Coffee Experts Club: ICL reúne a cadeia da cafeicultura

Um clube para quem aprecia a segunda bebida mais consumida no mundo, o café, que, depois da água, tem preferência global. Trata-se do Coffee Experts Club, que reúne cafeicultor, gerente de fazenda, consultor e/ou especialista no cultivo desta cultura, em debates com professores, pesquisadores e especialistas renomados do setor, sempre em buscas de novas tecnologias e formas de manejo para aumentar a produtividade, rentabilidade e qualidade do café. Criado pela ICL, em janeiro de 2021, no primeiro ano de atividade comemora as suas realizações.

O objetivo principal, explica José Marcos Leite – gerente de Desenvolvimento de Mercado Sudeste da ICL -, “é difundir inovações e tecnologias para um grupo seleto de agricultores, consultores e profissionais do setor. Também apresentamos nossas tecnologias e um portfólio diferenciado, através do Programa Nutricional Supera, para quem enfrenta todos os desafios que ocorrem durante os manejos e, com isso, obtenha ganhos operacionais, maior produtividade, qualidade e rentabilidade”.

As ações envolvem envio periódico de boletins e informações técnicas, visitas de consultorias nas lavouras para avaliações, encontros virtuais e presenciais, além de uma plataforma para compartilhamento de materiais técnicos (vídeos, podcast, palestras e vídeoaulas) elaborado por professores, pesquisadores e consultores especialistas na cultura do café.

Exemplificando, Leite cita, no website, palestras sobre fisiologia do cafeeiro e técnicas para aumentar o pegamento floral e sobre os principais materiais genéticos cultivados (IAC, EPAMIG, fundação Procafé e outros), além de conteúdos voltados ao manejo da cultura. Destaca, também, a existência de um grupo de WhatsApp: “Este é um grupo seleto formado por consultores, pesquisadores, professores e agricultores que trabalham com a cultura. Neste ambiente compartilhamos dúvidas, experiências e novidades da cafeicultura”.

Nesses primeiros 12 meses de existência, o Coffee Experts Club computa aproximadamente 180 participantes no grupo de WhatsApp e cerca de 170 profissionais inscritos no website. Um vídeo – veja-o ao final deste texto – apresenta essa iniciativa da ICL.

Além disso, ao longo de 2021, foram realizados quatro encontros presenciais, nas principais regiões cafeeiras do Brasil, com aproximadamente 150 participantes. “Discutimos manejo de adubação, fisiologia e enchimento de grãos, novas tecnologias para pulverização, por exemplo: drones e turbo atomizadores e resultados de pesquisas com novos produtos em desenvolvimento”, conta Leite, ao avisar: “Para 2022, o Coffee Experts Club organizará uma série de encontros presenciais, com este mesmo propósito de promover a troca de experiências e a difusão de tecnologias para o aumento de produtividade, qualidade e rentabilidade da cafeicultura brasileira. Adicionalmente, vamos discutir mais sobre como produzir cafés especiais e melhorar a qualidade do café”.

Para se inscrever no site, clique aqui, e para participar do grupo do WhatsApp, entre em contato com os organizadores pelo contato (19) 99684-7819