Trator a biometano foi um dos destaques de fabricante de máquinas agrícolas e de construção

Colheitadeiras, plantadeiras, tratores, incluindo modelo a biometano, foram apresentados pela New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, na Agrishow. No total, como informou Carlos Lambro, presidente global da marca, “o Brasil continua muito forte, enquanto o mercado norte-americano está parando, tanto que, em 2021, foi um ano recorde para máquinas em âmbito mundial. Investimos mais de US$ 800 milhões em novos produtos o que possibilitou o lançamento mundial de novos produtos, como o trator a biometano”. Comprovando sua informação, Lambro comentou que a no ano passado a América do Sul, “no faturamento global da NHAG, 20% é originado nessa região, com destaque para o Brasil”.

Por esse motivo, a Agrishow mereceu atenção especial da fabricante de máquinas. Como explica Cláudio Calaça Júnior, diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América Latina, “são 24 novos modelos, como plantadeiras de 36 e 40 linhas, que planta até 80 hectares com uma caixa de semente, em todas as condições de plantio; os tratores T5.110 S e a biometano”. Complementando a linha de produtos para a agropecuária, no mesmo estande, a New Holland Construction apresentou novas motoniveladoras Série EVO.

Entre os destaques do estande este ano estiveram as mais modernas tecnologias de automação em colheitadeiras, com inteligência artificial, e ferramentas de agricultura digital voltadas para todos os perfis de produtores, independentemente do tamanho da operação. Na área central do estande esteve posicionado o Espaço de Agricultura Digital, que trouxe o que há de mais moderno em soluções que ajudam desde o pequeno ao grande produtor a terem a informação de que necessitam para a melhor tomada de decisão. O local contou com painel de LED onde foi possível acompanhar o diferencial do uso da tecnologia em campo, além de diversos monitores interativos por onde os clientes puderam conhecer todas as tecnologias disponíveis para cada etapa do ciclo produtivo. Também foi possível conhecer a Central de Inteligência para monitoramento das máquinas em tempo real.

“A agricultura digital hoje está mais do que presente no campo e a tendência é que continue evoluindo e ganhando espaço. Assim como nas cidades, nós temos contato o tempo todo com a tecnologia digital, no campo isso também ocorre. Hoje é natural ser digital, inclusive para os agricultores. Nesse sentido, como marca, mostramos que temos a solução ideal para todos os perfis de produtores, independentemente do tamanho da operação. Desde um simples aplicativo para smartphone que ajuda a controlar o gasto de combustível e a velocidade correta de operação do trator até grandes máquinas 100% conectadas, que geram dados sobre o seu funcionamento e sobre a operação agrícola”, observa Gustavo Taniguchi, diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América Latina.

No ambiente do Espaço de Agricultura Digital, os visitantes viram o funcionamento da Central de Inteligência (Control Room), destinado ao monitoramento a distância das máquinas agrícolas em campo, antecipando eventuais problemas que possam ocorrer nos equipamentos e fazer atualizações de softwares sem a necessidade de deslocamentos. A Central de Inteligência suportará o cliente no dia a dia, otimizando a operação e reduzindo o tempo de máquina parada.

O espaço também apresentou soluções conectadas para a gestão da fazenda, juntamente com os portais de telemetria, suporte e treinamento da New Holland – o MYPLMCONNECT e o MYNEWHOLLAND, respectivamente. Essas ferramentas possibilitam ao produtor monitorar a frota, gerenciar os dados agronômicos, dar suporte às operações agrícolas e aprimorar a gestão da propriedade, com dados que podem ser acessados da própria máquina, do escritório ou da tela do smartphone.

Essas ferramentas, aliadas a um conjunto de alta tecnologia, possibilitam maior capacidade para atender a demanda por agricultura de precisão do campo. A telemetria, envio de dados do campo para o escritório, auxilia no planejamento e gestão das fazendas, permitindo a otimização dos recursos, o que gera economia de insumos e ganhos de produtividade, além de ser uma aliada do meio ambiente por evitar, por exemplo, o uso excessivo de defensivos químicos e reduzir a queima de combustível.

Os visitantes também conheceram de perto os produtos do AGXTEND, um ecossistema completo de soluções baseadas em inovação, servitização e sustentabilidade dedicadas à agricultura de precisão, que atuam no campo para promover uma melhor preparação do solo, bem como otimização do plantio e trato cultural.

Além disso, foi possível acessar, por meio dos monitores do Espaço de Agricultura Digital, a nova plataforma exclusiva para o comércio eletrônico (e-commerce) de peças para maquinário agrícola da New Holland. Por meio do novo site, que será lançado durante a Agrishow, os clientes terão como comprar componentes com garantia de fábrica sem precisar sair de casa. Basta acessar via celular, tablet ou computador o endereço https://loja.newhollandag.com.br/ para visualizar o catálogo de peças genuínas da marca a partir de qualquer ponto do país.

