Modernidade, tecnologia e produtividade, assim como agilidade e eficiência no o atendimento aos clientes, são princípios da Inova, rede de distribuição de máquinas da John Deere em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Na busca e trazer por soluções mais sustentáveis e ágeis para o mercado, inaugurou, em 12 de dezembro de 2022, o primeiro Centro de Reforma de Componentes (CRC) da marca na América Latina.
O novo espaço, localizado em Contagem (MG), recebeu investimento de mais de R$ 2 milhões, soma 515 m² e inicialmente atenderá os componentes da linha amarela, voltados para as áreas de construção e mineração, mas também aplicados a atividades da agropecuária. Em 2023, o espaço estará apto para atender todo o portfólio da Inova, que inclui os setores de agronegócio e pavimentação.
Com o lançamento, a empresa pretende contribuir para que os produtos atinjam seu melhor desempenho. Os clientes estavam em constante busca por reduzir seus custos e por um atendimento mais ágil, para garantir um menor tempo da máquina parada e rentabilizar os investimentos. “Muitas vezes era necessário realizar a troca completa de um componente, o que onerava bastante os custos totais de manutenção, além de aguardar a peça chegar. Agora com o Centro de Reforma, o tempo de reparação será reduzido em 25%, pois a equipe contará com ferramentas e mecanismos que vão possibilitar que o problema seja identificado de maneira mais rápida e precisa e teremos casos que chegaremos a 70% de redução no custo de reparação, mantendo a qualidade e garantia que a peça nova proporciona”, afirma o diretor de pós-venda da Inova, Eliel Bartels.
No momento em que o cliente percebe que o equipamento apresentou algum problema, ele entra em contato com a Inova, que envia um técnico no local para realizar um diagnóstico mais completo. E como um dos aliados da John Deere está o JDLink, um sistema de telemetria que disponibiliza informações que podem ser analisados a partir do Operations Center. Entre seus benefícios está o gerenciamento de dados, que anteveem problemas e otimizam a manutenção, reduzindo consideravelmente o tempo de máquina parada.
No local, serão oferecidos serviços de desmontagem, inspeção, elaboração de relatórios técnicos, montagem e teste de performance para reparar os motores, eixos e transmissões das máquinas. Além disso, um diferencial será o incentivo a ações sustentáveis por meio da utilização de peças remanufaturas nos reparos. Com a análise feita pelo CRC, o cliente poderá optar por uma peça totalmente nova ou retrabalhar o elemento que está danificado, restaurando o seu uso e tendo a garantia da Inova que a peça irá funcionar como uma nova. Isso permite que o cliente tenha gastos menores e que a quantidade de lixo emitida seja reduzida.
Para alcançar tal nível de atendimento, foram contratados 25 colaboradores externos e oferecidas mais de 300 horas de treinamento para que cada colaborador esteja apto para receber as novas demandas. O esperado, também, é que até o final de 2023 haja mais R$ 2 milhões investidos para o desenvolvimento do espaço.
“Não importa qual seja a falha, o CRC está preparado para solucioná-la. Inicialmente esperados uma recuperação média de 30 componentes por mês, possibilitando que os clientes tenham acesso a novos recursos e melhoria constante nos processos”, destaca diretor de pós-venda da Inova Máquinas, Eliel Bartels.
Com o objetivo de elevar ainda mais o atendimento aos clientes e contribuir para que as máquinas tenham menos tempo de parada, o CRC aposta em modernização. “No Centro de Reforma de Componentes da Inova haverá também toda a tecnologia conectada e suporte oferecido pela John Deere. A inovação está no DNA da companhia, por isso, há um investimento contínuo, a fim de garantir que os clientes possam alcançar melhores resultados, fornecendo meios para tornar os reparos mais inteligentes e sustentáveis”, afirma Thomas Spana, gerente de Vendas da Divisão de Construção da John Deere Brasil.
Foto: John Deere/Inova