Irrigação: tecnologia utiliza câmeras de alta resolução instaladas no pivô para alavancar produtividade

Sinergia entre ferramentas e soluções, fazendo com que elas dialoguem e se mantenham conectadas, alavancando ganhos na produtividade e otimizando os recursos, além de potencializar os resultados dos produtores rural. Esse objetivo foi alcançado pelo Valley Insights, ferramenta que visa a entregar uma série de relatórios e informações para facilitar e melhorar a gestão das lavouras. Inovadora no mercado agro, a solução é o principal lançamento da companhia no Brasil para 2022 e foi apresentada em primeira-mão na Agrishow 2022.

Essa tecnologia escaneia a área de cultivo irrigado, via câmeras de alta resolução instaladas no pivô. Todas as informações capturadas são traduzidas em relatórios, que servem como parâmetro para a tomada de decisões fitossanitárias. Quanto ao acionamento do equipamento, seja de dia ou à noite, a seco ou irrigando, o Valley Insights entra em ação.              
                       
Gerados com base em inteligência artificial (IA), os relatórios são entregues ao produtor por meio da plataforma online, tanto via web quanto via dispositivos móveis, onde os dados são exibidos de forma dinâmica e intuitiva. Por meio dessas análises, é possível monitorar a sanidade da lavoura, viabilizando a celeridade na solução de problemas identificados para evitar o agravamento em larga escala.

“Os relatórios trazem muitas informações sobre a sanidade da área monitorada e o quão efetivas estão sendo as operações. Por exemplo, ao observar as variações no número de detecções em relação ao relatório anterior, quando detectamos a presença de ervas daninhas conseguimos concluir se a aplicação de combate foi eficiente ou não”, explica a Supervisora de Tecnologia da Valley, Emanoele Amendola.

Lançado inicialmente com foco em quatro culturas – milho, algodão, batata e soja – o Valley Insights auxilia em melhorias operacionais e otimiza o trabalho na propriedade, uma vez que maximiza o número de amostragens do campo.

Abrangência e eficiência

A proposta do Valley Insights, ao dispor câmeras no pivô, de acordo com Amendola, “é revolucionária e potencializará a capacidade de levantamento e geração de dados agrícolas. O diferencial das câmeras instaladas no pivô é o número de imagens fornecidas, até 15 mil fotos por volta do pivô, que serão analisadas via inteligência artificial, filtradas e apresentadas nos relatórios, ao contrário das tecnologias existentes hoje, que conseguem detectar apenas problemas de sanidade na plantação, mas não exatamente quais são os problemas. O Insights oferece imagens de alta resolução que ampliam a precisão do diagnóstico agronômico”.

Quanto ao suporte agronômico e de hardware, os clientes contam com a consultoria especializada da Valley. A instalação é acompanhada por um especialista. Durante a operação, os clientes também têm o apoio da Central de Operações Valley para garantir o bom funcionamento da solução e de agrônomos para auxiliar na interpretação e na discussão dos relatórios junto ao produtor rural.

Outros lançamentos 2022

Nova Família X-TEC – Um dos grandes destaques do portfólio é a nova geração de pivôs centrais de movimentação contínua, que entrará no mercado associado à família X-TEC. Essa família é composta por dois modelos, sendo eles o X-TEC 68 e o X-TEC 343, que proporcionam o dobro da velocidade chegando até 5 vezes, comparado ao sistema convencional. Ambos possuem inversores de frequência que proporcionam um avanço contínuo dos lances, ou seja, o produtor se beneficiará de uma maior velocidade de avanço na aplicação, maior vida útil dos componentes mecânicos dentre outros.

“O X-TEC 68 e X-TEC 343 permitem operações de quimigação e fertirrigação mais eficazes de forma rápida e com lâminas menores. Além disso, somado ao pacote de soluções, foram agregadas proteções às caixas elétricas, que proporcionará uma maior durabilidade aos componentes”, explica Diego Funghetti Pezzini, gerente de Engenharia e Serviços da Valley.

Vale destacar que, no processo de quimigação, quando é identificado um problema de sanidade na cultura, é importante agir rápido para evitar a propagação do mesmo. Outro benefício que pode ser destacado com a utilização da família X-TEC, é a redução do amassamento da lavoura, pois o pivô percorrerá o seu próprio raio, evitando uma perda extra. Neste sentido, a Valley cria mais uma vertente de utilização para o equipamento.

Gestão de energia e outorga – A Valley, sempre preocupada com os princípios ambientais, sociais e de governança (ESG), agora passa a ofertar um serviço de gestão de energia e outorga.  Por meio de parcerias, a empresa ofertará uma gestão apurada do consumo energético e de água dos equipamentos da fazenda, via hardware e software.

Analisando as necessidades dos clientes, a Valley oferecerá um monitor, instalado na fazenda, capaz de medir com precisão o consumo de energia. Os dados gerados pelo monitoramento servirão de subsídio e resguardo para o produtor. Facilmente, acessado via App, o produtor acessa a plataforma e obterá em tempo real o status apurado quanto ao andamento do consumo de energia da propriedade.

