Profissionalização do agro favorece uso de máquinas de construção nas fazendas

“A profissionalização do agro leva ao maior uso de máquinas de construção na agropecuária, principalmente de miniescavadeiras de 1,7 toneladas a 5 toneladas, escavadeiras até 90 toneladas e pás carregadeiras de 1,8 toneladas a 12 toneladas”, ressalta Renato Torres, diretor Comercial da XCMG Brasil, comemorando que 2021 foi o ano em que a empresa “mais faturou no Brasil, vendendo 4.200 máquinas. O marco anterior foi de 2.800”.

A expectativa de Torres para 2022 é continuar expandindo as vendas. Para isso, o diretor comercial da operação brasileira reporta-se à previsão de investimento para os próximos anos, segundo divulgado pelo governo: “Em 2021,R$ 89,6 bilhões foram investidos e pelas informações do Ministério da Economia, até 2026 já estão contratados mais R$ 882 bilhões”.

Para suprir esse mercado, a XCMG Brasil dá sua contribuição participando da Agrishow 2022 com três lançamentos de escavadeiras. São elas: XE35U, XE27U e XE180BR.

Com aplicação para o segmento agrícola, a escavadeira hidráulica XE35U possui design sem cauda, que garante a operação em espaço estreito. O ângulo esquerdo e direito de flexão do equipamento é 75° e 50°, respectivamente, podendo realizar operação complexa junto com o giro da estrutura para escavação paralela a paredes e superfícies em espaços estreitos. “O diferencial da XCMG, capaz de referenciá-la como marca líder, é o amplo espaço da cabine, dotada de ar-condicionado, com assoalho e console integrados por tecnologia de soldagem avançada. Essa técnica reduz bastante o ruído interno, garantindo melhor operação. Cintos de segurança, porta-copos e fonte de alimentação proporcionam melhor conforto ao operador. A cabine rotacionada 35° para a frente, com o capô traseiro totalmente aberto, favorecem a máquina operar em todas as direções”, ressalta Torres. Ecologicamente correto, o motor da escavadeira atende a Certificação Norma EPA Tier III (Mar-I) de emissão de gases, garantindo proteção ambiental, ao mesmo tempo em que confere alta potência. Devido possuir ferramentas de trabalho multifuncionais, a XE35U realiza com precisão tarefas como escavação, carregamento, nivelamento, abertura de valas, trituração, perfuração, compressão e levantamento, entre outros. Características técnicas: Peso operacional 4.200kg; Potência: 24,5 hp; Caçamba: 0,12 m³ e Profundidade de Escavação: 3.060mm.

Segundo Torres, outra novidade exposta na feira é a escavadeira XE27U, que possui design compacto com raio de giro menor. O novo LCD colorido de 7 polegadas permite realizar uma rápida alternância entre os modos da máquina. O sistema dispõe de 7 idiomas, oferecendo um conjunto completo de instrumentos, conferindo funções automáticas, capazes de diagnosticar de modo inteligente falhas da máquina, manutenções imediatas e informações de reabastecimento, reduzindo o tempo gasto em revisões. Duas tubulações auxiliares com fluxo elétrico proporcional ajustável são opcionais, e a parte frontal do duto é equipada com um dispositivo de engate rápido, que pode conferir rápida troca de ferramentas, adaptando-se às várias condições de trabalho. Características técnicas: Peso operacional 2.780kg; Potência: 20,9 hp; Caçamba: 0,6 m³ e Profundidade de Escavação: 2.800mm.

Visando a amplo manuseio e a eficiência da operação, a XCMG também apresenta a escavadeira XE180BR com sistema hidráulico rápido e eficiente, complementado por uma nova válvula principal com o diâmetro maior e o carretel otimizado, a fim de reduzir as perdas de pressão internas dos canais. O sistema eletrônico promove a melhor integração entre motor e bomba hidráulica, atingindo o equilibro entre a potência fornecida pelo motor e o sistema hidráulico. Já o amortecimento de alto desempenho integra uma mola de absorção de impacto interno, capaz de isolar efetivamente as ondas de impacto em uma faixa de frequência específica e melhorar o conforto ao operador. Características técnicas: Peso operacional 18.100kg; Potência: 125 hp; Caçamba: 0,91 m³ e Profundidade de Escavação: 6.000mm.

GestAgro 360° é apoio de mídia do evento e visita a Agrishow 2022 a convite das empresas que patrocinam o pool de imprensa.