Florada do café: tecnologia da ICL com UFV traz 8,8% de incremento em produtividade

Ensaios realizados na última safra pela ICL América do Sul, em parceria com o Prof. Cláudio Pagotto, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), mostraram que a aplicação foliar de Triplus Perenes na pré-florada e no desenvolvimento dos frutos do café (cinco semanas após a florada) produziram uma média de seis sacas a mais por hectare, alcançando um incremento de 8,8% de produtividade. Com o objetivo de estudar diferentes ambientes de produção, a pesquisa foi realizada em três municípios do estado de Minas Gerais (Oliveira, Ibiá e Tiros) entre julho de 2020 e setembro deste ano.

“A ICL América do Sul investe anualmente R$ 18 milhões em pesquisa, desenvolvimento e inovação para levar ao produtor rural, tecnologias comprovadas como o Triplus Perenes que agregam em produtividade. Este estudo foi a oportunidade de unirmos todo o conhecimento em nutrição e fisiologia da ICL América do Sul àquele sobre fisiologia do florescimento do cafeeiro do Prof. Cláudio Pagotto”, afirma José Marcos Leite, gerente de Desenvolvimento de Mercado da ICL América do Sul, que estará presente na Semana Internacional do Café, que acontece de 10 a 12 de novembro, na Expominas, em Belo Horizonte (MG), falando sobre tecnologias que aumentam a produtividade e elevam a rentabilidade do produtor rural.

“Trabalhar nessa parceria de pesquisa e desenvolvimento com a ICL tem sido uma grata satisfação, não apenas pela seriedade com a qual toda a equipe da empresa se dedica aos ensaios, mas porque temos um objetivo em comum, que é agregar novos conhecimentos e resultados para a cafeicultura”, relata o Prof. Cláudio Pagotto.

Líder nacional em nutrição vegetal especializada, a ICL América do Sul conta com um investimento global em P&DI de US$ 52 milhões anuais. Setenta por cento do seu faturamento vêm de produtos lançados há menos de sete anos. “Estamos empenhados em desenvolver produtos inovadores e soluções que impactarão o futuro de forma sustentável, entregando aos nossos clientes tecnologias ambientalmente adequadas que auxiliem no aumento da produtividade e qualidade nutricional dos alimentos”, destaca Leite.

Triplus: fisiologia, retenção da flor e nutrição

Flores são drenos temporários de nutrientes. Por conta do pouco tempo para nutrir as flores em formação e em função dos estresses que ocorrem nessa fase, normalmente a planta precisa regular seu metabolismo por meio do abortamento floral. É nesse momento que Triplus Perenes atua, aumentando o fluxo de nutrientes fundamentais para o vingamento de flores e pegamento de frutos, mitigando estresses que causam essas perdas e atuando no metabolismo do nitrogênio. Com ação tripla sobre a florada do café, os resultados observados a campo se convertem em maior produtividade.

Centro de Inovação – Além de ensaios com instituições e pesquisadores parceiros, a ICL América do Sul conduz vários ensaios com a cultura do café em seu centro de inovação em Iracemápolis (SP), credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como instituição de pesquisa do País. O credenciamento permite o uso dos resultados das pesquisas geradas no centro de inovação para o registro de novos produtos. De acordo com a lista de instituições privadas de pesquisa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a empresa é a única que atua exclusivamente na área de Nutrição de Plantas a possuir um centro de pesquisa credenciado.

Soluções inovadoras – A ICL América do Sul busca soluções sustentáveis e inovadoras nas seguintes áreas: biofertilizantes, maior eficiência no uso de nutrientes, grânulos de fertilizante de liberação controlada e gradual e outras soluções que otimizem a produção agrícola por meio da nutrição e fisiologia de plantas.

Coffee Experts Club – Os resultados deste e de outros ensaios realizados em mais de 70 áreas produtoras de café do Brasil serão apresentados em novembro no Coffee Experts Club, um clube privado que reúne cafeicultores, engenheiros agrônomos e os principais influenciadores técnicos da cafeicultura brasileira. O foco desse grupo é promover ganhos na qualidade e produtividade do café. “Estamos muito satisfeitos com os resultados das nossas tecnologias de aplicação foliar para a cultura do café. Temos observado ganhos em produtividade de, no mínimo, 4,2 sacas por hectare”, comemora Leite.