CR Intellisense – Dotada de uma tecnologia com inteligência artificial, a nova colheitadeira CR Intellisense apresentou aos clientes da New Holland um novo conceito de colheita, ainda mais precisa e perfeita, que ajuda a aumentar a eficiência das lavouras. A tecnologia premiada, que agora chega ao Brasil, realiza de maneira automática diversas regulagens da máquina, aumentando a eficiência e a produtividade em tempo real. Ela vem sendo aplicada nas colheitadeiras da marca produzidas na Europa desde 2018 e tornou-se um grande sucesso naquele continente pela facilidade de operação e precisão que traz embarcada.

“Com o Intellisense, o produtor consegue escolher entre 4 diferentes ‘estratégias’ de colheita, de acordo com a condição da lavoura e o objetivo que pretende atingir. São elas: qualidade de grãos; perdas reduzidas; taxa fixa de colheita; e máxima capacidade. Apesar de ser o sistema mais sofisticado de colheita do mundo, a tecnologia é simples de operar”, explica Cláudio Calaça. O Intellisense virá de fábrica embarcado nas novas CR 9.90, e será opcional para as CR 7.90 e CR 8.90.

“Essa tecnologia não vem para substituir o operador, mas sim para somar a experiência e percepção humana a rapidez nos ajustes e entendimento das transições de condição, formando um time imbatível na colheita. Com isso, é possível obter a capacidade máxima de colheita de acordo com a condição da lavoura”, complementa Calaça.

Trator a biometano – Outro destaque do estande da New Holland é o primeiro trator do mundo movido a biometano, que foi lançado comercialmente no Brasil neste ano, durante o Show Rural Coopavel (PR). Ele foi apresentado ao público pela primeira vez – ainda como um protótipo – na Agrishow de 2019. Agora retorna ao evento como um novo produto, disponível para os agricultores brasileiros. Cinco unidades estão operando no Brasil

Esse tipo de trator inaugura um novo segmento de máquinas agrícolas. Ele dá ao agricultor a possibilidade de utilizar o biogás gerado dentro da propriedade (a partir dos dejetos dos animais ou resíduos de cana-de-açúcar, por exemplo) para abastecer o equipamento, aproveitando o chamado ciclo virtuoso da propriedade, que se torna cada vez mais autossuficiente do ponto de vista energético e ambientalmente correta. No comparativo com um trator convencional, a redução das emissões chega a 80%.

Novo T5.110 S – Ainda na linha de tratores, outra novidade da marca é o T5.110 S, que vem para ampliar o portfólio da New Holland com base em diferencias como tecnologia, força, robustez, confiabilidade, conforto e simplicidade de operação, juntamente com características técnicas que permitem atender aos mais diversos tipos de implementos.

“O nosso objetivo é ampliar a oferta de tratores de média potência no Brasil. Estes novos modelos apresentam um melhor desempenho e eficiência de transmissão, hidráulica e tomada de força, tornando-se bastante competitivos num mercado voltado a pequenos e médios agricultores profissionais”, destaca Calaça.

O T5.110 S agrega destaques em sua configuração ques o fazem um dos tratores mais completos e potentes da categoria, com 111cv de potência nominal. Com uma transmissão semiautomática, com 4 velocidades, aliada a um sistema de reversor eletro-hidráulico, trocas de marchas suaves e o conforto de uma cabine espaçosa e silenciosa, ele é o trator perfeito para o agricultor que passa longas horas em operação no campo.

Novas motoniveladoras Série EVO

A New Holland Construction, marca da CNH Industrial, leva à Agrishow 2022 novidades para atender à crescente demanda dos produtores rurais em termos de produtividade, eficiência e rentabilidade, apresentando suas máquinas da linha amarela versáteis ao agronegócio, como a novas motoniveladora Série EVO. A marca também reuniu na feira duas paixões dos brasileiros: o futebol e o agro, expondo, no seu estande, o troféu da Copa do Brasil, que poderá ser visto de perto pelo público.

“Trouxemos para a Agrishow o nosso primeiro lançamento do ano, as novas motoniveladoras Série EVO que podem ser usadas em diversas aplicações dos processos agrícolas. Fizemos essa escolha porque, depois de um 2021 com bons resultados para o agronegócio, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia, acreditamos que o produtor seguirá interessado em investir em tecnologia, ampliando e melhorando a infraestrutura do seu negócio e, assim, aumentando a sua produtividade e rentabilidade”, afirma Paula Araújo, líder da New Holland Construction para a América Latina.

