Agroindústria cresce novamente e acumula uma expansão de 1,3% em 2022 informa FGV Agro

De acordo com a pesquisa mensal do FGV Agro sobre a Agroindústria, em novembro de 2022, a produção agroindustrial registrou uma alta de 3,4% em relação ao mesmo mês de 2021, correspondendo ao nono mês consecutivo sem contração.

A expansão do mês foi puxada, exclusivamente, pelo segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, cuja alta foi de 7,9%. O segmento de Produtos Não-Alimentícios, por sua vez, registrou queda do seu volume de produção, de 1,2%. Com isso, a expansão acumulada no ano da produção agroindustrial é de 1,3% (janeiro a novembro de 2022 frente ao mesmo período do ano anterior).

Vale ressaltar que a Agroindústria deverá encerrar o ano de 2022 com uma variação positiva frente a 2021 (em torno de 1,4%) apesar do primeiro semestre do ano ter sido bem desconfortável. No entanto, destaca-se que esse crescimento virá, notadamente, do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, uma vez que o segmento de Produtos Não-Alimentícios só fechará o ano em campo positivo se, em dezembro de 2022, registrar uma variação interanual igual ou superior à 1,7% – algo que não foi observado nos últimos dois meses.

O estudo na íntegra está no anexo 1.pdf

Foto: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil