Pulverizador e colhedora para canavicultura desenvolvidos no Brasil também atendem mercado internacional

A produção de cana-de-açúcar mereceu atenção especial da Case IH, marca da CNH Industrial, na Agrishow 2022, com lançamentos e novas tecnologias. A empresa também anunciou a ampliação de seus canais de vendas aos clientes com novo e-commerce de peças e mostrou sua linha de equipamentos focados em agricultura digital.

“A marca é pioneira na mecanização do setor e apresenta a nova linha de colhedora de cana, a Austoft 9000, e o pulverizador Patriot 250 Sugar Cane Special”, comentou Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina, ao explicar que “com mais de 20 melhorias, a Austoft 9000 tem performance significantemente maior do que qualquer outro modelo do mercado mundial. Investimos cerca de R$100 milhões e 180 mil horas de teste de campo e de bancada para garantirmos mais produtividade e rendimento ao produtor, marcas registradas da Case IH”.

No que diz respeito às colhedoras, os novos modelos são a Austoft 9000, uma colhedora de pneus de uma linha para espaçamentos de 1,4m e 1,5m; a Austoft 9900, que trabalha no mesmo espaçamento, mas usa esteira ao invés de pneus; e a Austoft 9900 DA, que também é de esteira, mas trabalha com espaçamento duplo alternado de 0,90m x 1,5m e 0,9m x 1,60m

A tradicional linha de colhedora tem agora novo motor FPT Cursor 11, com 420 cv e novo software que trabalha com um RPM menor, garantindo pelo menos 10% de economia de combustível e 50% a mais na vida útil do motor. A Austoft 9000 ganhou também um novo sistema hidráulico, dando maior eficiência e capacidade de processamento, com aumento de 10% na capacidade de colheita, além do AFS Connect embarcado de fábrica e do Controle Inteligente de Alimentação, um sistema automatizado de processamento que leva o que há mais tecnológico ao setor sucroalcooleiro.

Tanto a Austoft 9000 quanto o Patriot 250 Sugar Cane Special foram desenvolvidos na fábrica de Piracicaba (SP), que é o centro mundial de pesquisa e soluções para a colheita de cana. Atualmente, mais de nove mil colhedoras já foram fabricadas no país e muitas são exportadas para os Estados Unidos, Austrália, Tailândia, Cuba, Sudão, China, Índia e países da América do Sul, representando de 35% a 45% do total fabricado.

Patriot 250 Sugar Cane Special – O novo pulverizador conta com alta tecnologia de aplicação para o ciclo completo da cana-de-açúcar, melhor estabilidade e versatilidade da barra, pneus que reduzem a compactação do solo e Estação Meteorológica.

“O novo Patriot 250 Sugar Cane Special é um equipamento produzido no Brasil, desenvolvido para o uso nos canaviais, e também em culturas que exigem mais altura. O pulverizador concilia potência, tração e alta performance com a mais alta tecnologia e versatilidade de aplicação. É precisão em cada gota, agora em cana de açúcar”, afirma Rodrigo Alandia, diretor de Marketing de Produto da Case IH para a América Latina.

O Patriot 250 vem equipado com um kit de 26 Pingentes, que podem ser utilizados nas configurações de 24 e 27 metros de barra. As opções de configurações para um ou dois pingentes por linha atendem às mais diversas situações e podem ser utilizadas também em espaçamento duplo alternado. Além disso, conta com um kit de pontas com 3 diferentes configurações, que atendem todo o ciclo canavieiro, com alta tecnologia, precisão e versatilidade à sua aplicação.

O novo e exclusivo sistema de estabilização de barra do Patriot 250 Sugar Cane Special, permite a pulverização com apenas uma das barras abertas, possibilitando a aplicação nas bordaduras do canavial, trazendo facilidade durante as manobras. O sistema também otimiza em 35% a estabilidade das barras.

O pulverizador vem equipado ainda com Estação Meteorológica, que informa, mapeia e grava, em tempo real, os dados de umidade relativa, vento, temperatura e delta T, facilitando as tomadas de decisões durante as aplicações.

Os pneus de alta flutuação, 18.4-38, geram menor compactação do solo e melhoram dirigibilidade do equipamento. O pulverizador também tem novos espaçamentos de bitola, que permitem adequar a entrada da máquina às entrelinhas da cultura.

Do Brasil para o mundo

Agricultura digital e linha completa de equipamentos

A agricultura digital é mais uma etapa da evolução constante que a atividade agrícola, especialmente no Brasil, vem passando desde os anos 1970. E no estande da Case IH, quem visitou o estande pode ver esse resultado de perto.“A agricultura digital é um conceito e é feita de milhões de pequenas etapas, equipamentos e aplicações. Iniciamos com a agricultura de precisão e hoje já falamos de máquinas com inteligência artificial, como a nossa colheitadeira Axial-Flow Série 250 Automation. Nosso compromisso é continuar liderando esses avanços. Até o final de 2023, todas as nossas máquinas sairão de fábrica conectadas”, ressalta Gonzalez.

Foi possível conferir a nova era de máquinas conectadas da marca, que possuem AFS Connect embarcado de fábrica, um sistema que faz o monitoramento de frota, gestão agronômica e gerenciamento de dados em tempo real. A solução também agrega ferramentas como imagens de satélite, drones, piloto automático, telemetria, sistemas de aplicação e meteorologia para que o produtor tome decisões cada vez mais assertivas.

