Abitrigo: congresso favorece estabelecimento de novas conexões em prol do desenvolvimento do cereal no País

Com o objetivo de fortalecer e promover o crescimento da cadeia triticultora brasileira, o 29º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, evento organizado pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo – Abitrigo, será realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2022, em formato híbrido. A participação presencial será promovida, no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, em Foz do Iguaçu (PR).

“Este ano, além de reunirmos o setor para compartilharmos conhecimentos e debater o futuro da cadeia do trigo, o Congresso será uma oportunidade de estabelecermos novas conexões em prol do desenvolvimento do cereal no país”, explica o Presidente-Executivo da Abitrigo Rubens Barbosa.

“Conhecer melhor o contexto em que estamos inseridos atualmente é o ponto de partida do 29º Congresso Internacional da Indústria do Trigo. A partir deste primeiro panorama, nossa programação contará com painéis de extrema relevância à cadeia do trigo, que é influenciada por fatores geopolíticos e econômicos e suas consequências”, explica Barbosa.

A programação tem início com palestra sobre geopolítica e perspectivas econômicas, com coordenação de Barbosa e participação do cientista político Fernando Schuler, que abordará questões referentes à política e à economia internacional. Compõem o evento mais quatro painéis com os temas: “O mercado do trigo”, “A visão das mulheres na gestão do negócio do trigo”, “Tendências do Mercado Consumidor” e “Inovações e Tecnologias no Brasil e no Mundo”.

O evento conta, também, com três workshops que abordarão temas de interesse para o setor. “Pretendemos aproveitar a oportunidade e a presença de importantes tomadores de decisão para debater o mercado do trigo e suas projeções para o futuro, por meio de análises sobre os movimentos de mercado e das questões que impactam diretamente os negócios”, reforça Barbosa.

O Congresso Internacional da Indústria do Trigo é tradicionalmente conhecido por reunir importantes players do setor para analisar as propensões e expectativas para o mercado mundial e nesta edição não será diferente. “Esperamos contar com a presença de executivos e empresários dos principais setores envolvidos na produção, moagem e derivados do grão”, destaca o Presidente-Executivo da Abitrigo.

Em paralelo ao evento, será realizada a Feira de Negócios, com apresentações e ofertas de produtos, máquinas, equipamentos e sistema e tecnologias de ponta. “Além de debatermos os desafios enfrentados pelo setor nos últimos anos, as novas demandas dos consumidores e as oportunidades futuras, os participantes do 29º Congresso Internacional da Indústria do Trigo terão a chance de fechar importantes negócios, a fim de dar continuidade ao desenvolvimento da cadeia”, finaliza.

O GestAgro 360° é apoio de mídia do evento.

Segurança Alimentar e o Mercado do Trigo

Estes temas que impactam diretamente a indústria tritícola serão abordados no segundo dia de evento, em painel moderado pelo jornalista especializado em agronegócio e marketing José Luiz Tejon, com a participação do coordenador do FGV Agro Roberto Rodrigues e do consultor privado do mercado de trigo Pablo Maluenda.

“O trigo é o grão fundamental que está na mesa dos brasileiros. A busca pela autossuficiência deste cereal no Brasil é uma realidade, que está a caminho da concretização. Além disso, a faixa tropical do planeta tem uma missão única de contribuir para a alimentação da crescente população mundial”, destaca Tejon.

Para o consultor privado do mercado de trigo Pablo Maluenda, o cereal é fundamental para a alimentação da população mundial, e sua produção responsável e sustentável é um dos desafios para os próximos anos.

“O trigo é a cultura básica para cerca de 35% da população mundial. Em mais de dois terços do trigo do mundo é usado para alimentação. A melhoria da segurança alimentar dependerá do uso e gestão sustentável dos recursos, incluindo terra e água. Encontrar o equilíbrio certo entre segurança alimentar e nutricional, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas continuam sendo os principais desafios para sistemas alimentares sustentáveis”, acrescenta Maluenda.

Tendências, inovação e tecnologia

O terceiro painel do evento, cujo tema é “Tendências do Mercado Consumidor”, discutirá os novos rumos no consumo de alimentos, massas, biscoitos e pães, com a participação do Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), Cláudio Zanão, da analista de pesquisa da Euromonitor International Mikaely Correa e do fundador e Presidente da “La Panière”, Pascal Cantenot, com moderação do Presidente da Moageira Irati Marcelo Vosnika.

“Acredito que será uma troca muito rica porque é um painel com palestrantes de diferentes perfis que agregarão análises em suas respectivas categorias de especialização. Nós contribuiremos com dados de mercado (global e local) e tendências do consumidor e da indústria de alimentos, evidenciando as categorias de produtos que utilizam o trigo como um dos seus principais insumos de fabricação, mostrando cases inspiradores no Brasil e no mundo”, destaca Mikaely Correa.

