Transparência nas operações, responsabilidade socioambiental das empresas e a sustentabilidade na cadeia agro

O agronegócio é um dos setores mais relevantes da economia nacional e, por isso, é de extrema importância que as atividades atendam aos padrões de conformidade estabelecidos para garantir a sustentabilidade dos negócios e da cadeia de produção como um todo. Esse tema norteará a mesa-redonda Compliance e Governança, que será promovida no quarto dia do 2º YAMI – Youth Agribusiness Movement International, evento realizado entre os dias 26 e 29 de outubro, das 15h30 às 17h, de forma on-line.

“Essas questões estão em evidência nas discussões do setor devido à exigência cada vez maior de que as empresas estejam em absoluta conformidade com a legislação, certificações e princípios éticos, além de alinhadas com as novas expectativas de conduta”, explica o professor, jornalista e curador de conteúdo do YAMI, José Luiz Tejon.

O departamento de Compliance trabalha diretamente no incentivo à transparência em todas as operações, sendo fundamental para a competitividade do setor e a manutenção de uma relação saudável entre as partes envolvidas, como produtores rurais, clientes e parceiros. “A maneira como tais regras são implantadas e monitoradas varia muito. Por isso, traremos para o YAMI profissionais capacitados e especialistas no tema, em diferentes âmbitos, para explicar e debater o assunto”, ressalta a show manager do evento, Carolina Gama.

O painel terá como moderadora a advogada especialista em agronegócios, Ticiane Figueiredo e os debatedores: Amanda Pahim de Souza, advogada tributarista, especialista em Direito Tributário no Agronegócio pela FGV; Pedro Puttini Mendes, advogado, consultor jurídico e professor nas áreas de Direito Agrário, Ambiental, Família e Sucessão e José Carlos Vaz, advogado, consultor jurídico, ex-presidente do Conselho da Embrapa.

“Observamos uma demanda crescente, por parte dos consumidores e parceiros, de que as empresas sejam cada vez mais responsáveis social, ambiental e institucionalmente. A credibilidade está diretamente ligada às ações praticadas e será cada vez mais cobrada no futuro. Por essa razão, o debate se torna importante entre os membros da nova geração do agronegócio, que serão os responsáveis em dar andamento a esse movimento no setor”, finaliza a show manager.

A programação completa do evento já está disponível em http://yamimovement.com.br/. Os interessados em fazer a inscrição para o 2º YAMI podem acessar https://inscricao.yamimovement.com.br/visitantes/inicio.php.

 GestAgro 360° é apoiador de mídia do evento.