A ferramenta é acessível de qualquer aparelho com conexão de internet e centraliza todas as informações em um único lugar, ajudando a aumentar o nível de disponibilidade e performance das máquinas durante o trabalho no campo. As máquinas que já possuem o AFS Connect de fábrica são a colhedora de cana Austoft 9000, o mais recente lançamento da marca; os tratores Magnum e Steiger AFS Connect; e a colheitadeira Axial-Flow Série 250 Automation que conta também com inteligência artificial, podendo realizar até 1.800 intervenções diárias durante a operação de colheita.

Além das máquinas conectadas, a Case IH apresentou seu portfólio completo do plantio à colheita, e soluções tecnológicas para ampliar a produtividade e trazer ainda mais eficiência ao campo.

Tratores – A Case IH apresenou desde modelos menores que atendem às demandas de produtores profissionais na agricultura familiar como a linha Farmall (modelos de 80, 90 e 100 cv), evoluindo para a linha Puma (de 187 a 234 cv), até os mais robustos como o Magnum AFS Connect (de 260 e 400 cv) e a linha de tratores articulados Steiger AFS Connect (de 420 a 620 cavalos), que combinam tecnologia, resistência e desempenho para alta performance no campo.

Plantadeiras – Oferecendo a melhor transportabilidade do mercado e sistema patenteado de distribuição de peso nas asas, a plantadeira dobrável Fast Riser 6100 de 3 Seções tem opções de 27, 36 e 40 linhas e é um dos destaques da Case IH na maior feira agrícola do país. Ao lado dela, a marca apresenta também a plantadeira Easy Riser 3200, com destaque para o novo E-Drive, acionador elétrico do distribuidor de sementes, que proporciona maior otimização de insumos e precisão no plantio.

Colheitadeiras de grãos – No estande, destacaram-se ainda dois modelos de colheitadeiras: Série 150 e Série 250 Automation. Disponível nos modelos 4150, 5150, 6150 e 7150, a Série 150 tem transmissão com acionamento eletrônico de 4 velocidades, além de novo eixo dianteiro, sendo indicada para todo perfil de produtor. Mais robusta, a Série 250 Automation, destaca-se por seu sistema de inteligência artificial, que faz com a que a máquina se autorregule e encontre o
ponto ótimo de trabalho para cada situação, controlando automaticamente 86% das operações da colheitadeira sem a necessidade de intervenções do operador.

Plataformas de grãos – Além das mais atuais máquinas e soluções, quem for até a Agrishow, pode conferir também as plataformas Draper TerraFlex 4F. A última geração evoluiu para melhorar a disponibilidade do produto, com o reconhecido sistema Flex, que oferece a melhor cópia do solo. Com opções de 30, 35, 40 e 45 pés, o modelo Draper proporciona um corte rente ao solo, copiando cada microrrelevo da lavoura.

E-commerce

Por meio do site www.loja.caseih.com.br, é possível adquirir itens como filtros, correias e rolamentos, com rapidez e facilidade, antecipando manutenções e reparos. Com cobertura de entrega em todo o território nacional, o e-commerce também funciona de forma integrada às concessionárias da marca em todo o país, sendo possível optar por retirar a compra diretamente na loja mais próxima.

“O portal é mais um serviço que a Case IH oferece ao agricultor para que ele possa ser mais assertivo no seu dia a dia, planejando manutenções e evitando que as máquinas fiquem paradas, de forma fácil, sem sair de casa”, comenta Eduardo Penha, diretor de Marketing e Comunicação da Case IH para a América Latina.

No estande da Case IH na Agrishow, houve espaço especial de demonstração do e-commerce. O portal nasce tendo todo o conhecimento de mais de dois anos do e-commerce de sua marca irmã CASE Construction Equipment. “Queremos que nossos clientes tenham toda a comodidade de acessar a loja de peças online de qualquer dispositivo, a qualquer hora e de qualquer lugar”, complementa Fernando Gaya, vice-presidente de Parts & Service da CNH Industrial para a América Latina.

Banco CNH Industrial
Os clientes da Case IH na Agrishow contaram com o suporte do Banco CNH Industrial, que auxiliou na escolha das melhores soluções de financiamentos e seguros ao adquirir máquinas e implementos, com opções de crédito especiais e customizadas por meio do CDC, além das linhas financiamento disponibilizadas pelo BNDES: Finame TFB, com taxas reduzidas e pré-fixadas, Finame Selic pós-fixado, e as melhores condições de financiamento para o envio de propostas de Moderfrota e Pronaf para o Plano Safra 2022-2023 .

Clientes e concessionários também contaram com uma grande novidade nessa feira: a consulta de crédito pré-aprovado através da leitura de QR Code, em que o cliente poderá confirmar em segundos se possui crédito pré-aprovado junto à instituição; além do +Capital, aplicativo do Banco que agiliza o processo de simulação, envio de propostas e aprovação de crédito.

GestAgro 360° é apoio de mídia do evento, e a jornalista Katia Penteado visitou a Agrishow 2022 a convite das empresas que patrocinam o pool de imprensa.

Foto: Divulgação