Realizado há 35 anos, o Show Rural é organizado pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial e desde o início conta com a indispensável colaboração de órgãos públicos e empresas ligadas à agropecuária. Entre esses parceiros antigos estão Embrapa, Apasem e IDR, que, de 6 a 10 de fevereiro, em Cascavel (PR), apresentarão muitas novidades.
A Embrapa, por exemplo, fará o lançamento de duas cultivares de soja e outra de feijão. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, também vai apresentar aos visitantes a publicação Plantas que os polinizadores gostam e terá atrações diversas na Vitrine de Tecnologias e Vitrine Tecnológica de Agroecologia Vilson Nilson Redel. Ela também participará do Show Rural Digital.
A Apasem (Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas), em 8 de fevereiro inicia mais uma fase da Campanha de Combate à Pirataria de Sementes no Paraná. Há consenso entre as diversas entidades do agro que a semente é o seu principal insumo e, por isso, ações precisam ser desencadeadas continuamente para orientar sobre a importância dela para essa cadeia produtiva.
Sustentáveis
Outro antigo parceiro do Show Rural é o IDR (anteriormente conhecido como Emater e Iapar). O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná expõe novidades em uma área de 25 mil metros quadrados. Uma das preocupações do órgão sempre foi com a proteção do meio ambiente, da vida e dos mais diferentes recursos naturais. Por isso, a sustentabilidade recebe atenção especial nas apresentações do órgão.
Neste ano, entre os focos do IDR estão os bioinsumos e novidades nas áreas da agroindústria familiar, piscicultura, pecuária de leite, fruticultura, saneamento rural, artesanatos, lavouras e olericultura.
O GestAgro 360º estará presente a convite dos organizadores.
Foto: Assessoria