Devido à grande demanda elétrica, baixa qualidade da infraestrutura e pouca mão-de-obra por parte da concessionária, se faz necessário o monitoramento contínuo do consumo elétrico na propriedade. Importante ressaltar, que os valores de energia têm peso significativo no custo da irrigação. Muitas vezes, os agricultores têm observado que as cobranças de contas de energia não condizem com o real utilizado e querem, por sua vez, monitorar de acordo com o que foi aplicado”, explica o supervisor de Tecnologia da Valley, Tiago Garcia.

No caso da gestão de outorga, por lei, é mandatória que o irrigante esteja de acordo com a legislação dos órgãos reguladores. Para tal, faz-se necessário solicitar autorização para a esfera responsável, seja em âmbito municipal, estadual ou federal; organizar a documentação; justificar a importância da utilização do recurso hídrico na fazenda e pontuar os cuidados ambientais que terão com a água. “A Valley traz com exclusividade um novo pacote de serviço que visa prover o monitoramento do consumo de água contínuo. Portanto, o hardware que, conectado ao hidrômetro, envia o volume captado para a plataforma de gestão hídrica, que por sua vez possui API com a plataforma do órgão ambiental”, conclui.

Field Commander View – O pacote de soluções Valley de monitoramento agora possui mais uma opção. Agora, o cliente tem à sua disposição mais um produto que traz um viés simples de monitoramento. O versátil Field Commander View atua no monitoramento do pivô à distância, com repasse de informações, extração de relatórios, entre outros.

Segundo a Especialista em Aplicações de Água da Valley, Aline Oliveira, o Field Commander View não vai apenas permitir o monitoramento à distância do pivô. “Ele vai além, irá informar ao produtor rural se o equipamento está andando ou não, se está irrigando ou não e se está chovendo. O Field Commander View conta com três versões: completa, com transdutor de pressão e pluviômetro para registro da chuva; uma versão apenas com o transdutor de pressão e, por fim, a versão mais simples, com a unidade de monitoramento do pivô.”

Conforme a demanda do cliente, é possível ajustar e fazer a melhor configuração do equipamento. Todas as unidades do Field Commander View são compatíveis com o Valley 365 e Valley Scheduling, que enviam informações de irrigação para o time de especialistas que fazem a gestão da irrigação. Por fim, o Field Commander View não precisa ser ligado ao cabeamento de energia do pivô, pois ele tem uma placa solar independente que vai alimentar todo o sistema.

VRI – O acionamento de válvulas e o controle de abertura também compõem uma das soluções Valley agora disponíveis no mercado. O VRI é um equipamento que conta com válvulas instaladas a cada saída de tubulação, com acionamento controlado. Desta maneira, é possível fazer a abertura e fechamento dessas válvulas, aplicando uma lâmina variável.

Outro ponto positivo do VRI é referente à aplicação de fertirrigação e quimigação, direcionando a aplicação para os pontos necessários. A tecnologia visa mitigar possíveis problemas na lavoura. O VRI, assim como as outras ferramentas Valley, se comunica com o Valley 365.

Solid State – Além das citadas, outra solução que vem facilitar a vida do produtor em 2022 é o Solid State, equipamento instalado no pivô para resolver situações que o equipamento tem uma maior inércia proporcionando uma rápida frenagem em pontos de aclives e declives acentuados, esclarece o supervisor de Engenharia Produto, Ronney Roosevelt da Silva.  Este é um produto exclusivo e patenteado Valley, o que, mais uma vez, entrega uma solução tecnológica diferenciada ao produtor.

Novas chaves de partida – Proteção e vida útil prolongada são os benefícios da nova geração de chaves de partida para acionamento dos motores de bombeamento. Ótimas aliadas do produtor, chegam com várias melhorias.As chaves de partida instaladas em uma estação de bombeamento, são dimensionadas de acordo com a potência do motor. Dentre os modelos, são oferecidas: compensadora; soft starter e inversor de frequência.

“Estamos com uma nova geração que além da nova coloração vem dotada de novos dispositivos de proteção, deixando-a mais robusta, seja devido a alguma descarga elétrica, que venha pela rede de abastecimento de alimentação da chave, seja, em caso de algum surto, que venha através do cabo enterrado que está saindo do pivô”, pontua o supervisor de Engenharia Produto. Além disso, visando atender aos clientes que já possuam a geração anterior, a Valley lança o Kit Retrofit, visando agregar proteções às chaves já existentes no mercado.

Também foi lançada uma chave adicional de proteção opcional, que é para a proteção da alimentação da chave inversora, exclusivamente, visando, portanto, aumentar ainda mais a proteção da mesma. Desta forma, cria-se uma série de barreiras para evitar o comprometimento das peças de maior valor agregado.

GestAgro 360° é apoio de mídia do evento, e a jornalista Katia Penteado visitou a Agrishow 2022 a convite das empresas que patrocinam o pool de imprensa.