Em dois anos, mais de 10 mil usuários: balanço de solução digital de monitoramento de cultivos e aplicação de fertilizantes

A solução digital de monitoramento Atfarm, da Yara, foi lançada no Brasil em 2019 e já possui mais de 20,69 mil usuários no País. A ferramenta utiliza imagens de satélite, para contribuir com o monitoramento dos cultivos, podendo identificar anomalias no campo e acompanhar o desenvolvimento vegetativo, auxiliando o produtor e consultores na tomada de decisões. Além disso, através da ferramenta, é possível elaborar mapas de aplicação em taxa variável com adubação nitrogenada.

Os resultados mensurados mostram ganhos em produtividade. Em Passo Fundo (RS), por exemplo, a solução foi utilizada em uma fazenda para monitorar e aplicar, de forma personalizada, fertilizantes em taxa variável em um dos seus talhões de trigo. Após a experiência, o produtor afirmou que na área onde essa estratégia foi aplicada apresentou rendimento adicional de 7 sacas por hectare.

O monitoramento através do Atfarm também foi muito positivo na lavoura de outro agricultor que trabalha com a cultura de cebola, em Divinolândia (MG). Neste caso, a ferramenta foi utilizada para monitorar a eficácia do tratamento YaraVita comparando com o manejo atual utilizado pelo produtor. Ao visualizar a área em pós-aplicação com a ferramenta, foi possível identificar visualmente que houve um aumento significativo de biomassa na área do tratamento. E ao fazer as avaliações de campo, foi identificado um aumento de produtividade de 20% em comparação ao tratamento padrão utilizado.

De acordo com Rafael Carballo, coordenador de Comunicação e Marketing da Yara Brasil, a eficiência da tecnologia se deve à sua praticidade, facilidade de uso e diversos outros fatores, entre eles o índice de biomassa N-Sensor. “Um dos diferenciais da nossa ferramenta é o índice N-Sensor, um algoritmo desenvolvido pela Yara através de todo seu conhecimento agronômico, que interpreta e calcula a demanda de nitrogênio das plantas através do reflexo de luz captada pelo satélite, de forma mais eficiente até as últimas fases de crescimento dos cultivos, mesmo quando a vegetação é muito densa. O monitoramento via imagens de satélite combinado com o índice N-sensor, ajuda muito na identificação rápida de anomalias de crescimento nas lavouras, que podem ser ocasionadas por pragas, doenças ou deficiências nutricionais, e na criação de mapas de aplicação em taxa variável”, esclarece.

Além dessas funcionalidades, o Atfarm também traz dados e informações sobre o clima que ajudam na escolha da melhor data para aplicação de fertilizantes e é capaz de identificar anomalias de crescimento. Esta função, por sua vez, auxilia agricultores na tomada de decisões de forma ágil, evitando perdas, como ocorreu em uma lavoura canavieira de Santo Antônio do Acaranguá (SP). Nesta ocasião, o produtor identificou por meio do Atfarm, anomalias causadas por pragas em seus talhões e conseguiu tomar as medidas necessárias para solucionar o problema rapidamente.

“A tecnologia tem transformado o campo, assim como ocorre em outros setores. Estes são alguns exemplos de produtores brasileiros que perceberam que investir em soluções digitais de agricultura de precisão, como o Atfarm, está associado diretamente ao aumento da produtividade e da qualidade da produção”, disse Carballo. “A digitalização da agricultura é fundamental para ajudar os agricultores a obter cada vez mais produtividade em suas lavouras e para produzir alimentos de maior qualidade, ajudando a alimentar o mundo, por isso, a Yara moldou nas últimas duas décadas, um modelo de negócios voltado à oferta de produtos diferenciados ao agricultor”, finaliza.

Clique aqui, saiba mais sobre o Atfarm e suas funcionalidades, acesse o aplicativo e comece a monitorar seus cultivos gratuitamente.

Foto: Divulgação