Agronegócio e open innovation em corporações: tema de palestra da ICL em evento de inovação

A ICL, líder global que utiliza seus recursos exclusivos e capacidade tecnológica para desenvolver soluções impactantes em nutrição e fisiologia de plantas, em 9 de novembro, às 15h30, no espaço Agro RIW Tech, estará no Rio Innovation Week, que acontece de 8 a 11 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). Uma das empresas mais inovadoras do País e listada entre as principais em inovação no agronegócio brasileiro, a ICL participa com palestra de seu vice-presidente de Marketing e Inovação, Ithamar Prada. A apresentação trata de inovação aberta nas corporações e apresenta como a companhia vem desenvolvendo esse trabalho em programa global com foco em Inovação e temas como Sustentabilidade.

Além de ser um pilar de negócio, a Inovação é um dos valores da companhia e que se traduz em um time de pessoas engajadas, infraestrutura de P&D diferenciada, parcerias múltiplas formando um único ecossistema. “Temos diversas iniciativas relevantes em Inovação. Por exemplo, criamos em 2019 um programa de inovação aberta dentro da companhia, chamado BIG (Business Innovation for Growth) com o objetivo de coletar ideias, analisá-las, e transformá-las em projetos, ouvindo todas as vozes da ICL, o que tem gerado, além de motivação e ideias espetaculares, cases de sucesso nos negócios e para a sociedade, que une inovação e sustentabilidade, afirma Prada (foto).

Para colher as ideias, a ICL implementou a plataforma BIG, na qual o colaborador e sua equipe, de até cinco pessoas, inclui todas as informações detalhadas sobre a inovação que está sugerindo e o plano para atingir os resultados. Em 2022, o Brasil foi reconhecido com o time mais inovador do mundo, pela ideia de tratamento de efluentes com microalgas pautado nos pilares de sustentabilidade e inovação da ICL.

Além do BIG, a ICL possui também programas como o ICL Planet, que visa integrar os grandes desafios atualmente, tanto mundiais como os da companha, com o que vem sendo feito por empreendedores, startups e meio científico, dando oportunidades para essas pessoas terem o suporte da companhia para desenvolverem seus planos e, com isso, acelerando de forma significativa a inovação em diversos temas. “A inovação da companhia está voltada a grandes temas mundiais, dentre eles produção de alimento, todos os temas voltados à sustentabilidade na agricultura e até temas que não estão voltados diretamente ao negócio, como a cadeia de armazenamento de energia para veículos elétricos”, explica Prada.

O evento foi reconhecido em sua primeira edição, em 2021, como o principal evento de inovação e tecnologia da América Latina.

Foto: Divulgação RIW