Simulador gratuito tangibiliza benefício da conectividade do campo ao bolso do produtor rural

“O Agro conectado é mais produtivo”. Esse foi o tema central da participação da ConectarAGRO na Agrishow 2022 e se materializou na versão beta de um simulador inédito, com a função de quantificar o impacto na performance (redução de custo x aumento de produtividade) de uma fazenda conectada.

Como reforça Gregory Riordan – seu presidente -, “com uma gestão eficiente da irrigação de uma fazenda é possível ter uma redução de até 30% no gasto mensal de energia. E com essa ferramenta gratuita é possível tangibilizar, de forma completa, a economia promovida pela conectividade ao produtor rural”.

Essa instituição, lançada em 2019 e agora uma associação que visa a fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas do Brasil – apresentou novos associados. Na Agrishow também foi noticiada a mudança de Diretoria.

A ConectarAGRO

Antes de se tornar uma associação formalizada, a ConectarAGRO auxiliou a promover a conectividade, via banda larga 4G, para mais de 7 milhões de hectares de áreas rurais e remotas no Brasil, beneficiando mais de 600 mil pessoas, 220 cidades, oito estados e mais de 25 mil quilômetros de estradas e rodovias. O objetivo é solução de conectividade aberta, simples e acessível – o 4G LTE, na frequência de 700 MHz.

A Associação também colaborou para a cobertura de mais de 15 milhões de hectares com o padrão Narrow Band IoT (NB-IoT) – habilitadora de soluções de Internet das Coisas. O NB-IoT é necessário para conectar máquinas e sensores, ferramentas importantes para o desenvolvimento do agronegócio, com a capacidade de consumir menos bateria.

Como resultado do esforço de várias empresas e com o objetivo de expandir sua atuação, durante a Agrishow, a associação anunciou o apoio de 20 novas companhias, que se unem às oito fundadoras – AGCO, Bayer – Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble – totalizando 33 membros focados em promover a expansão do acesso à internet nas mais diversas regiões agrícolas e remotas de todo o Brasil.

“Os novos integrantes poderão contribuir positivamente para a conectividade e outras soluções importantes que irão compor o ecossistema no meio rural, trazendo novas alternativas para aumentar a eficiência, a produtividade, o controle de custos e a melhoria contínua da operação”, reforça Riodan.

Nova gestão

Após dois anos de mandato de Gregory Riordan, a Associação agora tem uma nova presidente: Ana Helena de Andrade, que antes ocupava o posto de líder do Comitê Institucional. A gestão que toma posse tem como um dos principais objetivos intensificar a atuação junto ao Governos Federal e Estaduais em várias frentes, bem como demonstrar os benefícios da conectividade rural, por meio de fatos e dados.

“Foram dois anos aprendendo dia após dia que a conectividade muda a vida das pessoas. O agro estar conectado possibilita transformar a eficácia do setor, promovendo inclusão digital e integração logística nas vias de transporte. Assim, alavancando outros mercados cujas atividades estão em áreas remotas. Sigo participando ativamente da associação, como vice-presidente, e desejo uma ótima gestão para Ana Helena”, diz Gregory Riordan.

“É uma honra ter sido eleita para assumir a presidência da ConectarAGRO. Um dos grandes diferenciais da Associação é a diversidade das empresas integrantes, que têm um objetivo em comum: conectar máquinas, coisas e pessoas. Para o ano de 2022 temos a meta de ajudar a levar conectividade para 13 milhões de hectares, incluindo projetos com cooperativas,” comenta Ana Helena de Andrade.

GestAgro 360° é apoio de mídia do evento, e a jornalista Katia Penteado visitou a Agrishow 2022 a convite das empresas que patrocinam o pool de imprensa.