“Levaremos para as empresas insights assertivos de tendências de consumo que podem agregar no produto ou serviço ideal. Isso é primordial para que o negócio esteja preparado e atualizado, aumentando, consequentemente, as chances de vendas”, reitera Cláudio Zanão.

O painel 4, o último do congresso, cujo tema é “Inovações e Tecnologias no Brasil e no Mundo”, abordará como as tecnologias existentes no mercado podem ser aproveitadas pelos negócios. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, e o Cofundador da AAA Inovação e Fundador da Disrupt Investment and Innovation, Arthur Igreja, mediados pelo Presidente do Conselho Deliberativo da Abitrigo, Rogério Tondo, farão parte deste debate.

“A expectativa para o evento é muito alta. São tantas novas tecnologias disponíveis no mercado, inúmeros tópicos para se debater e tentar entender como isso se aplica aos negócios. Também será feito um balanço do que fica como tendência sólida pós-pandemia. Será uma oportunidade para discutir, ainda, sobre o cenário tecnológico, das inovações, das novas experiências e quais pontos precisam de atenção nesse contexto”, afirma Igreja.

Papel da mulher na indústria moageira

Pela primeira vez o Congresso Internacional da Indústria do Trigo terá em sua programação um painel 100% feminino. O evento debaterá em sua programação a visão das mulheres na gestão do negócio do trigo, na 29ª edição, que será realizada entre os dias 25 e 27 de setembro em formato híbrido, sendo o presencial na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

A presidente do Moinho Globo, Paloma Venturelli, fará a moderação do painel, que terá a presença, ainda, da CEO do Mulheres do Agronegócio Brasil Andrea Cordeiro, da CEO do Grupo Dallas Dorcy Zorzo e da Diretora Geral e Vice-presidente da Buaiz Alimentos Eduarda Buaiz. Todas elas debaterão questões de gestão no setor tritícola sob a ótica feminina.

Paloma Venturelli destaca que essa é a primeira vez que o evento dedica um painel para debater o papel e a importância da presença feminina no setor, destacando os seus avanços e conquistas. “É um espaço totalmente novo. Essa é a primeira vez que teremos um painel composto apenas por mulheres no evento. Acreditamos que nós mulheres temos muito a contribuir para o setor, tendo em vista que, cada vez mais conquistamos espaços nas indústrias, inclusive m cargos de alta gestão”.

Como presidente de moinho, Venturelli acredita que este debate incentivará as demais mulheres do setor a buscarem crescimento profissional e também compartilhar os resultados alcançados por aquelas que já estão em cargos decisivos. “A ideia do painel é trazer mulheres que já são líderes de moinhos de trigo no Brasil para completar e contribuir com seu ponto de vista das melhores práticas de gestão de empresas do nosso segmento. Vamos mostrar um pouco das iniciativas e práticas ‘vencedoras’ que vemos no dia a dia e que trazem excelentes resultados para companhia”, destaca.

O painel pretende, por meio dos exemplos das participantes, debater as principais práticas de gestão, analisando os resultados e avanços obtidos pelo setor moageiro, levantando quais são as principais práticas e o posicionamento de mercado que ajudam na diferenciação para ter uma maior competitividade. “É muito importante abrirmos esse espaço de discussão. Cada vez mais acompanhamos esse movimento de mulheres trabalhando no agronegócio e na agroindústria e, esse painel reforça a importância de estarmos atentos a isso, observando os pontos de vista de homens e mulheres, que são complementares e que trazem o equilíbrio para as organizações”, afirma Paloma Venturelli.

Para Rubens Barbosa o debate desse painel será enriquecedor para o evento como um todo. “As mulheres estão cada dia mais presentes em nossos eventos e ações, por serem peças fundamentais nas organizações. Trazer um painel dedicado a debater e apresentar o trabalho realizado por elas em prol da indústria moageira nacional é uma forma de destacar a importância da crescente presença feminina no desenvolvimento do setor”, ressalta.

“Abrir esse espaço amplia o incentivo e o convite para que mais mulheres do setor participem e contribuam com o Congresso. Sabemos que os moinhos possuem muitas mulheres em diversos cargos que possuem muito à contribuir para o segmento e a expansão do trigo no nosso país”, finaliza Paloma.

Workshops – As empresas Bühler e IFF, patrocinadoras do evento, organizarão workshops temáticos durante a programação do dia 26 de setembro. O seminário promovido pela Bühler, “Nova era da Seleção Óptica: Maximizando Performance com Tecnologia Digital”, será ministrado pelo supervisor técnico comercial para seleção ótica de trigo e centeio da empresa Robson Bruner.

Já a IFF discutirá o tema “Como potencializar a performance da farinha nacional a partir de diferentes trigos?” em seu workshop, que será apresentado pelo seu especialista de aplicação senior para pães artesanais em moagem de trigo João Ricardo Camilo Dias.

Foto: Imagem de fabrikasimf no Freepik