E o contato mais próximo com o produtor, proporcionado pela feira, permite que a New Holland também aproxime os visitantes da Agrishow com outro campo, o de quatro linhas, do futebol. “Como atuamos em todas as regiões do Brasil, atendendo a clientes dos mais variados tipos e tamanhos, nada mais adequado do que apoiarmos a competição mais democrática do País, a Copa do Brasil. Dessa forma, além de entrarmos nos campos, agora estaremos em todos os estádios levando um pouco da nossa marca e do nosso setor, que é fundamental para a o desenvolvimento da sociedade. E os visitantes do nosso estande terão a oportunidade de interagir de perto com o troféu”, destaca o gerente de Marketing da New Holland Construction, Giovanni Borgonovo.

Nova série de motoniveladoras EVO – Sempre atenta às necessidades de seus clientes, que cada vez mais buscam equipamentos modernos, eficientes e com variadas aplicações que sejam capazes de atender múltiplas tarefas do campo e aumentar sua produtividade, a New Holland Construction realizou o pré-lançamento da linha de motoniveladoras Série EVO, que se destaca pela atualização do design, com comercialização no Brasil prevista a partir de julho.

 As motoniveladoras New HollandRG140.B EVO, RG170.B EVO e RG200.B EVO se destacam pela excelente força de tração graças ao conjunto motor, transmissão e acoplamento motor/transmissão do tipo conversor de torque. Atendendo a pedidos dos clientes, a marca traz na série EVO o novo capô com abertura e fechamento elétricos, facilitando o manuseio. Outra novidade é a melhoria no chassi traseiro para uma melhor distribuição de peso do equipamento. Os coxins da cabine permitem um conforto maior para o operador permitindo que ele possa operar em velocidades maiores sem tanto desgaste físico. As máquinas ganharam um novo sistema de ar-condicionado HVAC, que proporciona ainda mais conforto para o operador.

Outro destaque é o tanque de combustível, agora do lado esquerdo, para facilitar o acesso à manutenção e com maior capacidade para de 375 litros, aumentando a autonomia diária de operação intervalo de substituição do filtro hidráulico de 500h para 2000h, diminuindo os custos de manutenção preventiva. A transmissão Powershift com conversor de torque e controle eletrônico da transmissão faz acionamento do Lock-up dependendo de parâmetros como rotação e torque, como um sistema de acoplamento do tipo Direct Drive, ideal para operações que requerem elevadas forças de tração, como ripagem pesada.

“As motoniveladoras são equipamentos muito hábeis para tarefas no campo, são utilizadas para executar trabalhos de curvas de nível, limpeza do terreno (principalmente o bagaço de cana), planificação da área de plantio para uso futuro de colheitadeiras, escarificação do solo e corte de taludes, e ainda, limpeza e manutenção de estradas”, explica a especialista de Marketing Produto da New Holland Construction, Débora Viana.

Durante a Agrishow 2022, o público pôde conhecer ainda as funcionalidades da pá-carregadeiras 12D EVO, da escavadeira hidráulica E215C EVO, da retroescavadeira B1110B, minicarregadeira L330 e da motoniveladora RG170B em diversas aplicações.

Para o gerente Comercial Brasil da New Holland Construction, Marcelino Baião, a marca trabalha constantemente para desenvolver tecnologias e produtos que contribuam para eficiência produtiva dos clientes, seja na construção ou no campo para oferecer sempre produtos diferenciados que garantam elevada produtividade e custos operacionais reduzidos. “As máquinas de linha amarela têm funcionalidades para as mais variadas aplicações no campo e respondem às necessidades do produtor rural. Cada vez mais, esses equipamentos evoluem com o auxílio de novas tecnologias para atender a demanda pela mecanização, isso ajuda a elevar a eficiência no agronegócio”, afirma.

Banco CNH Industrial – Os clientes da New Holland na Agrishow também tiveram o suporte do Banco CNH Industrial, que auxiliará na escolha das melhores soluções de financiamentos e seguros ao adquirir máquinas e implementos, com opções de créditos especiais e customizadas por meio do CDC, além das linhas financiamento disponibilizadas pelo BNDES: Finame TFB, com taxas reduzidas e pré-fixadas, Finame Selic pós-fixado e as melhores condições de financiamento para o envio de propostas de Moderfrota e Pronaf para o Plano Safra 2022/2023.

Clientes e concessionários também contaram com uma grande novidade nesta feira: a consulta de crédito pré-aprovado através da leitura de QR Code, em que o cliente poderá confirmar em segundos se possui crédito pré-aprovado junto à instituição; além do +Capital, aplicativo do Banco que agiliza o processo de simulação, envio de propostas e aprovação de crédito.

GestAgro 360° é apoio de mídia do evento, e a jornalista Katia Penteado visitou a Agrishow 2022 a convite das empresas que patrocinam o pool de imprensa.