Boas práticas agrícolas ganham aplicativo desenvolvido pela Bayer

Vencer os desafios da agricultura moderna é a meta dos produtores que, para isso, precisam ter acesso ao máximo de soluções e informações possíveis que os ajudem a lidar com questões climáticas, controle de doenças e, assim, tomar as melhores decisões de manejo. Buscando contribuir com o produtor a elevar índices de produtividade, a Bayer investe no fomento a boas práticas no campo, que vai além dos cuidados com a lavoura, e exige atenção especial à capacitação de trabalhadores rurais, que são responsáveis pelo plantio, aplicação de defensivos agrícolas e manejo da lavoura. 

Para atender o mercado também em formação de mão de obra, a empresa lançou aplicativo sobre boas práticas agrícolas – didático, explicativo, inclusivo e interativo em realidade virtual e aumentada direcionado ao trabalho agrícola – busca atender a crescente digitalização das lavouras. Adriana Ricci, gerente de Stewardship da Bayer, explica que a empresa precisa levar treinamento de modo rápido, inovador e acessível para o campo, mas que às vezes é difícil estar presente em todos os momentos do produtor na lavoura. “Trazermos algo digital é um modo ágil e eficaz de transmitir a mensagem de boas práticas. Ao ler uma informação na bula, pode haver um entendimento errado, mas com vídeos e linguagem prática, a assimilação e interpretação podem ser mais assertivas”.

O interessante neste sistema operacional, disponível para dispositivos com iOS e Android, é a capilaridade que ele possui de difundir as boas práticas do campo. Por meio da realidade aumentada, por exemplo, é possível acessar vídeos explicativos sobre a bula de defensivos da Bayer, pois seu real entendimento é extremamente importante para conseguir o melhor e mais seguro uso da solução. Outro ponto positivo do aplicativo são as capacitações disponíveis em realidade virtual sobre tecnologia de aplicação e regulagem de máquinas e uso de EPIs.

Outra solução se destaca nesse universo na Bayer: a plataforma Climate FieldView™, lançada no Brasil em maio de 2017, que integra informações de solo, plantio, monitoramento, pulverização e colheita em um só lugar e permite que o produtor gerencie suas operações com mais eficiência e maximize seu potencial de produtividade; e um aplicativo sobre boas práticas agrícolas recentemente colocado no mercado. 

Desenvolvida pelo braço de agricultura digital da empresa, a Climate, a plataforma Climate FieldView™ coleta e processa automaticamente dados de campo de forma simples e integrada, gerando mapas e relatórios em tempo real – tudo acessível por celular, tablet ou computador. “É a agricultura metro a metro, no detalhe”, aponta o gerente de Clientes da empresa, informando que, um ano após o lançamento, a ferramenta já foi adotada em 800 mil hectares no País.

Segundo o líder da Climate para a América do Sul, Mateus Barros, a Climate FieldView™ chegou ao Brasil para ajudar os agricultores a visualizar e analisar as informações que são geradas nas operações agrícolas e depois tomar decisões operacionais essenciais durante a safra. “O agricultor toma diversas decisões durante a safra que podem impactar seu resultado ao fim do ciclo. Com a plataforma Climate FieldView™, nós o ajudamos a tomar essas decisões e a corrigir problemas que podem afetar um ano inteiro de planejamento”, afirma Barros.

Com essas inovações, a Bayer “oferece soluções sob medida que vão além de sementes, biotecnologia e proteção de cultivos, mas também em tecnologias e serviços digitais, orientando os produtores sobre a importância do manejo integrado como forma de prevenir possíveis prejuízos na lavoura”, comemora Cassiano Medeiros, gerente de Clientes da Bayer.

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