AgriFutura 2022 promove competição entre startups do agro

Como forma de dar visibilidade para projetos e soluções desenvolvidos por agtechs, foodtech, biotech e fintechs em todo o Brasil, o AgriFutura 2022, será palco para a apresentação dessas inovações e soluções sustentáveis, trazendo para hoje o agronegócio do futuro. O evento que será realizado nos dias 12 e 13 de março, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), no Instituto Biológico (IB), na capital paulista.

As startups vêm ganhando destaque em resposta aos desafios resultantes do crescimento da produção do agronegócio e da necessidade de ampliar esses números nos próximos anos. Nesse cenário, as startup, por desenvolvem tecnologias capazes de auxiliar o setor a crescer de maneira otimizada, com sustentabilidade e produtividade, ganham papel de extrema importância, afinal, trazem a inovação em sua essência, por meio de soluções de alta tecnologia para obstáculos enfrentados por produtores rurais, além de movimentar o setor e ditar as novas tendências tecnológicas.

“O evento será um espaço direcionado às startups apresentarem suas inovações e soluções para o agronegócio nacional com o objetivo de auxiliar o setor a seguir crescendo e produzindo alimentos de forma sustentável e com qualidade elevada. Essas empresas são protagonistas no processo de crescimento do agro, pois são peças-chave no desenvolvimento de tecnologias que otimizam e superam os gargalos do setor”, destaca Sergio Tutui, coordenador da APTA.

Arena e competição de startups

A edição desse ano terá um espaço destinado à apresentação e exposição dessas inovações, com estandes durante os dois dias. “Será um momento de contato com o público, no qual essas empresas poderão mostrar suas ideias e promover a troca de informações com os demais participantes do evento, ampliando, assim, a visibilidade e buscando novos parceiros comerciais”, afirma Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora do Instituto Biológico e gestora do Laboratório de Inovação no Agronegócio da APTA.

O evento também promoverá uma competição, em que as agtechs, foodtech, biotech e fintechs terão um espaço na programação para apresentar seus projetos, ideias e produtos, em formato de pitches para uma banca julgadora, que contará com a participação de diferentes representantes do agro, além de um investidor.

Os representantes dos Institutos da APTA, por meio dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), farão a seleção e convidarão os representantes da empresa a apresentar seu projeto nos dias do evento. “Se selecionada, a startup poderá apresentar um pitch para o público, com outras startups e pesquisadores, no palco, mostrando as soluções e vantagens do seu produto/serviço. Ao final do evento, serão selecionados e premiados os três melhores projetos do AgriFutura”, afirma Ana Eugênia Campos.

A programação do evento conta também com a realização do Fórum AgriFutura, uma conferência que apresentará as soluções e ações sustentáveis já existentes e as novas oportunidades, identificadas pelos NITs da APTA e trabalhadas pelos Institutos de Pesquisa, posicionando o agronegócio brasileiro nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU, além de ações de degustação de produtos do agro paulista e atrações musicais.

Em sua segunda edição, a AgriFutura está preparada para superar a primeira, realizada em 2018 e que reuniu cerca de 2,5 mil pessoas, entre estudantes, produtores rurais, empreendedores e profissionais da área. O evento terá a participação dos seis Institutos e da APTA Regional e contará com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag).

Foto: Getty Images