Congresso de Fertilizantes terá abertura de titular do Mapa e especialistas debaterão mercados interno e externo, economia e logística

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, confirmou participação na solenidade de abertura 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, uma realização da ANDA – Associação Nacional para Difusão de Adubos, que acontece no dia 23 de novembro, a partir das 9h00. Na abertura, ao lado dela estará Eduardo de Souza Monteiro, presidente do Conselho de Administração da ANDA. Na ocasião, será realizado o lançamento do Prêmio “Carlos Florence”.

Considerado um dos principais eventos do calendário nacional, o evento on-line contará com três painéis, que tratarão de temas fundamentais para o setor: “Mercado Brasileiro e Mundial de Fertilizantes”;  “A Economia no Brasil e as Expectativas para o Agronegócio”; e “Logística e Infraestrutura como Desenvolvimento do Agro Brasileiro”. 

Proporcionar uma evolução sustentável ao mercado, gerando valor ao agro nacional e fomentando emprego e renda às pessoas. Essa é a contribuição que o setor de fertilizantes dá ao desenvolvimento do agronegócio brasileiro, proporcionando produtividade e qualidade à produção de alimentos e outros produtos imprescindíveis para a sociedade brasileira e mundial.

Para contribuir com esse propósito e debater os principais assuntos que norteiam o segmento, a ANDA – Associação Nacional para Difusão de Adubos realiza no dia 23 de novembro, a partir das 9h00, o 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, que é considerado um dos principais eventos do calendário nacional, ao trazer os mais relevantes temas para o desenvolvimento do setor, do agronegócio e da economia nacionais. A solenidade de abertura terá a participação da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. 

Com programação robusta, composta por três painéis, o evento online convidou renomados especialistas do setor para uma manhã de conteúdo altamente qualificado, com palestras e debates sobre o panorama do mercado mundial e brasileiro de fertilizantes; uma avaliação sobre a economia nacional e as expectativas para o agronegócio; e o papel da logística e da infraestrutura para o desenvolvimento do país. 

O primeiro painel “Mercado Brasileiro e Mundial de Fertilizantes” mostrará um cenário atual do setor, contribuindo para o planejamento estratégico dos produtores rurais e das indústrias. Com essas informações, é possível realizar decisões mais assertivas para alcançar uma maior produtividade em cada cultura. 

Coordenado por  Corrine Ricard, sênior VP e presidente da Mosaic Fertilizantes Brasil, terá a palestra de Alzbeta Klein, CEO e diretora geral da International Fertilizer Association IFA, seguida pelo debate com as participações de Carlos Cogo, fundador da Cogo Inteligência em Agronegócio e Kauanna Navarro, jornalista especializada em agronegócios da Argus Media Brasil. 

“A Economia no Brasil e as Expectativas para o Agronegócio” é o tema do segundo painel, que apresentará um retrato do panorama econômico, seus impactos para o agro brasileiro e quais os caminhos esperados para o setor nos próximos anos. Durante esse período de pandemia, mesmo diante de todos os desafios, o agro sustentou a economia nacional e produziu de forma contínua os alimentos e produtos para suprir o mercado interno e a demanda internacional.

A palestra desse painel será proferida por Marcos Jank, coordenador do Centro Insper Agro Global, enquanto a coordenação ficará a cargo de Olaf Hektoen, presidente da Yara Fertilizantes Brasil. Para os debates estarão Guilherme Bastos Filho, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Marcello Brito, presidente do Conselho Diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio.

A infraestrutura e o transporte interferem diretamente na competitividade de toda a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro. Por isso, o segmento tem reivindicado constantemente a melhoria na infraestrutura viária, rodoviária, ferroviária e aeroportuária e a ampliação de modais para conseguir escoar a safra com custos adequados, ampliando as vantagens dos produtos nacionais perante o mercado externo.

Assim, o terceiro painel “Logística e Infraestrutura como Desenvolvimento do Agro Brasileiro”, que será coordenado por Lieven Cooreman, CEO da EuroChem Fertilizantes Tocantins, terá as participações, como debatedores, de José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e do ex-Ministro Roberto Rodrigues, coordenador do FGVAgro. A moderação de todos os painéis ficará a cargo do jornalista William Waack. 

A expectativa para esta edição é reunir mais de 2000 participantes, entre os principais formadores de opinião, executivos que atuam no mercado brasileiro e internacional de fertilizantes, além de profissionais, técnicos, acadêmicos e demais públicos ligados ao agro.

O GestAgro 360° é apoio de mídia do evento.