Plataforma de gestão integrada de dados para o agronegócio estreia na Agrishow

A Veros, startup de tecnologia para o agronegócio, desenvolveu uma plataforma inovadora para reduzir custos, potencializar a produtividade e contribuir no planejamento e tomada de decisão de produtores rurais e de agroindústrias. A empresa mostrará essa tecnologia durante a Agrishow 2022.

A plataforma de gestão de dados integrada para o agronegócio conta com tecnologia blockchain, o que garante segurança, confiabilidade e autenticidade das informações. A ferramenta controla, em tempo real, toda a cadeia de produção do agro, ou seja, o antes, durante e depois da porteira, com módulos de rastreabilidade e de relacionamento. “A coleta de dados e os relatórios gerados comprovam os processos de qualidade e de sustentabilidade das empresas e produtores rurais que adotarem a tecnologia, com a divulgação, de forma transparente, das informações relevantes para os todos os stakeholders e para a tomada de decisões, de forma mais ágil e assertiva”, explica Daniel Araujo, CSO da Veros.

Em um momento em que o agronegócio brasileiro tem a meta de contribuir com a segurança alimentar do mundo e busca aprimorar sua comunicação com os compradores internacionais, consumidores nacionais, investidores, mercado financeiro e sociedade, a plataforma da Veros se torna uma ferramenta estratégica para embasar as propriedades rurais e participantes da agroindústria com dados confiáveis e seguros, que reafirmem a qualidade da produção dos alimentos e assegurem as ações de proteção do meio ambiente. Com o monitoramento em tempo real, ainda é possível acompanhar se os parâmetros da plantação e colheita de cada cultura estão sendo seguidos, reduzindo desperdícios no uso de insumos, suprimentos e recursos naturais. Esse controle também pode ser ampliado para os processos de distribuição e logística.

De acordo com Luis Roloff, CTO da Veros, “a automação de dados e o registro histórico de todas as informações e transações realizadas trazem mais visibilidade para alguns processos, possibilitando ganhos de eficiência substanciais e redução do tempo para a emissão e análise de relatórios destinados a clientes, investidores ou apenas para gestão interna”. Isso permite que os produtores rurais e demais empresas do agronegócio aprimorem o relacionamento com consumidores e demais elos da cadeia, elaborando campanhas inteligentes e segmentadas através da plataforma. Toda informação pode ser disponibilizada através de QR-Codes ou ID de Usuário, com níveis de acesso definidos pelo administrador da conta.

O sistema ainda é facilmente auditável, simplificando o trabalho de empresas que necessitam comprovar a origem de seus produtos e processos de qualidade e sustentabilidade. O rastreio pode começar na compra de insumos e suprimentos, passar pelo processo de produção e continuar pela distribuição e logística, até a chegada no ponto de venda. Cada etapa é registrada em blockchain para gerar ainda mais confiança nos dados que serão apresentados e integrar as empresas ao universo de novas tecnologias cripto.

GestAgro 360° é apoio de mídia do evento e visita a Agrishow 2022 a convite das empresas que patrocinam o pool de imprensa.