Fabricante fala sobre revisão em equipamentos agrícolas

O planejamento e a manutenção preventiva nos tratores no período pré-colheita possibilitam que o produtor evite contratempos. A exemplo da preparação da colheita de café que, dependendo da região se inicia em abril, as revisões nos equipamentos agrícolas neste período podem contribuir na garantia de bons lucros ao produtor, com produtos de boa qualidade.

Além dos tratos culturais do café ou das frutas, por exemplo, que demandam cuidados especiais na terra para assegurar a evolução de desempenho de produção, minimizando fatores externos que possam comprometer a produtividade da safra, o produtor precisa ficar atento à revisão das máquinas agrícolas para também aumentar a produtividade da lavoura e manter a durabilidade dos próprios produtos que foram adquiridos com esforço. Além de evitar possíveis adversidades, a manutenção preventiva dos equipamentos reduz gastos.

“A manutenção preventiva minimiza o risco de a máquina quebrar durante períodos que são importantes do manejo da cultura em que ela é utilizada”, alerta Cesar Roberto Guimarães de Oliveira, coordenador de Vendas/Marketing da Agritech, destacando que a revisão nos equipamentos agrícolas deve estar inserida no checklist para garantir bons lucros ao produtor e melhor desempenho do trator.

Além dos aspectos financeiros, as inspeções de prevenção também estão diretamente vinculadas à segurança da operação e do próprio operador, pontos essenciais para um bom funcionamento da propriedade rural.

Muitos proprietários de tratores ainda têm certa resistência na hora de mandar suas máquinas para a revisão, pois acreditam que não há problema em trabalhar com o equipamento tendo seus lubrificantes e componentes vencidos. “Sempre orientamos nossos clientes para que realizem as revisões dentro dos períodos estipulados. Frisamos que isso diminui as despesas com manutenções e aperfeiçoa a utilização das máquinas, aumentando a produção agrícola e a vida útil dos equipamentos”, ressalta o coordenador de Vendas da Agritech.