destruir a amostra, e fornece os resultados em tempo real. Ao invés de rótulos, relatórios ou QR codes, a ProfilePrint analisa as amostras diretamente em nível molecular e pode ser usada de forma integrada pelas partes interessadas na cadeia de suprimentos, recuperando resultados em tempo real de qualquer lugar.

A ProfilePrint, sediada em Singapura com presença global e escritórios de vendas na Bélgica, Japão e China, já colocou a solução em mais de 30 cidades globalmente incluindo África, Ásia, Austrália, Europa e Américas do Norte e do Sul. Ela chega à América Latina está passando por uma forte demanda por produção agrícola e está rapidamente se tornando um celeiro mundial. As exportações agrícolas da região representam atualmente 16% do total das exportações globais de alimentos e produtos agrícolas. Um dos desafios enfrentados pela indústria agroalimentar na América Latina é a fragmentação entre grandes fabricantes de alimentos e fazendas com práticas e tecnologias avançadas e pequenos produtores de alimentos e agricultores que operam principalmente na informalidade e muitas vezes carecem de recursos e tecnologia para melhorar a produtividade e adotar mais práticas agrícolas sustentáveis.

Nos últimos dois anos, a ProfilePrint tem trabalhado com parceiros importantes (Associação Nacional do Café da Guatemala, Louis Dreyfus, Olam, Sustainable Harvest e Sucafina) em toda a LATAM para enfrentar alguns desses desafios, incluindo o desenvolvimento e implantação de I.A. soluções para avaliação da qualidade e sabores de grãos e ingredientes.