Aplicar adubo orgânico sólido não é igual ao convencional, alerta agrônomo

A adoção dos insumos orgânicos requer atenção especial do produtor às diferenças entre as distribuições, pois, em muitos casos, são necessárias modificações de conduta, de operação e até de maquinário. É o caso dos equipamentos que fazem a distribuição de adubos orgânicos sólidos. 

“Para este tipo de fertilizante, alguns pontos são importantes quando o produtor faz essa escolha”, alerta Marco Gobesso, engenheiro agrônomo e head de marketing da Piccin Tecnologia Agrícola, e recomenda: “Devemos levar em conta que a composição química, a quantidade menor de nutrientes e sua disponibilização mais lenta faz com que a aplicação de adubos orgânicos seja sempre em altas dosagens”.

A composição física do insumo também é destacada pelo profissional dessa fabricante de soluções para o preparo de solo. “As diferentes origens dos fertilizantes orgânicos e a existência ou não de preparações e misturas antes da aplicação traz uma grande variação nas condições de umidade, granulometria e densidade nas opções hoje utilizadas”, reconhece.

Esses dois pontos – garante Gobesso – afetam diretamente “o desempenho da distribuição quando não são observados. A alta dosagem e a grande variação nas condições físicas do produto pedem atenção na escolha dos implementos que vão ser utilizados nesta operação”.

Segundo Gobesso o produtor deve estar atento a uma lista de características importantes nestes implementos para distribuição, envolvendo:

  • Escoamento do material:  o desenho das caixas pode provocar a formação de “túneis” por não permitir o escoamento de materiais com diferentes características físicas;
  • Distribuição em alto volume:  os mecanismos de distribuição, como os discos no caso de distribuição em área total, podem não trabalhar corretamente com grandes quantidades de produtos;
  • Esteiras: a capacidade de transportar o material pode ser afetada quando trabalhamos com materiais muito úmidos por exemplo. Teremos muito atrito e pouca movimentação;
  • Aplicação localizada: sistemas de distribuição localizada são importantes para aplicação em culturas perenes ou em sulcos.

E mais: Assim como na aplicação de outros insumos, os tempos atuais pedem maior controle nas dosagens e na eliminação de desperdícios no campo.  Não observar as condições do seu distribuidor e sua adequação para aplicação de compostos orgânicos impede de atuar com estes controles. “Podemos aplicar menos do que o indicado e afetar a produtividade da cultura, aumentar desperdícios e também afetar o rendimento e vida útil dos nossos equipamentos”, explica o engenheiro agrônomo.